Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler utilizado como Gerador Eólico!


Nikolas_Luan
Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Bom Dia Pessoal, 

 

Então, primeiro vou explicar o que foi feito e depois as duvidas. Retirei um cooler de uma fonte de PC para utiliza-lo como um gerador de energia eólica, na placa dele retirei os dois fios de alimentação elétrica, e liguei três fios de saída da placa como segue imagem abaixo:

image.png.6f1f950798837dded94c4efaed9c2742.png

Feito isso fui testar o gerador, inicialmente liguei cada saída a um resistor e para dar a ddp conectei também ao neutro (0 V) da minha casa, e tentei medir a tensão CA com um multímetro que ao meu ver 'deveria' existir em cada saída de bobina e não obtive êxito, depois liguei um led a cada bobina por vez e novamente liguei ao neutro (0 V), mas também não obtive êxito.. Depois fiz como todos fazem e conectei as extremidades do led a duas saídas por vez, nas saídas vermelha e branca o led acendeu e eu obtive 60 V de CA, nas outras combinações, vermelha e preta e branca e preta não consegui acender o led e nem obtive nenhum valor de tensão..

 

Dito isto as duvidas são:

 

1. Cada saída dessas bobinas não deveriam gerar uma tensão alternada de frequência e tensão de pico variáveis de acordo com a velocidade de giro das hélices?! Então ao ligar cada saída tanto no restistor como também no led, deveria haver valor de tensão CA como também o led deveria acender pelo menos quando o valor da tensão estivesse positivo na onda senoidal.

 

2. Porque o led acendeu ao ligar as saídas branca e vermelha?! Considerando que um led é apenas um diodo, eu pensei que o que ocorreu foi que as ondas senoidais formadas pelas duas saídas fizeram a corrente passar pelo led de forma a acende-lo, pelo menos enquanto isso fosse verdade: 

image.png.49cc967867312c7f03d9cd0d5f336285.png

O que explica ele piscar.. Porém se isso é verdade para as suas saídas em conjunto, porque também não é verdade para cada saída em particular?! Talvez aqui a primeira pergunta responda continuamente a segunda.. haha

3. Medi a tensão nos terminais do led quando teste com as saídas vermelha e branca, dando exatamente 60 V quando estabilizada a velocidade das turbinas, levando em conta que cada saída gera uma tensão senoidal, esse valor de 60 V seria uma combinação da tensão de cada saída, que daria 30 V em cada?!

As características do cooler são: DC12V 0,25A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/02/2018 às 10:56, Nikolas_Luan disse:

@albert_emule  essa seria a resposta para uma das perguntas?!5a8cc0f342ace_Capturadetela2018-02-1823_39_11.thumb.png.5afac5ddc07727bc2ede65defc5f0ecb.png

Então as três bobinas que eu estou considerando do cooler são na verdade 1?! E por isso que só consigo tensão e luz no led quando ligo os dois fios vermelho e branco?! Se for da pra entender o que acontece.. Por isso não consegui quando tentei medir cada saída em particular, porque o circuito fica em aberto.. correto?!

adicionado 4 minutos depois

@Isadora Ferraz  "O circuito que o faz girar, descarte-o.." explica melhor essa parte por favor porque tive n interpretações..
Os 60 V também achei alto.. :/ Vou refazer as medições, porém tenho gravado em vídeo o valor medido pelo multímetro..
Concorda com a ideia acima que respondi ao albert_emule?! Sobre o porque as saídas das bobinas não acenderam separadamente, mas sim apenas juntas..?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Nikolas_Luan disse:

interpretações..

por gentileza verifique se do outro lado tem alguma peça como um ci ou transistor. Deve descarta-lo/dessolda-lo/destacá-lo. Localize as bobinas (os fios) e ligue led nelas. Só consigo mentalizar 4 bobinas pela sua foto. Ache os fios, ligue em série. Dica: tem polaridade (lado certo). Se ligar errado pode não acender a contento mesmo. Algo como seu "circuito fica aberto"

 

Pra constar: são meus conceitos teóricos: nunca desmontei um trem deste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não sei se seu propósito tem que estar amarrado no motor de cooler. Uma máquina DC com escovas (brush) te dá a tensão DC já retificada, mas se a emoção for extrair potência de uma sem escovas,  boa sorte. Para que tenha uma ideia da encrenca, o anel magnético tem várias segmentações norte/sul. A questão é descobrir se são múltiplo de 4 ou não (tem 4 bobinas coletoras aí), isto é, saber se todas estão em fase. ou se há um par em contra-fase. Usando um pequeno ímã se consegue levantar isso, tornaria a discussão mais interessante.

adicionado 10 minutos depois

Olhando melhor a primeira foto, pelo tamanho das sapatas devem ser 2 pares de polos no disco imantado. Teremos norte - norte no superior e inferior e sul - sul nos laterais, isto é, o eixo vertical em contra-fase ao horizontal. Isso ajuda a entender como estarão as bobinas a cada momento de giro e como conectá-las sem que uma fique cancelando a outra. Sua vez de queimar a cachola. Dica: observe (e marque com tinta) o que é começo e fim de cada bobina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Isadora Ferraz  há entendi.. Eu não descartei o CI realmente, porém a função única dele não é receber um sinal elétrico para acionar as hélices e ventilar o PC, ou seja, ele só é utilizado na função máquina e não gerador, por isso não achei que fosse impactar na geração de energia entende..? 
Sim são 4 bobinas interligadas..

"Dica: tem polaridade (lado certo). Se ligar errado pode não acender a contento mesmo." Então no próprio circuito as saídas das bobinas ja vem soldadas e à amostra, é so ligar o fio e realizar os testes, foi o que eu fiz.. A minha teoria para não funcionar os fios isoladamente é de que não seja 4 bobinas e sim 1 só, o que explica o led acender quando uso as duas saídas principais em conjunto, enquanto isoladamente cada saída é inutil.. a ideia do circuito aberto!

"Pra constar: são meus conceitos teóricos: nunca desmontei um trem deste." haha tudo bem Isadora, também nunca desmontei e quando invento surgem várias dúvidas teóricas também, normal.. Mas obrigado pela atenção e ajuda!

adicionado 20 minutos depois

@Sérgio Lembo   "Não sei se seu propósito tem que estar amarrado no motor de cooler." Sim, a ideia era fazer do cooler um mini gerador trifásico, apenas para auto-conhecimento, e o que para mim era o suficiente, porém uma dúvida levou a outra e me fez querer entender mais..

"Uma máquina DC com escovas (brush) te dá a tensão DC já retificada" Show, mas também não tem problema em usar o cooler, uma vez que eu tivesse o gerador trifásico basta fazer um retificar de tensão simples com 6 diodos, um capacitor e resistor que eu teria a tensão DC.. A ideia mesmo era fazer o gerador trifásico..
"A questão é descobrir se são múltiplo de 4 ou não (tem 4 bobinas coletoras aí), isto é, saber se todas estão em fase. ou se há um par em contra-fase. Usando um pequeno ímã se consegue levantar isso, tornaria a discussão mais interessante." É isso realmente torna bem mais complexa toda a ideia, realmente não sei.. Mas o que o senhor acha da possibilidade das quatro estarem atuando como uma única, o que explicaria o led acender quando as saídas tivessem sendo usadas em conjunto e não isoladas.. Um circuito fechado.

"Teremos norte - norte no superior e inferior e sul - sul nos laterais, isto é, o eixo vertical em contra-fase ao horizontal. Isso ajuda a entender como estarão as bobinas a cada momento de giro e como conectá-las sem que uma fique cancelando a outra." Não havia pensado nisso.. será mesmo que uma bobina pode estar cancelando o efeito da outra, então porque isso não acontece quando estão em conjunto?! Nossa, as dúvidas so aumentam.. hhaha

" Sua vez de queimar a cachola." So o que tenho feito, mas as dúvidas parecem que dão cria.. haha
Eu agradeço ao senhor pelo apoio, vou reabri-la e rever/estudar tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo que para brincadeira ou ferramenta de aprendizado, esquece a ideia de fazer um gerador trifásico com isso aí. Seriam necessárias 3 bobinas ou 6 bobinas. Aí tem 4, não bate. Mas dá para pensar um gerador monofásico. Deve ter notado que em cada bobina, saindo do centro para a periferia há uma peça de ferro arqueada que acompanha a curva do disco magnético. O nome daquilo (já vá se acostumando com eletrotécnica) é sapata polar. Normalmente as linhas de força do magnetismo de uma bobina são muito concentrados no entorno dela. Com essa peça se transporta o efeito que a bobina exerce para uma área maior, ou os efeitos que um campo externo espalhados em uma área maior para a bobina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Nikolas_Luan disse:

o que explica o led acender quando uso as duas saídas principais em conjunto, enquanto isoladamente cada saída é inutil

outra teoria é que com uma saída só não dá tensão suficiente com a rotação que impusestes. O led precisa de pelo menos 3V. ok alguns 1.5

 

12 horas atrás, Nikolas_Luan disse:

não achei que fosse impactar na geração de energia entende..? 

Sim entendo e sim é impactável

 

12 horas atrás, Nikolas_Luan disse:

quando invento surgem várias dúvidas

a dúvida é a sala de estar da sabedoria

 

Sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...