Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Nikolas_Luan

RESOLVIDO Cooler utilizado como Gerador Eólico!

Recommended Posts

Bom Dia Pessoal, 

 

Então, primeiro vou explicar o que foi feito e depois as duvidas. Retirei um cooler de uma fonte de PC para utiliza-lo como um gerador de energia eólica, na placa dele retirei os dois fios de alimentação elétrica, e liguei três fios de saída da placa como segue imagem abaixo:

image.png.6f1f950798837dded94c4efaed9c2742.png

Feito isso fui testar o gerador, inicialmente liguei cada saída a um resistor e para dar a ddp conectei também ao neutro (0 V) da minha casa, e tentei medir a tensão CA com um multímetro que ao meu ver 'deveria' existir em cada saída de bobina e não obtive êxito, depois liguei um led a cada bobina por vez e novamente liguei ao neutro (0 V), mas também não obtive êxito.. Depois fiz como todos fazem e conectei as extremidades do led a duas saídas por vez, nas saídas vermelha e branca o led acendeu e eu obtive 60 V de CA, nas outras combinações, vermelha e preta e branca e preta não consegui acender o led e nem obtive nenhum valor de tensão..

 

Dito isto as duvidas são:

 

1. Cada saída dessas bobinas não deveriam gerar uma tensão alternada de frequência e tensão de pico variáveis de acordo com a velocidade de giro das hélices?! Então ao ligar cada saída tanto no restistor como também no led, deveria haver valor de tensão CA como também o led deveria acender pelo menos quando o valor da tensão estivesse positivo na onda senoidal.

 

2. Porque o led acendeu ao ligar as saídas branca e vermelha?! Considerando que um led é apenas um diodo, eu pensei que o que ocorreu foi que as ondas senoidais formadas pelas duas saídas fizeram a corrente passar pelo led de forma a acende-lo, pelo menos enquanto isso fosse verdade: 

image.png.49cc967867312c7f03d9cd0d5f336285.png

O que explica ele piscar.. Porém se isso é verdade para as suas saídas em conjunto, porque também não é verdade para cada saída em particular?! Talvez aqui a primeira pergunta responda continuamente a segunda.. haha

3. Medi a tensão nos terminais do led quando teste com as saídas vermelha e branca, dando exatamente 60 V quando estabilizada a velocidade das turbinas, levando em conta que cada saída gera uma tensão senoidal, esse valor de 60 V seria uma combinação da tensão de cada saída, que daria 30 V em cada?!

As características do cooler são: DC12V 0,25A.

Editado por Nikolas_Luan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cooler tem um circuito que o faz girar. Descarte-o e foque apenas nos fios das bobinas.

Refaça as medições. 60V tá muito alto.

Sim, o led acende só num semiciclo, portanto se gira devagar, pisca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 17/02/2018 às 10:56, Nikolas_Luan disse:

@albert_emule  essa seria a resposta para uma das perguntas?!5a8cc0f342ace_Capturadetela2018-02-1823_39_11.thumb.png.5afac5ddc07727bc2ede65defc5f0ecb.png

Então as três bobinas que eu estou considerando do cooler são na verdade 1?! E por isso que só consigo tensão e luz no led quando ligo os dois fios vermelho e branco?! Se for da pra entender o que acontece.. Por isso não consegui quando tentei medir cada saída em particular, porque o circuito fica em aberto.. correto?!

adicionado 4 minutos depois

@Isadora Ferraz  "O circuito que o faz girar, descarte-o.." explica melhor essa parte por favor porque tive n interpretações..
Os 60 V também achei alto.. :/ Vou refazer as medições, porém tenho gravado em vídeo o valor medido pelo multímetro..
Concorda com a ideia acima que respondi ao albert_emule?! Sobre o porque as saídas das bobinas não acenderam separadamente, mas sim apenas juntas..?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Nikolas_Luan disse:

interpretações..

por gentileza verifique se do outro lado tem alguma peça como um ci ou transistor. Deve descarta-lo/dessolda-lo/destacá-lo. Localize as bobinas (os fios) e ligue led nelas. Só consigo mentalizar 4 bobinas pela sua foto. Ache os fios, ligue em série. Dica: tem polaridade (lado certo). Se ligar errado pode não acender a contento mesmo. Algo como seu "circuito fica aberto"

 

Pra constar: são meus conceitos teóricos: nunca desmontei um trem deste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se seu propósito tem que estar amarrado no motor de cooler. Uma máquina DC com escovas (brush) te dá a tensão DC já retificada, mas se a emoção for extrair potência de uma sem escovas,  boa sorte. Para que tenha uma ideia da encrenca, o anel magnético tem várias segmentações norte/sul. A questão é descobrir se são múltiplo de 4 ou não (tem 4 bobinas coletoras aí), isto é, saber se todas estão em fase. ou se há um par em contra-fase. Usando um pequeno ímã se consegue levantar isso, tornaria a discussão mais interessante.

adicionado 10 minutos depois

Olhando melhor a primeira foto, pelo tamanho das sapatas devem ser 2 pares de polos no disco imantado. Teremos norte - norte no superior e inferior e sul - sul nos laterais, isto é, o eixo vertical em contra-fase ao horizontal. Isso ajuda a entender como estarão as bobinas a cada momento de giro e como conectá-las sem que uma fique cancelando a outra. Sua vez de queimar a cachola. Dica: observe (e marque com tinta) o que é começo e fim de cada bobina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

@Isadora Ferraz  há entendi.. Eu não descartei o CI realmente, porém a função única dele não é receber um sinal elétrico para acionar as hélices e ventilar o PC, ou seja, ele só é utilizado na função máquina e não gerador, por isso não achei que fosse impactar na geração de energia entende..? 
Sim são 4 bobinas interligadas..

"Dica: tem polaridade (lado certo). Se ligar errado pode não acender a contento mesmo." Então no próprio circuito as saídas das bobinas ja vem soldadas e à amostra, é so ligar o fio e realizar os testes, foi o que eu fiz.. A minha teoria para não funcionar os fios isoladamente é de que não seja 4 bobinas e sim 1 só, o que explica o led acender quando uso as duas saídas principais em conjunto, enquanto isoladamente cada saída é inutil.. a ideia do circuito aberto!

"Pra constar: são meus conceitos teóricos: nunca desmontei um trem deste." haha tudo bem Isadora, também nunca desmontei e quando invento surgem várias dúvidas teóricas também, normal.. Mas obrigado pela atenção e ajuda!

adicionado 20 minutos depois

@Sérgio Lembo   "Não sei se seu propósito tem que estar amarrado no motor de cooler." Sim, a ideia era fazer do cooler um mini gerador trifásico, apenas para auto-conhecimento, e o que para mim era o suficiente, porém uma dúvida levou a outra e me fez querer entender mais..

"Uma máquina DC com escovas (brush) te dá a tensão DC já retificada" Show, mas também não tem problema em usar o cooler, uma vez que eu tivesse o gerador trifásico basta fazer um retificar de tensão simples com 6 diodos, um capacitor e resistor que eu teria a tensão DC.. A ideia mesmo era fazer o gerador trifásico..
"A questão é descobrir se são múltiplo de 4 ou não (tem 4 bobinas coletoras aí), isto é, saber se todas estão em fase. ou se há um par em contra-fase. Usando um pequeno ímã se consegue levantar isso, tornaria a discussão mais interessante." É isso realmente torna bem mais complexa toda a ideia, realmente não sei.. Mas o que o senhor acha da possibilidade das quatro estarem atuando como uma única, o que explicaria o led acender quando as saídas tivessem sendo usadas em conjunto e não isoladas.. Um circuito fechado.

"Teremos norte - norte no superior e inferior e sul - sul nos laterais, isto é, o eixo vertical em contra-fase ao horizontal. Isso ajuda a entender como estarão as bobinas a cada momento de giro e como conectá-las sem que uma fique cancelando a outra." Não havia pensado nisso.. será mesmo que uma bobina pode estar cancelando o efeito da outra, então porque isso não acontece quando estão em conjunto?! Nossa, as dúvidas so aumentam.. hhaha

" Sua vez de queimar a cachola." So o que tenho feito, mas as dúvidas parecem que dão cria.. haha
Eu agradeço ao senhor pelo apoio, vou reabri-la e rever/estudar tudo!

Editado por Nikolas_Luan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo que para brincadeira ou ferramenta de aprendizado, esquece a ideia de fazer um gerador trifásico com isso aí. Seriam necessárias 3 bobinas ou 6 bobinas. Aí tem 4, não bate. Mas dá para pensar um gerador monofásico. Deve ter notado que em cada bobina, saindo do centro para a periferia há uma peça de ferro arqueada que acompanha a curva do disco magnético. O nome daquilo (já vá se acostumando com eletrotécnica) é sapata polar. Normalmente as linhas de força do magnetismo de uma bobina são muito concentrados no entorno dela. Com essa peça se transporta o efeito que a bobina exerce para uma área maior, ou os efeitos que um campo externo espalhados em uma área maior para a bobina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Nikolas_Luan disse:

o que explica o led acender quando uso as duas saídas principais em conjunto, enquanto isoladamente cada saída é inutil

outra teoria é que com uma saída só não dá tensão suficiente com a rotação que impusestes. O led precisa de pelo menos 3V. ok alguns 1.5

 

12 horas atrás, Nikolas_Luan disse:

não achei que fosse impactar na geração de energia entende..? 

Sim entendo e sim é impactável

 

12 horas atrás, Nikolas_Luan disse:

quando invento surgem várias dúvidas

a dúvida é a sala de estar da sabedoria

 

Sucessos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×