Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodolfo Navarro

i5 8600k OC 4.9Ghz ou i7 7700k OC 4.9Ghz?

Recommended Posts

Opa galera, tudo bem?

Gostaria de uma ajuda pois eu estudo o assunto mas nunca fiz overclock e quero comprar uma nova config para fazer.

A principal dúvida é se eu compro uma config com i5 8600k ou com o  i7 7700k, sendo que o objetivo é fazer um overclock pra 4.9Ghz ou o mais próximo disso seguro...

Obs: independentemente do processador que eu escolher, vou precisar comprar:

• Placa-mãe
  • 2x 4gb ram vengeance
  • Watercooler H80i GT
  • Fonte corsair 750W bronze pois a minha é 650 e nem tem selo.

É meu primeiro post, agradeço desde já!

Edit1: não estou trocando o resto do pc, que é:

• Gtx 960 4gb
  • SSD 120gb
  • HD 1TB
  • Gabinete Xtrike Bi-Turbo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, Rodolfo Navarro disse:

Opa galera, tudo bem?

Gostaria de uma ajuda pois eu estudo o assunto mas nunca fiz overclock e quero comprar uma nova config para fazer.

A principal dúvida é se eu compro uma config com i5 8600k ou com o  i7 7700k, sendo que o objetivo é fazer um overclock pra 4.9Ghz ou o mais próximo disso seguro...

Obs: independentemente do processador que eu escolher, vou precisar comprar placa-mãe, 2x 4gb ram vengeance, um watercooler H80i GT e uma fonte corsair 750W bronze pois a minha é 650 e nem tem selo.

É meu primeiro post, agradeço desde já!

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Qual sua placa de vídeo  atual ? Pretende comprar placa de vídeo nova no futuro ? Qual seria o orçamento?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodolfo Navarro

Citação

i5 8600k ou com o  i7 7700k

hmmm, nenhum dos dois? Pegue um i7-8700 ao in vez do 8600K.

7a gen é jogar dinheiro fora, então o 7700K nem, é opção

Citação

Fonte corsair 750W bronze

Exagero total

Citação

2x 4gb ram vengeance

Vai gastar R$900,00 em uma mobo, e +1200R$ em um processador e ficar com o minimo do aceitavel de RAM?

Sobe para 2x8Gb pelo menos

Citação

Gtx 960 4gb

Com essa GPU, qualquer overclock é completamente irrelevante para 99% das situações.

Mais uma coisa..Qual o uso do PC mesmo? E orçamento?

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, brender disse:

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Qual sua placa de vídeo  atual ? Pretende comprar placa de vídeo nova no futuro ? Qual seria o orçamento?

Orçamento pro computador R$ 3.000,00 estourando 3.200,00 (que é o valor total hoje que eu consegui optando pelo 8600k)

O monitor é antigo, no futuro vou comprar um novo, o objetivo do novo pc é puro desempenho em um jogo que quanto mais FPS mais rápido o personagem fica.

A Placa de vídeo é uma gtx 960 4gb edition, vou trocar no futuro por uma top do momento em que eu puder fazer isso. Quero ir por partes, no momento o objetivo é um processador top.

adicionado 15 minutos depois
7 minutos atrás, Atretador disse:

@Rodolfo Navarro

hmmm, nenhum dos dois? Pegue um i7-8700 ao in vez do 8600K.

7a gen é jogar dinheiro fora, então o 7700K nem, é opção

Exagero total

Vai gastar R$900,00 em uma mobo, e +1200R$ em um processador e ficar com o minimo do aceitavel de RAM?

Sobe para 2x8Gb pelo menos

Com essa GPU, qualquer overclock é completamente irrelevante para 99% das situações.

Mais uma coisa..Qual o uso do PC mesmo? E orçamento?

Então, o objetivo é unicamente melhorar o desempenho no Black Desert Online, e streaming se possível.

E esse jogo, baseado nos PC's de outras pessoas, melhora muito o desempenho de acordo com o clock, um exemplo disso é um streamer que tem o pc idêntico ao meu, com as mesmas configurações de desempenho no software e roda o jogo MUITO melhor que o meu, coisa de 10 fps mínimo aqui pra 40 lá. a única diferença entre nós é o processador, o meu é um fx-6300 e o dele um 7700k 4.9Ghz.

O orçamento é R$3.000,00

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodolfo Navarro Você vai streamar?

Um 7700K é melhor que um FX, porém, apanha para um  R7 1700(que é mais barato, esquenta e consome menos).

No caso, o FX tem 3c\6t, com um IPC que seria um 0,5 digamos como exemplo. O 7700K seria 1,2 de IPC 4c\8T, e o R7 1700 seria 1.0 de IPC com 8C\16T.

Compartilhar este post

Link para o post
28 minutos atrás, Rodolfo Navarro disse:

E esse jogo, baseado nos PC's de outras pessoas, melhora muito o desempenho de acordo com o clock, um exemplo disso é um streamer que tem o pc idêntico ao meu, com as mesmas configurações de desempenho no software e roda o jogo MUITO melhor que o meu, coisa de 10 fps mínimo aqui pra 40 lá. a única diferença entre nós é o processador, o meu é um fx-6300 e o dele um 7700k 4.9Ghz.

O orçamento é R$3.000,00

Se você vai fazer streamer

Esse vídeo deve mostrar porque o RYZEN 7 1700 é melhor

Caso tenha dúvidas sobre RYZEN, só pesquisar no youtube o vídeo 

O MELHOR DOS ÚLTIMOS ANOS "AMD RYZEN 7"

e assistir

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, Atretador disse:

@Rodolfo Navarro Você vai streamar?

Um 7700K é melhor que um FX, porém, apanha para um  R7 1700(que é mais barato, esquenta e consome menos).

No caso, o FX tem 3c\6t, com um IPC que seria um 0,5 digamos como exemplo. O 7700K seria 1,2 de IPC 4c\8T, e o R7 1700 seria 1.0 de IPC com 8C\16T.

17 minutos atrás, brender disse:

Se você vai fazer streamer

Esse vídeo deve mostrar porque o RYZEN 7 1700 é melhor

Caso tenha dúvidas sobre RYZEN, só pesquisar no youtube o vídeo 

O MELHOR DOS ÚLTIMOS ANOS "AMD RYZEN 7"

e assistir

já tinha estudado bem sobre amd x intel, mas no momento quero apostar na intel. O foco não é streaming, e sim primeiro de tudo o melhor desempenho em clock.

A dúvida principal seria o melhor processador com esse orçamento pra chegar a 4.9Ghz seguro ou próximo disso, seja 4.7Ghz ou até 4.5Ghz

Compartilhar este post

Link para o post

Comparação R7 1700 vs i7-6700K 4.9Ghz (Performance é a mesma que um i7-7700K a 4.9Ghz, são basicamente o mesmo processador com clocks diferentes)

TL:DR:  Intel tem um pouquito mais de fps, porém, tem stuttering, enquanto o Ryzen tem mais estabilidade durante a jogo, mantendo FPS comparavel.

Nota: Algumas pessoas reclamaram que a parte do Ryzen estava em locais mais escuros, onde o grafico fica mais pesado devido as sobras.

adicionado 0 minutos depois

(nos comentarios mais gente reclamando de Stuttering em i5s\i7s devido a limitação de threads.)

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Rodolfo Navarro disse:

já tinha estudado bem sobre amd x intel, mas no momento quero apostar na intel. O foco não é streaming, e sim primeiro de tudo o melhor desempenho em clock.

A dúvida principal seria o melhor processador com esse orçamento pra chegar a 4.9Ghz seguro ou próximo disso, seja 4.7Ghz ou até 4.5Ghz

Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ?

Acho muito dinheiro sendo que até o final do ano chega os Intel octa core e a Z390 (sucessora da Z370), e não serão compatíveis com a Z370

E a diferença não é tão grande em stock

1080p_Av.png

Core i5-8600K Review & Overclocking vs. 8400, 8700K, & More

Overclocking the 8600K to 5GHz gets it up to about the same performance as the i7-7700K at 5GHz, and just behind the 8700K stock CPU. Again, because this is thread-dependent, the overclocked 8700K pulls away from the overclocked 8600K, with a difference of 6.2%, favoring the 8700K CPU. Threadripper is proof, if you needed more, that this particular benchmark actually utilizes its threads.

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, brender disse:

Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ?

Acho muito dinheiro sendo que até o final do ano chega os Intel octa core e a Z390 (sucessora da Z370), e não serão compatíveis com a Z370

E a diferença não é tão grande em stock

Core i5-8600K Review & Overclocking vs. 8400, 8700K, & More

Overclocking the 8600K to 5GHz gets it up to about the same performance as the i7-7700K at 5GHz, and just behind the 8700K stock CPU. Again, because this is thread-dependent, the overclocked 8700K pulls away from the overclocked 8600K, with a difference of 6.2%, favoring the 8700K CPU. Threadripper is proof, if you needed more, that this particular benchmark actually utilizes its threads.

O monitor é fraco, 1360x768 60Hz, mas o objetivo é apenas desempenho no momento, trocarei o monitor no futuro.

Eu consigo optar pelo 8700k, mas pra isso eu teria que manter a fonte atual, que é de 650w sem 80plus, e também diminuir o valor do watercooler. Daria certo?

11 horas atrás, Atretador disse:

Comparação R7 1700 vs i7-6700K 4.9Ghz (Performance é a mesma que um i7-7700K a 4.9Ghz, são basicamente o mesmo processador com clocks diferentes)

TL:DR:  Intel tem um pouquito mais de fps, porém, tem stuttering, enquanto o Ryzen tem mais estabilidade durante a jogo, mantendo FPS comparavel.

Nota: Algumas pessoas reclamaram que a parte do Ryzen estava em locais mais escuros, onde o grafico fica mais pesado devido as sobras.

adicionado 0 minutos depois

(nos comentarios mais gente reclamando de Stuttering em i5s\i7s devido a limitação de threads.)

Eu realmente quero apostar no intel no momento, são situações diferentes das enfrentadas no vídeo

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Rodolfo Navarro disse:

O monitor é fraco, 1360x768 60Hz, mas o objetivo é apenas desempenho no momento, trocarei o monitor no futuro.

Eu consigo optar pelo 8700k, mas pra isso eu teria que manter a fonte atual, que é de 650w sem 80plus, e também diminuir o valor do watercooler. Daria certo?

Eu realmente quero apostar no intel no momento, são situações diferentes das enfrentadas no vídeo

Olha cara eu penso o seguinte, não adianta ter seu desempenho nas estrelas se o seu monitor possui resolução menor que 720p e é 60hz, você ficará limitado por esses fatores e não vai aproveitar o desempenho

Logo na minha opinião é queimar dinheiro

Qualquer R5 ou i5 + GTX 1060 6 GB dar conta do recado e sobra

Qualquer coisa acima disso, você não vai ter ganho de desempenho nenhum porque o seu teto é 720p e 60 hz

Quando você pretende comprar o monitor novo ? Qual será resolução desse monitor novo e hz ? 4k e 60 hz ? O que será ?

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, brender disse:

Olha cara eu penso o seguinte, não adianta ter seu desempenho nas estrelas se o seu monitor possui resolução menor que 720p e é 60hz, você ficará limitado na resolução e no hz

Logo na minha opinião é queimar dinheiro

Qualquer R5 ou i5 + GTX 1060 6 GB dar conta do recado e sobra

Quando você pretende comprar o monitor novo ? Qual será resolução desse monitor novo e hz ? 4k e 60 hz ? O que será ?

Assim, parece estranho mas o desempenho nesse jogo é influenciado pelo fps diretamente, eu não tenho interesse em qualidade de imagem, apenas no desempenho que o fps vai proporcionar realmente, e em casos extremos, meu fps chega a ficar entre 5~10.

Na stream de um player do mesmo jogo, ele usa uma 970 4gb, 8gb de ram e um 7700k OC 4.9Ghz, e o desempenho é extremamente melhor que o meu, foi dai q eu tirei base.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Rodolfo Navarro disse:

Assim, parece estranho mas o desempenho nesse jogo é influenciado pelo fps diretamente, eu não tenho interesse em qualidade de imagem, apenas no desempenho que o fps vai proporcionar realmente, e em casos extremos, meu fps chega a ficar entre 5~10.

Na stream de um player do mesmo jogo, ele usa uma 970 4gb, 8gb de ram e um 7700k OC 4.9Ghz, e o desempenho é extremamente melhor que o meu, foi dai q eu tirei base.

Qual é esse jogo ?

O que dar FPS em jogo é placa de vídeo

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, brender disse:

Qual é esse jogo ?

O que dar FPS em jogo é placa de vídeo

Black Desert Online, em outros jogos é placa de vídeo, mas esse jogo está mal otimizado e o Clock do CPU faz muita diferença, a placa de vídeo e ram do streamer q eu citei é equivalente a minha, só muda o processador mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Rodolfo Navarro disse:

Black Desert Online, em outros jogos é placa de vídeo, mas esse jogo está mal otimizado e o Clock do CPU faz muita diferença, a placa de vídeo e ram do streamer q eu citei é equivalente a minha, só muda o processador mesmo.

Você viu a diferença do i5 8400, i5 8600k e i7 8700k que te mostrei ?

1-3 FPS de diferença

Agora vamos alguns dados

1100 no i5 8600k

Mais uma grana em uma Z370 que vai aguentar o overclock de quase 5 ghz

Mais uma grana para o WaterCooler para aguentar o overclock de quase 5 ghz

Você viu a analise da Games Nexus do i5 8600k em overclock ?

Se você fizer a média vai dar o ganho de 5 - 10 FPS a mais gastando toda essa grana

Agora vamos juntar os fatos

Quando a Intel tinha quad core

i5 e i7 era quad core

Quando a Intel lançou agora o hexa core

i5 e i7 é hexa core

Quando a Intel lançar os octa core até o fim do ano como estão dizendo os rumores

i5 e i7 será octa core e eles não serão compatíveis com a Z370

Ou seja a partir do próximo lançamento a linha i5 e i7 vão ser octa core e não será compatível com sua nada barata Z370

Eu não acho nenhum custo x benefício o que você quer fazer e ainda mais com a Z390 já no cronograma da Intel

Uma coisa é comprar X370 e você tem compatibilidade com futuros processadores até 2020

Outra é gastar caro em uma Z370 e já confirmado a Z390, Intel vacilou nessa

Você não disse quando pretende comprar esse monitor e nem a previsão, muito menos a resolução e hz

Sua resolução é baixa e é 60 hz, você quer FPS ?

Compre i5 8400 com placa barata que deve lançar em Março ou RYZEN e investe essa grana que vai ser economizada na placa de vídeo

Veja os vídeos

adicionado 2 minutos depois

Só pesquisar no youtube

Quanto mais potente a placa de vídeo, mais FPS tem o Black Desert

Você está alocando o investimento no PC no lugar errado, é na placa de vídeo que você deveria estar investindo porque a CPU que citei dão conta do recado

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, brender disse:

Você viu a diferença do i5 8400, i5 8600k e i7 8700k que te mostrei ?

1-3 FPS de diferença

Agora vamos alguns dados

1100 no i5 8600k

Mais uma grana em uma Z370 que vai aguentar o overclock de quase 5 ghz

Mais uma grana para o WaterCooler para aguentar o overclock de quase 5 ghz

Você viu a analise da Games Nexus do i5 8600k em overclock ?

Se você fizer a média vai dar o ganho de 5 - 10 FPS a mais gastando toda essa grana

Agora vamos juntar os fatos

Quando a Intel tinha quad core

i5 e i7 era quad core

Quando a Intel lançou agora o hexa core

i5 e i7 é hexa core

Quando a Intel lançar os octa core até o fim do ano como estão dizendo os rumores

i5 e i7 será octa core e eles não serão compatíveis com a Z370

Ou seja a partir do próximo lançamento a linha i5 e i7 vão ser octa core e não será compatível com sua nada barata Z370

Eu não acho nenhum custo x benefício o que você quer fazer e ainda mais com a Z390 já no cronograma da Intel

Uma coisa é comprar X370 e você tem compatibilidade com futuros processadores até 2020

Outra é gastar caro em uma Z370 e já confirmado a Z390, Intel vacilou nessa

Você não disse quando pretende comprar esse monitor e nem a previsão, muito menos a resolução e hz

Sua resolução é baixa e é 60 hz, você quer FPS ?

Compre i5 8400 com placa barata que deve lançar em Março ou RYZEN e investe essa grana que vai ser economizada na placa de vídeo

Veja os vídeos

Estou analisando tudo com calma, agora eu precisava saber, que cooler é necessário pra fazer um overclock no 8700k pra 5Ghz ou 4.7Ghz?

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodolfo Navarro Vai depender da sua sorte, com o chip, dele ser capaz de alcançar isso. Da placa-mãe, ja que ele vai estar consumindo uns 250W sozinho, e do TIM que a intel usa. Alem da sua tolerância para barulho e o quão confortável você fica com temperaturas altas.

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, Atretador disse:

@Rodolfo Navarro Vai depender da sua sorte, com o chip, dele ser capaz de alcançar isso. Da placa-mãe, ja que ele vai estar consumindo uns 250W sozinho, e do TIM que a intel usa. Alem da sua tolerância para barulho e o quão confortável você fica com temperaturas altas.

placa-mãe ASUS PRIME Z370-P, LGA 1151 CHIPSET INTEL Z370
um H80i v2 da conta? Um H45 seria muito fraco certo?

Compartilhar este post

Link para o post
32 minutos atrás, Rodolfo Navarro disse:

Estou analisando tudo com calma, agora eu precisava saber, que cooler é necessário pra fazer um overclock no 8700k pra 5Ghz ou 4.7Ghz?

A opinião continua a mesma, vai sair caro para pouco ganho

Consumo de energia

index.php?ct=articles&action=file&id=348

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9G

O melhor Custo x Benefício é investir na placa de vídeo e não em CPU caro + placa-mãe cara + watercooler caro

i5 8600k como viu nos gráficos que postei possui o mesmo desempenho que o i5 8400 em FPS

Veja o FPS nos outros vídeos com placa de vídeo GTX 1060 e agora veja uma placa de vídeo GTX 1070 TI a diferença de FPS

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 18/02/2018 às 21:31, brender disse:

A opinião continua a mesma, vai sair caro para pouco ganho

O melhor Custo x Benefício é investir na placa de vídeo e não em CPU caro + placa-mãe cara + watercooler caro

i5 8600k como viu nos gráficos que postei possui o mesmo desempenho que o i5 8400 em FPS

Veja o FPS nos outros vídeos com placa de vídeo GTX 1060 e agora veja uma placa de vídeo GTX 1070 TI a diferença de FPS

beleza, vou esperar lançar uma placa-mãe mais barata e pegar um i5 então

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, Rodolfo Navarro disse:

beleza, vou esperar lançar uma placa-mãe mais barata e pegar um i5 então

i5 8400 + placa barata ou também pode esperar pelos RYZEN 12 nm para ver o que sai mais Custo X Benefício X Desempenho caso tenha alguma queda nos preços atuais, sei lá

A pressa é inimiga da perfeição 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais