Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
BanWolf

RESOLVIDO Quero dar um upgrade para rodar jogos mais atuais

Recommended Posts

As peças atuais dele são:

Processador: AMD A4-4000 APU with Radeon(tm) HD Graphics

Placa de Video: NVIDIA GeForce GT 730

Memória RAM: 8GB DDR

Placa-Mãe: FM2A55M-HD+ R2.0

Fonte: Blu 500w PFC

Não entendo muito bem então vim pedir ajuda, gostaria que vocês me ajudassem indicando algumas peças pra melhorar o PC ou se é mais fácil comprar outro, posso gastar até 1600 reais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra rodar jogos mais atuais, infelizmente, seria necessário começar com outro processador. Um barato que poderia te indicar é o FX 8300, tem 16mb de cache, 3,3ghz e da pra fazer ainda um ganho extra com OC. 

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, BanWolf disse:

se é mais fácil comprar outro, posso gastar até 1600 reais.

acredito q com esse valor seja mais negocio montar outro novo, ate porque com essa apu antiga da amd, você nao vai ter opções de upgrade de forma alguma

porém você precisa dizer QUAIS jogos pretende rodar

Compartilhar este post

Link para o post

@BanWolf Olha, vai ter que trocar basicamente tudo.

Fonte, memoria, cpu, placa-mãe, placa de video.

Da para ver um R3 1200 (380R$) + Mobo A320 (R$350) + 8Gb DDR4 (R$420) + GT1030(R$370)

adicionado 1 minuto depois

(seria bom pegar uma fonte melhorzinha tambem, mas como o sistema vai puxar pouca energia, até que da pra levar assim mesmo)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tem gente que recomenda um upgrade total, trocando mobo e tudo mais, pois isso te deixaria livre para mais possibilidades.

Porém, dependendo da pessoa, eu não vejo necessidade disso, um FX 8300 é mais antigo, mas é um bom processador, se eu fosse você pegaria um FX 8300, e uma GTX 1060 6GB. O FX está barato, a gtx está um pouco mais cara, talvez estoure seu orçamento em uns 200 reais.

Eu sinceramente preferiria esse sistema ao pegar o que fora recomendado pelo @Atretador, que sim, de fato te dá possibilidade de fazer novos up, já com o FX, te deixaria mais preso... Porém abriria a possibilidade de ter uma gtx 1060 6gb, que é diferente de um gt 1030 rs.

Mas estava olhando aqui, e sua placa-mãe não suporta processadores da linha FX, suporta até o A10, porém ele não é uma boa opção para levar junto com uma GTX 1060 de 6GB, ele não acompanha, estava vendo uns testes no youtube...

Sinceramente talvez compense fazer o upgrade que o atretador lhe recomendou, dai mais pra frente tu só troca a placa de video...

OU se você não quer dar um mega up, eu colocaria um A10 e uma GTX 1050Ti ou 1060 de 3gb (porém está cara), além de uma fonte nova, CX Corsair 450.

Editado por Matheus32sXe
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Opção melhor já sugerida, depois trocar a fonte e a placa de vídeo.

Editado por ClinkLinck
Houve erro de leitura.

Compartilhar este post

Link para o post

@lucasklaus  e @Matheus32sXe

Simplesmente te falo quatro palavras PASSA LONGE DO FX, compensa mais um Intel Core i5 de 2° Geração do esse FX, o desempenho é melhor e o preço é quase semelhante. Em OC você tira diferença na 2° Geração, mas não chega nem perto do desempenho da 3° Geração.

Provavelmente de um gargalo a GTX 1060 com esse FX, e declaro uma coisa FX em 2018 é jogar dinheiro fora, tenho um comprei um kit com Intel Core i5 3570 + Asus P8Z77 - M + DDR3 HyperX 8 GB 1866 Mhz e paguei apenas 850 reais nisso, enquanto você paga uns 150 ~ 200 reais mais barato em um Kit FX mas perde entre 45% ~ 50% de desempenho, mas vai de cada um!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, fanfarrao_gamer disse:

@lucasklaus  e @Matheus32sXe

Simplesmente te falo quatro palavras PASSA LONGE DO FX, compensa mais um Intel Core i5 de 2° Geração do esse FX, o desempenho é melhor e o preço é quase semelhante. Em OC você tira diferença na 2° Geração, mas não chega nem perto do desempenho da 3° Geração.

Provavelmente de um gargalo a GTX 1060 com esse FX, e declaro uma coisa FX em 2018 é jogar dinheiro fora, tenho um comprei um kit com Intel Core i5 3570 + Asus P8Z77 - M + DDR3 HyperX 8 GB 1866 Mhz e paguei apenas 850 reais nisso, enquanto você paga uns 150 ~ 200 reais mais barato em um Kit FX mas perde entre 45% ~ 50% de desempenho, mas vai de cada um!!!!!

Nossa amigo, vai com calma, falou com tanta firmeza que eu desconfiei desde o principio...

Veja esse video:

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só faço recomendações de coisas que já usei, embora não utilizei por muito tempo, mas o FX nunca me decepcionou. E como falei, recomendei por ser o mais barato (e que ainda dê pro gasto) que eu conheço. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Matheus32sXe

Estou calmo, só estou argumentando, e sobre o gargalo falei que era provável, não falei que ia dar gargalo, porque simplesmente meu amigo tem um FX 8300 com uma GTX 1050 TI e da uns gargalos em alguns jogos, pois o FX limita o desempenho do mesmo em alguns jogos

adicionado 4 minutos depois

@lucasklaus

Acho que não é simplesmente pelo fato de "dar pro gasto", porque se fosse assim eu iria continuar com meu Core 2 Quad Q9650 até hoje, porque ele também "da pro o gasto" na maioria dos jogos que jogo, mas estou falando em questão de desempenho, as vezes compeça pagar 50, 100 reais a mais sendo que essa peça pode fazer diferença no futuro, sem contar a dor de cabeça em vender peça "meia boca" que não muito valorizada hoje em dia!!

Compartilhar este post

Link para o post

@fanfarrao_gamer numa 1050ti? duvido muito.

Os dados e argumentos que você utilizou foram demasiadamente ''exagerados'', apenas isso. O vídeo explica muitas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

@Matheus32sXe

Ele disse, mas tenho ainda minhas duvidas, mas pensei no gargalo pois em questão tenho um i5 3570, tem um desempenho melhor que o FX 8300, mas ele da um certo gargalo com a GTX 1060, por isso que pensei que PODERIA (não é certeza) dar um possível gargalo com o FX!!

Compartilhar este post

Link para o post

@fanfarrao_gamer o FX 8300 novo está na faixa do 289, esse i5 ta 549... eu iria de fx

melhor a gente para por aqui, pois estamos desfocando do assunto principal do post rs

Editado por Matheus32sXe

Compartilhar este post

Link para o post

@fanfarrao_gamer O "dar pro gasto" que me referi é onde no cenário atual ele não é um processador defasado e que vai suportar tecnologias atuais sem problemas. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Matheus32sXe

Na verdade você errou o preço, esse processador (em loja que vem novo e lacrado) sai uns 600 reais, MAS... sempre é bom dar uma pesquisada, sempre tem bons preços no Mercado Livre!!! 

Mas como falei anteriormente, as vezes compensa pagar um pouco mais caro para um pouco mais de desempenho, se liga aqui:

Intel Core i5 3470:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-971232308-processador-core-i5-em-perfeito-estado-_JM

Desempenho desse i5 (+33%) comparado ao FX: 

http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-3470-vs-AMD-FX-8300/2771vsm7163

Desempenho entre o i5 3470 (+5%) vs 3570: 

http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-3570-vs-Intel-Core-i5-3470/m793vs2771

beleza acho ainda caro??? Pega um Pentium G4560 que está com o mesmo preço e o desempenho é bem melhor (aproximadamente +17%)!!!

@lucasklaus

Sim entendi o que você quis dizer, mas estou trazendo um outro exemplo, dava para jogar tranquilo com meu Q9650, mas o problema era que dava uns gargalos, porque o processador "não vencia" o jogo e a quantidade de FPS, entendeu!!!!

Obs.: Não estou falando que o FX é ruim não vale gastar dinheiro pois é uma tecnologia obsoleta e ultrapassada, não estou falando nada disso, só que EM MINHA OPINIÃO acho que não vale mais a pena o FX, hoje existe tantas peças, tantos jeitos novos de montar um computador, mas vai de cada um, o problema pode ser depois para caso o autor do tópico decida desapegar do PC, pode dar uma dorzinha na cabeça, pois é difícil alguém comprar peças antigas para montar um PC, a não ser que seja alguma coisa topo de linha que segura qualquer jogo ou qualquer VGA hoje me dia (tipo um i7 3770K) que não cause gargalo, ai você pode tirar uma boa grana do PC, mas como falei, vai de cada um, cada um tem sua opinião

adicionado 23 minutos depois

@Matheus32sXe

Depende também do jogo, não é somente o hardware em especifico:

Se liga nos vídeos ai:

Da uma olhada nessa analise:

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei uma GTX 1060 6gb em um A6 5400k, fiz overclock de 3.8 para 4.2ghz e infelizmente, apesar das imagens ficarem ótimas com a placa de vídeo, o preocessador fica em 100% o tempo todo e não consegue gerar mais de 25fps, mesmo em jogos simples, como Grim Dawn.
Não adianta colocar tudo no mínimo, que fica a mesma coisa.
Fiz isso, por ter esse deskop jogado aqui.
Em tempo, uso um SSD Samgung 840Evo, que fica lento devido aos Sata 2 presentes nas placas FM2+.

Comprei uma AsRock Xtreme 3, por R$ 250 e um FX 8350 + Cooler Master TX3 Evo, por R$ 500. Tudo usado.
Como já tenho 2x8gb de DDR3 Tridend X 2400mhz, que paguei R$ 500 também usado, decidi manter neste sistema.

Aguardo chegar o kit FX e venho comentar posteriormente.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, fanfarrao_gamer disse:

@Matheus32sXe

Na verdade você errou o preço, esse processador (em loja que vem novo e lacrado) sai uns 600 reais, MAS... sempre é bom dar uma pesquisada, sempre tem bons preços no Mercado Livre!!! 

Mas como falei anteriormente, as vezes compensa pagar um pouco mais caro para um pouco mais de desempenho, se liga aqui:

Intel Core i5 3470:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-971232308-processador-core-i5-em-perfeito-estado-_JM

Desempenho desse i5 (+33%) comparado ao FX: 

http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-3470-vs-AMD-FX-8300/2771vsm7163

Desempenho entre o i5 3470 (+5%) vs 3570: 

http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-3570-vs-Intel-Core-i5-3470/m793vs2771

beleza acho ainda caro??? Pega um Pentium G4560 que está com o mesmo preço e o desempenho é bem melhor (aproximadamente +17%)!!!

@lucasklaus

Sim entendi o que você quis dizer, mas estou trazendo um outro exemplo, dava para jogar tranquilo com meu Q9650, mas o problema era que dava uns gargalos, porque o processador "não vencia" o jogo e a quantidade de FPS, entendeu!!!!

Obs.: Não estou falando que o FX é ruim não vale gastar dinheiro pois é uma tecnologia obsoleta e ultrapassada, não estou falando nada disso, só que EM MINHA OPINIÃO acho que não vale mais a pena o FX, hoje existe tantas peças, tantos jeitos novos de montar um computador, mas vai de cada um, o problema pode ser depois para caso o autor do tópico decida desapegar do PC, pode dar uma dorzinha na cabeça, pois é difícil alguém comprar peças antigas para montar um PC, a não ser que seja alguma coisa topo de linha que segura qualquer jogo ou qualquer VGA hoje me dia (tipo um i7 3770K) que não cause gargalo, ai você pode tirar uma boa grana do PC, mas como falei, vai de cada um, cada um tem sua opinião

adicionado 23 minutos depois

@Matheus32sXe

Depende também do jogo, não é somente o hardware em especifico:

Se liga nos vídeos ai:

Da uma olhada nessa analise:

man, o parça ali não tem mobo intel, nem compensaria ele comprar uma mobo da 3ª geração.

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, rogeriocostamed disse:

Coloquei uma GTX 1060 6gb em um A6 5400k, fiz overclock de 3.8 para 4.2ghz e infelizmente, apesar das imagens ficarem ótimas com a placa de vídeo, o preocessador fica em 100% o tempo todo e não consegue gerar mais de 25fps, mesmo em jogos simples, como Grim Dawn.
Não adianta colocar tudo no mínimo, que fica a mesma coisa.
Fiz isso, por ter esse deskop jogado aqui.
Em tempo, uso um SSD Samgung 840Evo, que fica lento devido aos Sata 2 presentes nas placas FM2+.

Comprei uma AsRock Xtreme 3, por R$ 250 e um FX 8350 + Cooler Master TX3 Evo, por R$ 500. Tudo usado.
Como já tenho 2x8gb de DDR3 Tridend X 2400mhz, que paguei R$ 500 também usado, decidi manter neste sistema.

Aguardo chegar o kit FX e venho comentar posteriormente.

ai sim, bem mais em conta, acredito que vá ficar bem melhor. mas parando pra pensar, nesses preços, n compensaria ter comprado tudo novo mano? não ta caro o fx.

Editado por Matheus32sXe

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz... Faz 5 anos que estou meio que afastado desses assuntos. Mas vejo que o mito do gargalo continua firme!

Amigão, bota logo a melhor VGA que o teu dinheiro puder comprar. Com isso você vai receber o maior desempenho que o seu sistema puder entregar em jogos.

Com 1600,00 é o melhor que você pode fazer.

É óbvio que um i9 vai te dar algum ganho. Mas não significa que o seu A4 vai te deixar na mão.

Se você gastar dinheiro com processador, mobo e memória agora, vai acabar tendo que comprar uma 1030 e ano que vem estará aqui de novo perguntando qual upgrade fazer para rodar os jogos...

Compartilhar este post

Link para o post

@Matheus32sXe

De qualquer forma ele iria trocar a placa a memoria mesmo indo para um FX, por isso citei a 3° geração da Intel, é difícil manter um PC muito antigo daqueles que o autor do tópico tinha!!!

6 horas atrás, Matheus32sXe disse:

ai sim, bem mais em conta, acredito que vá ficar bem melhor. mas parando pra pensar, nesses preços, n compensaria ter comprado tudo novo mano? não ta caro o fx.

Nisso ai devo concordar, o FX vi esses dias na kabum por 290 reais e mais o cooler que o cara citou é uns 80 reais, ele teria gasto apenas 370 reais. Mas realmente a placa-mãe acho que valeu mais a pena, pois uma nova você paga em media uns 350 reais!!!

Editado por fanfarrao_gamer

Compartilhar este post

Link para o post

@fanfarrao_gamer é que a recomendação para o FX foi por conta de nós acharmos que a mobo dele guentava o fx.

Se for pra investir grana em algo novo, que seja na nova geração, e não no fx ou na 3 geração da intel...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Baseado nos relatos, cancelei a compra do kit FX, uma vez que os produtos nao foram postados.
Mesmo que compre uma A320 e Ryzen 5 1400, sera muito melhor que os FX.
Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

@rogeriocostamed eu pegaria o FX sem medo de ser feliz...

Compartilhar este post

Link para o post

@Matheus32sXe

Sim claro, concordo, mas o problema da atual geração, tanto 6°, 7°, 8° Geração da Intel e Ryzen é que a DDR4 está muito cara e a DDR3 mais em conta, ai não vale muito a pena!!! Tanto FX como 2° ou 3° Geração ainda é uma boa escolha.

adicionado 0 minutos depois
12 horas atrás, rogeriocostamed disse:

Baseado nos relatos, cancelei a compra do kit FX, uma vez que os produtos nao foram postados.
Mesmo que compre uma A320 e Ryzen 5 1400, sera muito melhor que os FX.
Obrigado.

Pensei que você já havia comprado!!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
44 minutos atrás, fanfarrao_gamer disse:

Pensei que você já havia comprado!!!

Comprei no Mercado Livre, usado, mas os vendedores não haviam enviado, aí achei justo cancelar.
As memórias 2x8gb DDR3 Trident X 2400mhz, chegaram hoje e instalei no A6 5400K agora. Estão funcionando perfeitamente na velocidade máxima, após configurar na BIOS.
Ainda em fase de testes das memórias.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais