Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baterias estacionárias carregadas por gerador a gasolina


Ton Alves

Posts recomendados

Tenho um chalé no meio do mato onde não há rede de energia elétrica. Penso no futuro instalar energia solar. Por enquanto "me viro" com um gerador a gasolina. Como armazenar energia para operar meu notebook (Dell Inspiron) e um ventilador em algumas horas e manter um pequeno frigobar funcionando. Essa bateria seria recarregada pelo gerador a gasolina. Podem me ajudar? Que equipamentos e acessórios precisarei adquirir? Sou neófito no assunto, mas preciso demais desses equipamentos funcionando. Agradeço qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ton Alves disse:

Como armazenar energia para operar meu notebook (Dell Inspiron)

Para isso um no break com bateria um pouco maior do que a original pode ajudar.

 

2 horas atrás, Ton Alves disse:

um ventilador em algumas horas e manter um pequeno frigobar funcionando

Aí complica um pouco, já que alimentar motores AC com baterias é mais complicado, então fica mais caro. Nesse caso precisa de um inversor senoidal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ton Alves disse:

Tenho um chalé no meio do mato onde não há rede de energia elétrica. Penso no futuro instalar energia solar. Por enquanto "me viro" com um gerador a gasolina. Como armazenar energia para operar meu notebook (Dell Inspiron) e um ventilador em algumas horas e manter um pequeno frigobar funcionando. Essa bateria seria recarregada pelo gerador a gasolina. Podem me ajudar? Que equipamentos e acessórios precisarei adquirir? Sou neófito no assunto, mas preciso demais desses equipamentos funcionando. Agradeço qualquer ajuda.

 

Basicamente, se já tem um gerador, vai precisar de um carregador de baterias.

Este aparelho chamado carregador é vendido por diversos fabricantes. 

 

A dica que dou é buscar um tipo de carregador que chamam de inteligente e automático.

Os outros que não tem "auto-controle" digamos assim, seria problemático pro senhor que é "neófito no assunto".

 

Segundo que as baterias de chumbo são sempre carregadas de forma lenta. Cargas rápidas diminuem o tempo de vida útil delas. 

É padrão das fábricas. Elas não podem ser carregadas por completo em menos de 10 horas. Pois isso já forçaria elas.

 

Então sempre divida o valor de corrente escrito na bateria por 10 horas. 

Essa é a regra. 

Exemplo: Bateria de 200AH Dividido por 10 = 20 amperes no máximo. 

 

Não há nada melhor que energia solar para fazer isso.

Acho muito mais vantagem que um gerador.

 

E por fim uma dica de um site que te dá uma base de autonomia:

http://www.mcm.ind.br/pt-br/calculadora/

 

Veja um exemplo:

para um notebook que consome 80w:

Um ventilador de 40 watts

um frigobar que vou colocar algo em torno de 60 watts:

Total 180 watts:

image.png.679d46f3e0b1a26cbb60c191fa8ae1e5.png

 

 

 

  

adicionado 6 minutos depois

Para começo de história, um painel de 270 watts.

O painel precisa de um tipo de regulador (Controlador de carga) para regular a tensão (tensão) que vai para a bateria.

Para um sistema de 12VC, pode ser usado um tipo que se chama controlador PWM.

 

O único cuidado é que tem muita coisa ruim no mercado.

É necessário muita pesquisa para achar uma marca boa. 

Os controladores PWM não são caros. 

Posso até pegar uma dica com os amigos de um bom controlador PWM pro senhor, caso se interesse.  

image.png.9422f99b2914ea1273326342f52b103b.png

adicionado 14 minutos depois

Pro gerador tem esta fonte aqui.

Ela tem ajuste de tensão e ajuste de corrente e serve como carregador de bateria. 

Para isso, o ajuste de tensão deve ficar em 13.8V

Se a bateria for de 200AH, a corrente não deve passar de 20 amperes. 

A própria fonte mostra os valores de corrente e de tensão. 

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679930918-fonte-automotiva-usina-120-ah-144v-bivolt-voltimetro-2018-_JM

automotiva-120-fonte-D_NQ_NP_864210-MLB2

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Completando a resposta acima, procure por baterias estacionárias. A construção interna delas é diferente das usadas em carros/caminhões (automotivas), são mais apropriadas para sua necessidade.

 

Uma curiosidade:

 

Participo de um grupo de energia solar OFF-GRID no whatsapp com 256 membros. 

Muitos usam baterias de carros/caminhões (automotivas).

Outros usam estacionárias. Não são muitos que usam estacionárias pois eles olham muito o preço.

 

Alguns dos que usam estacionárias baterias freedom, tem reclamado que as baterias tem durado pouco. Muito menos até que as automotivas. 

No mesmo sistema, controlador de carga e painel solar e mesmo regime de funcionamento, teve usuário que deu azar com as baterias freedom.

 

Os mesmos usuários que deram azar, ogara preferem só as automotivas.  

 

 

Segue um vídeo interessante que explica as diferenças entre as baterias automotivas e estacionárias:

https://www.youtube.com/watch?v=1IXMmvPngBQ&

 

 

 

adicionado 4 minutos depois

Outra coisa que o pessoal lá do grupo faz é descarregar as baterias a no máximo 11V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caríssimos Albert e Sérgio,

Realmente, visitando os links que vocês me mandaram fiquei mais ou menos entendo do assunto, um pouco (rsrsrsr) mas o suficiente pra estar tentado a tentar adquirir um gerador de energia solar. Sol aqui em Goiás é o que não falta! (rsrsrsr) Para isto, devo usar um painel apenas, como o sugerido pelo Albert? É suficiente?

image.png.49c481e27334ff466e1e7183c7c109d4.png

 

E, também tenho ouvido reclamações sobre baterias estacionárias não oferecerem os resultados que justifiquem os preços acima dos das estacionárias. 

Só mais uma pergunta aos senhores e quem mais quiser ajudar-me: Além do painel, que outros equipamentos e aparelhos devo adquirir além da ou das baterias?

Agradeço de coração a ajuda dos senhores. Sou um monge que vai viver sozinho num retiro, mas preciso enviar textos e atender pessoas via internet. Por isso a necessidade desse equipamento.

Muito agradecido?

Ah! Podem me indicar uma marca e modelo de um bom controlador PWM?

 

 

Denunciar post

 

 

#3  

Postado 14 horas (editado)

  17 horas atrás, Ton Alves disse:

Tenho um chalé no meio do mato onde não há rede de energia elétrica. Penso no futuro instalar energia solar. Por enquanto "me viro" com um gerador a gasolina. Como armazenar energia para operar meu notebook (Dell Inspiron) e um ventilador em algumas horas e manter um pequeno frigobar funcionando. Essa bateria seria recarregada pelo gerador a gasolina. Podem me ajudar? Que equipamentos e acessórios precisarei adquirir? Sou neófito no assunto, mas preciso demais desses equipamentos funcionando. Agradeço qualquer ajuda.

 

Basicamente, se já tem um gerador, vai precisar de um carregador de baterias.

Este aparelho chamado carregador é vendido por diversos fabricantes. 

 

A dica que dou é buscar um tipo de carregador que chamam de inteligente e automático.

Os outros que não tem "auto-controle" digamos assim, seria problemático pro senhor que é "neófito no assunto".

 

Segundo que as baterias de chumbo são sempre carregadas de forma lenta. Cargas rápidas diminuem o tempo de vida útil delas. 

É padrão das fábricas. Elas não podem ser carregadas por completo em menos de 10 horas. Pois isso já forçaria elas.

 

Então sempre divida o valor de corrente escrito na bateria por 10 horas. 

Essa é a regra. 

Exemplo: Bateria de 200AH Dividido por 10 = 20 amperes no máximo. 

 

Não há nada melhor que energia solar para fazer isso.

Acho muito mais vantagem que um gerador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As automotivas tem a má fama (não sei se é justificada ou não) de terem a vida encurtada por descarga profunda. @albert_emule , nesse grupo com tantos usuários de baterias com certeza dá para ter uma visão melhor sobre o real desempenho e durabilidade de ambos os tipos nessa aplicação. Nos fale mais sobre isso, a oportunidade de revisar conceitos é sempre boa.

E já que o papo está em baterias, o conceito de carga de estacionária em 10% Ah é muito disseminado, mas em sites produtores de baterias é comum apresentarem curva de carga com 20% de Ah. Considerando as ineficiências e o fato do fim ser mais lerdo, isso nos daria 6h para razoável recarga caso a bateria estivesse completamente descarregada.

https://www.robocore.net/upload/ManualTecnicoBateriaUnipower.pdf

Este link é das baterias Unipower, no início da página 8 tem um gráfico de recarga a 0,2C de corrente.

adicionado 13 minutos depois

@albert_emule, ainda explorando o tema baterias: Temos a memória de que baterias automotivas, tão logo o motor parte estão ligadas diretamente ao alternador e este tem um regulador bem simples: 14,4V sem nenhum controle de corrente que irá para a bateria. Olhando para a capacidade dos alternadores notará que dá muito mais que esse papo de 10% ou 20% do Ah da bateria. E as baterias dos nossos carros (os meus pelo menos) tem durado sempre acima de 4 anos. Duraria mais se tivesse esse controle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

As automotivas tem a má fama (não sei se é justificada ou não) de terem a vida encurtada por descarga profunda. @albert_emule , nesse grupo com tantos usuários de baterias com certeza dá para ter uma visão melhor sobre o real desempenho e durabilidade de ambos os tipos nessa aplicação. Nos fale mais sobre isso, a oportunidade e revisar conceitos é sempre boa.

Não seria o caso de revisar conceitos.

O que você disse está absolutamente certo. 

Estacionárias padrão OPZS duram mais de 10 anos. 

 

É que no caso das baterias freedom, pode ser que esta marca não seja boa o suficiente. 

Com o pessoal lá elas tem durado pouco. Menos até que as automotiva. 


E tem outro detalhe que eu estive vendo lá no vídeo:

image.thumb.png.eae15f5d955be4c86fb1b0e04133f50f.png

 

Eu não tenho visto esta diferença no alongamento nas baterias da marca freedom, o que pode significar que as placas de chumbo das baterias freedom são iguais às placas das baterias automotivas. 

Leva a crer que as da marca freedom não possui nenhum reforço para fazer jus ao nome estacionária. 

adicionado 4 minutos depois
49 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

E já que o papo está em baterias, o conceito de carga de estacionária em 10% Ah é muito disseminado, mas em sites produtores de baterias é comum apresentarem curva de carga com 20% de Ah. Considerando as ineficiencias e o fato do fim ser mais lerdo, isso nos daria 6h para razoável recarga caso a bateria estivesse completamente descarregada.

https://www.robocore.net/upload/ManualTecnicoBateriaUnipower.pdf

Este link é das baterias Unipower, no início da página 8 tem um gráfico de recarga a 0,2C de corrente.

 

Neste caso combinaria mais com energia solar. 

O sol tem uma média de umas 6 horas. 

Entre nuvens, horário mais forte e horário mais fraco, fica uma média de 6 horas. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ton Alves disse:

Caríssimos Albert e Sérgio,

Realmente, visitando os links que vocês me mandaram fiquei mais ou menos entendo do assunto, um pouco (rsrsrsr) mas o suficiente pra estar tentado a tentar adquirir um gerador de energia solar. Sol aqui em Goiás é o que não falta! (rsrsrsr) Para isto, devo usar um painel apenas, como o sugerido pelo Albert? É suficiente?

 

Tem que usar um regulador que irá adequar a energia dos painéis ao nível que as baterias pedem.

Como o senhor citou que está com interesses em energia solar, eu me adiantei e foi perguntar aos amigos do OFF-GRID qual seria o melhor controlador PWM do mercado. 

 

Me disseram que por enquanto o melhor, o top na linguagem deles, é este do anúncio abaixo.

Esta marca e modelo aí:  

https://pt.aliexpress.com/item/controllers-built-in-USB-output-terminal-VS1024AU-VS2024AU-VS3024AU-VS4524AU-VS6024AU-solar-system-power-bank-regulators/32824673388.html?shortkey=bqyiuiUj&addresstype=600

 

 

 

 

 

 

Citação

image.png.49c481e27334ff466e1e7183c7c109d4.png

 

E, também tenho ouvido reclamações sobre baterias estacionárias não oferecerem os resultados que justifiquem os preços acima dos das estacionárias. 

 É justamente isso que tem ocorrido lá no grupo. O custo/benefício não tem muito atrativo.

Pois quando são baterias de alta qualidade como as de padrão OPZS, são muito caras. 

Só para o senhor ver:

Eu orcei um conjunto OPZS de 24V por 200AH e ficou em R$7.838,40

 

Este conjunto que orcei seria a mesma coisa que 12V por 400AH

Pois o que muda é a organização do conjunto.  

Portanto, uma bateria de 12V por 400AH neste padrão estacionária OPZS também custa R$7.838,40.

Não tem nenhum custo benefício. Embora durem mais de 10 anos. 

 

As freedom custam mais caro que as automotivas e tem durando igual ou até menos. 

Também nenhum custo benefício. 

 

Citação

Só mais uma pergunta aos senhores e quem mais quiser ajudar-me: Além do painel, que outros equipamentos e aparelhos devo adquirir além da ou das baterias?

O controlador de carga:

Este é um site na china. 

Mas devem ter em lojas brasileiras.

Procure pela marca nas lojas aqui no Brasil. 

https://pt.aliexpress.com/item/controllers-built-in-USB-output-terminal-VS1024AU-VS2024AU-VS3024AU-VS4524AU-VS6024AU-solar-system-power-bank-regulators/32824673388.html?shortkey=bqyiuiUj&addresstype=600

Citação

Agradeço de coração a ajuda dos senhores. Sou um monge que vai viver sozinho num retiro, mas preciso enviar textos e atender pessoas via internet. Por isso a necessidade desse equipamento.

Muito agradecido?

Ah! Podem me indicar uma marca e modelo de um bom controlador PWM?

Já está indicado :thumbsup:

 

adicionado 5 minutos depois
31 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Mais uma sopa de letrinhas... faz parte. ke ke é isso?

image.png.5569c891ea711df30ff8815b621306fa.png

 

image.thumb.png.cf55d8ecf82991fd73c82685c77f3a29.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro  albert_emule,

 

Para um painel como este da foto qual controlador devo buscar? Pode ser de 10A ou 20A, ou mais?

image.png.cca6cd170bd7a88747a6445283ba4734.png

 

E esse painel é suficiente para aquelas necessidades que eu falei?

19 horas atrás, albert_emule disse:

Tenho um chalé no meio do mato onde não há rede de energia elétrica. Penso no futuro instalar energia solar. Por enquanto "me viro" com um gerador a gasolina. Como armazenar energia para operar meu notebook (Dell Inspiron) e um ventilador em algumas horas e manter um pequeno frigobar funcionando.

Ao que me parece uma bateria de 24V por 200AH  daria conta do recado. Concorda?

Desculpe eu estar fazendo peguntas simplórias, é que, como disse pouco ou nada entendo do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ton Alves disse:

Caro  albert_emule,

 

Para um painel como este da foto qual controlador devo buscar? Pode ser de 10A ou 20A, ou mais?

image.png.cca6cd170bd7a88747a6445283ba4734.png

 

E esse painel é suficiente para aquelas necessidades que eu falei?

Ao que me parece uma bateria de 24V por 200AH  daria conta do recado. Concorda?

Desculpe eu estar fazendo peguntas simplórias, é que, como disse pouco ou nada entendo do assunto.

 

 

Veja um exemplo real.

O que ele usa em casa é mais ou menos o que o senhor quer usar:

Montando um sistema semelhante ao dele, o senhor terá êxito no seu objetivo. 

https://www.youtube.com/watch?v=C1xFttKngaM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

adicionado 11 minutos depois

Se fosse eu, compraria o seguinte Kit:

 

O controlador eu compraria da china por ser mais barato.

Mesmo quando taxado, fica mais barato. 

Eu compraria um da marca Fangpusun MPPT 150 | 70D lá na china. 

 

image.png.b1e43505f42db103a3ead75c7160d459.png

 

 

image.png.68a35bf8db920bfa7a4d3035a2530170.png

 

 

Bateria da marca que mais gostar. 

Inversor da marca que mais gostar.

 

 

 

image.thumb.png.378a191192484b6531c213d2da2de74b.png

 

 

 

 

 

adicionado 13 minutos depois

Mais um exemplo de sistema de um dos membros do grupo que citei: 

https://www.youtube.com/watch?v=XLCr3aYv9Sg&

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando aqui no seu caso: geração a gasolina (tá um absurdo). Essas estacionárias exigem carga lenta, não sei por quantas horas diárias pretende ligar o motor. E tem o fato das reclamações sobre vida/desempenho das estacionárias citada pelo @albert_emule . Disse pretender ter placa solar, mas entendi que isso que num futuro mais distante. Bateria automotiva é carregada no tranco, sem regulagem de corrente, essa é a realidade nos carros e caminhões. Com carga reguladinha talvez até tenham vida mais longa que os atuais 4 a 5 anos dentro dos veículos mas isso pode te custar caro se tiver que manter o gerador a gasolina ligado por mais horas só por conta disso.

Proposta a ser pensada: um transformador com saida de 12V x 500VA, ponte retificadora de 50A e um resistor de 0,1R x 50W conseguem recarregar uma bateria de 200Ah num máximo de 5h.

200Ah só é grande no tamanho, no peso e no bolso. Não acumula tanta energia assim, vai depender do que pretende ter ligado nos momentos em que a gerador estiver parado.

Um item que consome razoável e nunca é desligado é a geladeira. Para quem nunca viu vai pensar que é piada, mas existe um modelo que utiliza chama de gás de cozinha para refrigerar. Não é duplex, é aquela simples de refrigerador. Indicada para o meio rural (seu caso). Vi isso a primeira vez em 1980. Não sei se ainda produzem isso. Como o consumo de uma geladeira elétrica (a comum) é de uns 400W e seu funcionamento intermitente, só para ela vai uma bateria de 180Ah. E tem o resto da casa... 2 baterias, qualquer coisa entre 360Ah e 400Ah para um uso moderado (banho quente nem pensar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Para quem nunca viu vai pensar que é piada, mas existe um modelo que utiliza chama de gás de cozinha para refrigerar. Não é duplex, é aquela simples de refrigerador. Indicada para o meio rural (seu caso). Vi isso a primeira vez em 1980. Não sei se ainda produzem isso. Como o consumo de uma geladeira elétrica (a comum) é de uns 400W e seu funcionamento intermitente, só para ela vai uma bateria de 180Ah. E tem o resto da casa... 2 baterias, qualquer coisa entre 360Ah e 400Ah para um uso moderado (banho quente nem pensar).

 

Eu sempre achei isso facimenite: 

Do calor você faz gelo: 

https://www.youtube.com/watch?v=kEuY_sC2L5s

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caríssimos amigos e mestres, como havia dito, ganhei uma geladeirinha a gás. Está precisando de uns reparos...mas como sou um monge pobre dá pro gasto. Estou vendo preços de kis de energia solar pra manter um pequeno ventilador uma tv por algumas horas (2 ou 3) e duas lâmpadas e carregar o notebook. Vi que com um bom inversor de energia posso fazer funcionar tudo isto com um kit de mais ou menos 900 reais;(Painel Placa Solar Fotovoltaica 250w + Controlador 30a Lcd e Inversor 12/;220. Precisarei de mais o que além de uma bateria? Não estou em busca de conforto, apenas de um mínimo para sobreviver e poder rezar e ajudar no aconselhamento das pessoas. Acho que isso será suficiente e ainda estarei ensinando, ou dando um exemplo, de sustentabilidade pras pessoas. O que vocês acham?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo começa pelo consumo. Determinado o consumo monta-se o sistema.

Fazendo contas:

- consumo da sua TV X 3 horas

- Consumo das lampadas de LED x horas diárias que vai usa-las

- Idem para o notebook

- Idem outras coisas que não relacionei

- some ao menos 200Wh para outras coisas que talvez venha a ter (a vida é dinâmica).

Feitas as contas acima terás seu consumo diário em Watts/hora.

Vamos supor que a conta dê 1000W/h

Seu inversor não é perfeito, vai arrancar da bateria 1200Wh para te entregar os 1000Wh

Sua bateria não pode ser totalmente descarregada. Se for estacionária, no máximo 80%. Fazendo conta, a bateria terá que ter 1500Wh de capacidade para que possa utilizar 1000Wh.

A bateria é de 12V, 1500Wh / 12V = 125Ah.

Então irá precisar de 125Ah de bateria 12V para cada 1000Wh de consumo diário.

Vimos a pouco que para cada 1000Wh de consumo se arranca 1200Wh da bateria. A bateria não é perfeita, não consegue guardar toda a potência que recebe. O aparelho que recebe a energia do painel e carrega a bateria tb tem suas perdas. Assim sendo, para repor os 1200Wh extraidos da bateria, podemos estimar que seu painel solar terá que gerar no mínimo 1400Wh por dia para cada 1000Wh de consumo diário. Então um painel de 250W para cada 1000Wh de consumo deve dar conta. Pode parecer exagerado um painel desses, mas lembre que 250W ele te fornece num sol de Nordeste e ainda assim apenas no horário de maior insolação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...