Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WHEA UNCORRECTABLE ERROR ao jogar - Entrando em depressão


Informatheus

Posts recomendados

Pense assim... Seu computador precisa de 333W para funcionar... uma de 450W te da uma folga de 117... e vai consumir em torna de 150W a mais sem necessidade.. pela sua config ainda da para usar uma 1080 sem problemas...

 

A de 550W te da uma folga de 217W mas vai gaster sem necessidade em 250W (Isso impacta na conta de LUZ).

 

Não vale a pena pegar uma fonte super dimessenionada.. é desperdício de dinheiro... No seu caso.. se não tem tem a de 500W eu ia para baixo.. na 450... Se achar, a VS 500 tambem é uma boa fonte..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se no calculador eu subir o clock da VGA pro máximo do modo OC, sobe pra 400w, mas ele continua recomendando a fonte 450w bronze...

image.png.8c6b4f3ae644fd80160165f7a93ed103.png

 

Aguardando conselhos...

adicionado 2 minutos depois

@bngomes Mesmo depois desse último cálculo da VGA no modo OC que sugere 400w, você ainda aconselha a CX450?
Se sim, creio que vou pegar ela então.
-> https://outervision.com/b/NDz5UL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade sobre pra 350W,,, 400W é o recomendado,, sim.. pelos motivos que disse.. 

 

A carga na sua CPU é o que esta em Load Wattage.. ou potencia necessária em carga total... 

 

Na verdade minha recomendação é uma de 500W pra te dar uma boa margem.. mas a de 450W ainda te da uma margem de confortável de 450W. leve em conta que o que consome mais é a GPU..

 

Se você fizer um upgrade da CPU por exemplo, o seu processador tem a mesma potencia do meu 7700K.. logo não mudaria em nada para a fonte..

 

Ja quando muda a GPU.. você tem uma margem para trocar por uma um TDP de ate 100W a mais que a sua atual... ou seja, ate pelo menos a 1080 uma de 450W suporta... então.. fique na faixa de 450-550.. a que você encontrar com melhor preço pra você.. se puder pagar a de 550W pegue... se quiser economizar , mas com uma segurança para update, pegue a de 450W ou 500W...

 

Vai mais de seu bolso mesmo.. mas como disse.. um de 450W já suficiente... acime de 550W, você vai estar jogando dinheiro fora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só voltei aqui para mencionar uma coisa que eu lembrei.

Na minha antiga Asus, lembro que quando eu acionava o modo Optimal nela, dava esse erro até mesmo fora dos jogos, ás vezes 1min após o logon. Por isso eu deixava sempre no Normal, aí travava só nos jogos.

Falei isso pra manutenção e eles devem ter ido no embalo e por isso falaram que o problema era na MB.
Só queria confirmar se isso colabora para o problema ser a fonte.
O que acham?

 

image.png.6e152bb028410c1ebb435342d093a2e4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou ressuscitando o tópico com mais desespero do que quando criei porque agora eu troquei a fonte por uma Corsair CX550 e fui jogar todo feliz, e A DESGRAÇA DO ERRO CONTINUA.
Amigos, foi R$700,00 praticamente jogados fora sem eu poder pra tentar resolver este erro.
Por favor me ajudem. Ainda pode ser a memória ou (f*deu) o processador.
Mano, eu to inconsolável aqui...

 

adicionado 13 minutos depois

Qual a chance de isso ser relacionado ao gabinete, por exemplo algum dos fios do painel frontal dando curto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, como disse em um das primeiras respostas...

 

A fonte que você tinha antes era uma bomba;;; essa fonte, poderia ter danificado sua placa de vídeo.. e aparentemente ela realmente fez isso... a má noticia.. o problema não está nem na memoria ou processador... está na placa de vídeo, danificada pela fonte ruim que você usava...

 

Essa á de longe a maior probabilidade... mas antes de condenar a placa de vídeo... tire ela e tente usando o vídeo onboard... se conseguir jogar com ele, sem dar o erro... o problema é na placa de vídeo... se continuar, o problema é o processador

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, bngomes disse:

Cara, como disse em um das primeiras respostas...

 

A fonte que você tinha antes era uma bomba;;; essa fonte, poderia ter danificado sua placa de vídeo.. e aparentemente ela realmente fez isso... a má noticia.. o problema não está nem na memoria ou processador... está na placa de vídeo, danificada pela fonte ruim que você usava...

 

Essa á de longe a maior probabilidade... mas antes de condenar a placa de vídeo... tire ela e tente usando o vídeo onboard... se conseguir jogar com ele, sem dar o erro... o problema é na placa de vídeo... se continuar, o problema é o processador

 

 

O f*da dessa teoria é que mesmo antes de trocar a VGA ele já dava esse erro cara, só que bem mais raramente, visto que eu jogava jogos bem mais leves. Acontecia mais quando eu setava o modo Asus Optimal na MB, por isso eu deixava no modo normal e jogava de boa.
E como eu vou provar pra garantia da Kabum que uma tela azul com esse erro é a VGA? P.q.p q ***** que eu to...
E sobre "se continuar, o problema é o processador", ainda tem a memória ram...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara , se dava antes, o problema não é da VGA.. o que é uma boa noticia...

 

Esses "modos" da BIOS, são perfis de Overclock do processador correto?

 

Este erro dá se você colocar tudo como default na BIOS? 

 

Eu to questionando isso por que Overclock depende muito de processador para processador... O meu mesmo, se colocar algum dos perfis que vem na minha placa-mãe, eu recebo erros também... 

 

Se colocando a BIOS em Default para de dar o erro, não tem muito o que fazer, seu processador não está aguentando OC.

 

Ps: fiz uma pesquisa maior sobre esse Erro. o que descobrir é que normalmente ele relacionado com a tensão que ta sendo enviada para CPU.. talvez por isso quando você escolhe algum "Perfil" na BIOS o erro esteja acontecendo...

 

Eu sugiro que você rode o prime95 para estressar a CPU com a configuração atual e veja se dá o erro...

Depois rode com a BIOS em default e veja se fica estavel por umas 1-2 horas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse perfil era da antiga MB, a Asus. Agora eu to com a Asrock. E sim, tudo na bios está em default, com exceção da ordem de boot que eu usei pra instalar o windows.

Ja fiz teste de stress com o AIDA, estressando tudo (VGA, CPU, memória, HD), mas por uns 15 minutos apenas, posso fazer por mais.

Meu processador tem clock em 4 e boost em 4.4, será que ele trava quando ativa o boost? E se for o caso, tem como desativar isso?

E porque você descarta tanto a memória e o HD?
Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que a gente tem de descartar em partes... HD é o mais difícil de dar um problema que gere tela azul... e memoria eu descartaria por enquanto...

 

Pelo que você já falou.. eu descarto a Placa de Video agora, pois o erro acontecia sem ela... 

 

E por que eu acho que seja algo na CPU: algumas coisas que achei na NET

 

WHEA = Windows Hardware Error Architecture. It is an error called by the CPU but necessarily caused by it.

Can be caused by heat, have you cleaned inside PC recently? got rid of dust in fans/heatsinks
can be caused by overclocking software, so remove MSI Afterburner or Asus AIO Suite (If a Asus motherboard)
remove overclocks

 

Mais basicamente, quase todos os posts que achei dizem que é uma falha de hardware... pode ser memoria, sim pode...

 

Mas por que eu acho que é a CPU... você já trocou a placa-mãe e o erro continuou.. então só sobrou CPU e Memoria para causar...

 

Se quiser testar se é memoria primeiro... pode testar.. mas do mesmo jeito que eu falei.. estressanddo ou tentando fazer com que dê o erro...no jogo que você estava por exemplo... 

 

Se tiver mais de um Pente de memoria tire todos e rode os teste com apenas 1 instalado.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa se preocupar... vá jogando e veja se a temperatura começa a subir... não precisa ser no momento do erro...

E quanto aos clocks ele deve ficar estavel.. se ficar em 4400 é por que o Boost ta ativo... mas acredito que jogando vai ficar no clock base.. como disse, esse clock de boost só entra em ação quando está usando 1 core só..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei esse afterburner. Ele mostra ingame essas informações? porque senão vou ter que ficar dando alt tab.
E se ele conseguir salvar um log até pouco antes do PC travar seria ótimo tb.

adicionado 10 minutos depois

Fui pesquisar aqui sobre ele. Ele monitora CPU também? porque pelo que eu vi eh só VGA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas dando mais informações...
Joguei hoje na hora do almoço por 2h, foi de boa.
Agora a pouco fui jogar, após uns 20 min resolvi fazer um teste:
- dei alt+tab no jogo.
- abri o chrome.
- abri 3 sites em 3 abas diferentes, td de uma vez (usando a barra de favoritos).
- antes de eu voltar pro jogo, enquanto os sites ainda carregavam, deu a tela azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...