Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Config dos cooler laterais: exaustão?


Gaud

Posts recomendados

Pessoal, tenho um gabinete aerocool x-warrior red devil (igual o da imagem). Atualmente ele conta com um FAN exaustor na parte traseira (1500rpm) e 2 puxando ar na frente (1500 rpm e 1200rpm). Comprei recentemente uma gtx 1060 e um ryzen 5 1400 (cooler Hyper TX3 da cooler master) que pretendo fazer OC com uma GA-AB350M-DS2.

 

Pensei em colocar 1 ou 2 FANs na lateral do gabinete para ajudar. Mas eu não pretendo usar os FANs puxando o ar pois puxaria MUITO pó pra dentro do gabinete. (eu já uso um filtro "meia-calça preta " na lateral justamente pra evitar isso :D) . Será que compensa usar um FAN como exautstão la lateral? O que vocês acham?

 

 image.thumb.png.ab12c218ddeb2b10b062def34060f580.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gaud disse:

Pessoal, tenho um gabinete aerocool x-warrior red devil (igual o da imagem). Atualmente ele conta com um FAN exaustor na parte traseira (1500rpm) e 2 puxando ar na frente (1500 rpm e 1200rpm). Comprei recentemente uma gtx 1060 e um ryzen 5 1400 (cooler Hyper TX3 da cooler master) que pretendo fazer OC com uma GA-AB350M-DS2.

 

Pensei em colocar 1 ou 2 FANs na lateral do gabinete para ajudar. Mas eu não pretendo usar os FANs puxando o ar pois puxaria MUITO pó pra dentro do gabinete. (eu já uso um filtro "meia-calça preta " na lateral justamente pra evitar isso :D) . Será que compensa usar um FAN como exautstão la lateral? O que vocês acham?

 

 image.thumb.png.ab12c218ddeb2b10b062def34060f580.png

@Gaud Os testes que eu fiz aqui  uma vez com fans laterais não deram muita diferença com eles como ventilador ou exaustor. Mas não gosto muito da ideia de tê-lo como exaustor lateral, porque dá a impressão de que "quebra" o fluxo de ar interno (ar quente sobe, ar frio chega por baixo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Mallman420 disse:

Critique quem quiser, apos adicionar coolers laterais tanto puxando como soprando, obtive 3 a 5 graus a mais na temp tanto da vga como na cpu

 

Nossa, conseguiu MUITA diferença mesmo! Com um mero fan. Você precisou usar quantos fan @Mallman420. Você ja tinha fans puxando e tirando ar?

 

25 minutos atrás, addamuss disse:

@Gaud Os testes que eu fiz aqui  uma vez com fans laterais não deram muita diferença com eles como ventilador ou exaustor. Mas não gosto muito da ideia de tê-lo como exaustor lateral, porque dá a impressão de que "quebra" o fluxo de ar interno (ar quente sobe, ar frio chega por baixo).

 

Nem me fala. Mas o pó também que eles jogaria pra dentro seria absurdo :tw_bawling:

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Telmo Chaise disse:

Olá.

 

O ideal é como mostra a figura anexa.

Phantom_410.jpg

Só se eu fizesse um filtro muito bom pro cooler lateral. Tem ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ando muito reticente com esta questão de cooler e refrigeração de gabinete.

 

Assisti muitos (muitos mesmo!) vídeos no Youtube, li muita coisa em diversos fóruns e, usando meu conhecimento básico física, cheguei a conclusão de que nada disso é tão importante.

 

Atualmente, com periféricos mais eficientes, a geração de calor tende a diminuir...

Nos "antigamentes" da vida, com maior geração de calor, coolers sem qualidade e gabinetes bem apertados, até poderia ser notado algum problema...mas atualmente, não vejo isso.

 

Os pontos críticos já estão com cooler dedicado (processador e GPU)...ou seja, o aquecimento do ar por radiação já estão bem controlado.

 

A questão do ar quente subir e outras mais, são observadas na atmosfera e geram os fenômenos climáticos...agora, dentro de um gabinete, a situação não é assim e, particularmente, não acredito que chegue a comprometer alguma coisa.

 

Caso contrário, o gabinete aberto seria a melhor (e mais lógica!) solução de todas.

O ar quente seria trocado constantemente com o ar ambiente...pura questão de física.

 

Vemos alterações em locais com temperaturas acentuadas. Nordeste e norte tem usuários relatando problemas com temperatura, mas é preciso analisar cada caso, afinal, pelo lado contrário, um morador do Alaska nem precisaria de cooler no processador. 

 

Resumindo toda essa divagação...

 

Não gaste muita grana com cooler. Coloque o básico e de boa qualidade.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...