Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gaud

Cuidados no OC com a placa-mãe

Recommended Posts

Pessoal, comprei uma GIGABYTE GA-AB350M-DS2 pra tentar um OC simples em um Ryzen 5 1400 até 3.8 Ghz, usando o cooler Hyper Tx3 da cooler master. Como essa placa não conta com muitos dissipadores, pensei em monitorar a placa pra evitar danos. O problema é que não sei muito bem o que monitorar e como. Pensei da temperatura do chipset... mas seria só isso? Qual seria o limite? Qual programa usar para monitorar?

 

Também fiz um tópico sobre a ventilação do gabinete para isso --> AQUI

 

Obrigado!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A parte da placa-mãe que mais sofre com o overclock é o VRM (ao lado esquerdo do socket AM4).

Com exceção das placas mais tops, o VRM não tem sensor de temperatura próprio... então o único jeito é medindo com um termômetro a lazer ou usando algum sensor de temperatura externo.

 

No caso da sua placa ela não possui dissipador de valor no VRM, o que acarretará em temperaturas mais altas do circuito sobre stress em over.

Editado por BlackLine

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na real, seu processador é relativamente fraco e não vai exigir tanto assim da placa-mãe. Mas se seu nível de paranoia for realmente alto, ou se colocar um processador mais potente no futuro, é só grudar um fan perto dos VRM que vai resolver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×