Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gaud

Cuidados no OC com a placa-mãe

Recommended Posts

Pessoal, comprei uma GIGABYTE GA-AB350M-DS2 pra tentar um OC simples em um Ryzen 5 1400 até 3.8 Ghz, usando o cooler Hyper Tx3 da cooler master. Como essa placa não conta com muitos dissipadores, pensei em monitorar a placa pra evitar danos. O problema é que não sei muito bem o que monitorar e como. Pensei da temperatura do chipset... mas seria só isso? Qual seria o limite? Qual programa usar para monitorar?

 

Também fiz um tópico sobre a ventilação do gabinete para isso --> AQUI

 

Obrigado!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A parte da placa-mãe que mais sofre com o overclock é o VRM (ao lado esquerdo do socket AM4).

Com exceção das placas mais tops, o VRM não tem sensor de temperatura próprio... então o único jeito é medindo com um termômetro a lazer ou usando algum sensor de temperatura externo.

 

No caso da sua placa ela não possui dissipador de valor no VRM, o que acarretará em temperaturas mais altas do circuito sobre stress em over.

Editado por BlackLine

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na real, seu processador é relativamente fraco e não vai exigir tanto assim da placa-mãe. Mas se seu nível de paranoia for realmente alto, ou se colocar um processador mais potente no futuro, é só grudar um fan perto dos VRM que vai resolver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×