Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar imagem Backup Windows 32-Bits configurado


Visitante

Posts recomendados

Eu nem sei se postei na área certa, pois bem.

Eu peguei uma máquina antiga com Windows XP, porém eu gostaria de fazer um Backup da instalação (com suas partições) como Backup caso algo aconteça com o disco rígido dela e eu possa restaurar deste ponto com as mesmas configurações (Registros, Arquivos, Impressoras e Mapeamentos de Rede).

 

Levando em consideração que a instalação tem apenas 10 Gigas em média.


Eu achei vários programas pra criar o que eu vi chamarem de CLONAGEM. Mas nenhum que criasse a imagem pra ser usada depois, somente direto para PEN-Drive ou HD novo acessado por um adaptador de SATA/IDE para USB.

Eu gostaria de saber se alguém pode me recomendar um software em qualquer idioma (Ocidental) para realizar este serviço sem dificuldades e se é necessário desligar a a HD com a instalação ou eu devo fazer dentro dessa instalação o próprio Backup/Clonagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você usar um disco de instalação dos Windows mais novos pode usar o comando DISM pelo prompt de comando. Ou então usar um gerenciador de discos que eu gosto muito, chamado BootIt NG (prefira o NG que é mais simples que o BM)

 

Grava num CD ou pendrive e dá o boot por ele. Pode reparticionar, criar imagens criar cópias, etc, etc, etc...

 

https://www.terabyteunlimited.com/bootit-next-generation.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor no seu caso seria clonar o disco inteiro para outro disco ou dispositivo de armazenamento, você teria que dispor de outro disco ou dispositivo de armazenamento com espaço para armazenar a imagem idêntica do disco para poder clonar depois. Qualquer programa que clone disco te permitiria fazer isso, é bem simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer programa que usar para clonar vai clonar as licenças junto, desde que use na mesma máquina (placa-mãe). Alguns programas amarram a licença ao ID da formatação da partição, mas se for o caso tem como ajustar. Se me lembro do XP ele não faz isso não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu fiz o que disse anteriormente, usei o sistema de backup do Windows XP.
Iniciar > Todos Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Backup

 

Pelo assistente gerei um Backup com somente as pastas dos programas (Sem as dos usuários) e por padrão já inclui automaticamente as configurações do Windows.

Não salvei em Pen-Drive por que ao fazer isso o dispositivo ficou em modo de leitura e não consegui mais usar, então transferi via rede pra nova máquina.

Na nova máquina segui os mesmos passos mas para restaurar (coloquei pra substituir os arquivos mas preservar dados de restauração), após o assistente terminar eu reiniciei a máquina abri os programas e estavam funcionando perfeitamente com o registro igual da antiga.

 

Vale lembrar que os programas são padrão na raiz por exemplo:

C:\sofwareA\software.exe

C:\SoftwareB\software.exe

C:\server\startsrv.exe

Eu não testei com programas mais modernos por que se fosse uma máquina moderna (x64) com programas atuais as licenças provavelmente seriam controladas por uma ou mais contas no site das empresas correspondentes.

 

Realmente só fiz isso por que nenhum destes programas teria como registrar por que as empresas descontinuaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

No meu W.7 Home Premium, a ferramenta embutida não funciona bem. Desisti.

Criador de Imagem Total (Sistema + Programas Instalados + Documentos, etc)

Não apenas BackUp (Clonar).

Para um leigo, qual o mais seguro, eficiente, pago ou gratuito

.

Macrium Reflect   (estou de olho neste) / Nero simples genuíno (Versão 7 que vi que é menos pesado). / Ashampoo genuíno / Roxio (??) / Acronis / CDBurnerXP / 

 

Aceito sugestões, solicito que sejam detalhadas, isto é, dizendo motivos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A partir do Windows Vista ou 7 o Windows é capaz de fazer backup de imagem do sistema sem qualquer software de  terceiros mais se você quer usar um tem os seguintes:

 

Gratuitos:

Clonezilla, doClone, FSArchiver, G4L, g4u, Partimage, Partclone.

 

Pagos:

Acronis True Image, EaseUS Partition Master

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...