Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
TanatosMaker

Criar imagem Backup Windows 32-Bits configurado

Recommended Posts

Eu nem sei se postei na área certa, pois bem.

Eu peguei uma máquina antiga com Windows XP, porém eu gostaria de fazer um Backup da instalação (com suas partições) como Backup caso algo aconteça com o disco rígido dela e eu possa restaurar deste ponto com as mesmas configurações (Registros, Arquivos, Impressoras e Mapeamentos de Rede).

 

Levando em consideração que a instalação tem apenas 10 Gigas em média.


Eu achei vários programas pra criar o que eu vi chamarem de CLONAGEM. Mas nenhum que criasse a imagem pra ser usada depois, somente direto para PEN-Drive ou HD novo acessado por um adaptador de SATA/IDE para USB.

Eu gostaria de saber se alguém pode me recomendar um software em qualquer idioma (Ocidental) para realizar este serviço sem dificuldades e se é necessário desligar a a HD com a instalação ou eu devo fazer dentro dessa instalação o próprio Backup/Clonagem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você usar um disco de instalação dos Windows mais novos pode usar o comando DISM pelo prompt de comando. Ou então usar um gerenciador de discos que eu gosto muito, chamado BootIt NG (prefira o NG que é mais simples que o BM)

 

Grava num CD ou pendrive e dá o boot por ele. Pode reparticionar, criar imagens criar cópias, etc, etc, etc...

 

https://www.terabyteunlimited.com/bootit-next-generation.htm

Editado por Walter C. Catelan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor no seu caso seria clonar o disco inteiro para outro disco ou dispositivo de armazenamento, você teria que dispor de outro disco ou dispositivo de armazenamento com espaço para armazenar a imagem idêntica do disco para poder clonar depois. Qualquer programa que clone disco te permitiria fazer isso, é bem simples.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responderem, mas vocês sabem se isso vai manter as licenças dos programas?
Eu estava pensando em usar o sistema de Backup padrão do Windows XP, será que recupera as licenças?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer programa que usar para clonar vai clonar as licenças junto, desde que use na mesma máquina (placa-mãe). Alguns programas amarram a licença ao ID da formatação da partição, mas se for o caso tem como ajustar. Se me lembro do XP ele não faz isso não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu fiz o que disse anteriormente, usei o sistema de backup do Windows XP.
Iniciar > Todos Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Backup

 

Pelo assistente gerei um Backup com somente as pastas dos programas (Sem as dos usuários) e por padrão já inclui automaticamente as configurações do Windows.

Não salvei em Pen-Drive por que ao fazer isso o dispositivo ficou em modo de leitura e não consegui mais usar, então transferi via rede pra nova máquina.

Na nova máquina segui os mesmos passos mas para restaurar (coloquei pra substituir os arquivos mas preservar dados de restauração), após o assistente terminar eu reiniciei a máquina abri os programas e estavam funcionando perfeitamente com o registro igual da antiga.

 

Vale lembrar que os programas são padrão na raiz por exemplo:

C:\sofwareA\software.exe

C:\SoftwareB\software.exe

C:\server\startsrv.exe

Eu não testei com programas mais modernos por que se fosse uma máquina moderna (x64) com programas atuais as licenças provavelmente seriam controladas por uma ou mais contas no site das empresas correspondentes.

 

Realmente só fiz isso por que nenhum destes programas teria como registrar por que as empresas descontinuaram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu W.7 Home Premium, a ferramenta embutida não funciona bem. Desisti.

Criador de Imagem Total (Sistema + Programas Instalados + Documentos, etc)

Não apenas BackUp (Clonar).

Para um leigo, qual o mais seguro, eficiente, pago ou gratuito

.

Macrium Reflect   (estou de olho neste) / Nero simples genuíno (Versão 7 que vi que é menos pesado). / Ashampoo genuíno / Roxio (??) / Acronis / CDBurnerXP / 

 

Aceito sugestões, solicito que sejam detalhadas, isto é, dizendo motivos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A partir do Windows Vista ou 7 o Windows é capaz de fazer backup de imagem do sistema sem qualquer software de  terceiros mais se você quer usar um tem os seguintes:

 

Gratuitos:

Clonezilla, doClone, FSArchiver, G4L, g4u, Partimage, Partclone.

 

Pagos:

Acronis True Image, EaseUS Partition Master

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×