Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque o SSD da Samsung de 5 anos atrás é mais rápido que o WD bem mais novo?


raulgrangeiro
Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Pessoal, tenho um SSD da Samsung, um 840 EVO 250 GB, desde 2014 e está rodando na minha máquina principal de trabalho: i7 4790 + 16 GB DDR3 1600 MHz CL9 + GTX 970 O.C., e recentemente comprei um WD Green 240 GB e instalei no meu notebook: i5 4210U + 8 GB DDR3 1600 MHz CL11 + GeForce 820M.

 

Eu notei que o SSD da Samsung, mesmo sendo lançado em 2013, ou seja, 5 anos atrás, é pelo menos duas vezes mais rápido que o da WD. Porque isso acontece? Não que o SSD da WD seja lento, pelo contrário, é muito rápido mesmo, o notebook ficou excelente para uso pessoal, mas é notável que o da Samsung é mais ágil para inciar apps e abrir arquivos. O único ponto em que o WD foi mais rápido foi para inciar o sistema, mas ao mesmo tempo o PC tem muitos mais programas instalados, fora vários jogos e apps na inicialização que o notebook.

 

Será que essa diferença de tempo na abertura de apps que notei se dá pelo hardware do notebook ser mais simples que o do PC, e eu já estou acostumado com a velocidade dele visto que uso esse SSD há 4 anos já?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, BlackLine disse:

O fato de ser mais novo não necessariamente o torna mais rápido. E isso vale pra todos os componentes...

No caso do SSD, podem ser controladoras diferentes, chips de memória diferentes... tudo isso tem impacto direto na diferença de performance entre SSDs.

 

você acha que nesse caso é o SSD que tem componentes mais simples ou a máquina com hardware mais simples que causa a sensação de menor velocidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Phoenyx disse:

Estes Sandisk, WD e Kingston são inferiores aos Samsung, simples. Até pelo valor dá pra ter uma noção. Controlador muito mais eficiente.

 

Bem, paguei o mesmo preço em ambos, mas com uma diferença de 4 anos: 374,00. Mas realmente, até pela construção do produto percebi que o Samsung é superior. Qual marca de SSDs hoje tem a mesma qualidade que esses da Samsung?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, raulgrangeiro disse:

 

Bem, paguei o mesmo preço em ambos, mas com uma diferença de 4 anos: 374,00. Mas realmente, até pela construção do produto percebi que o Samsung é superior. Qual marca de SSDs hoje tem a mesma qualidade que esses da Samsung?

Samsung está num patamar muito alto de qualidade, só uso Samsung na minha máquina de mesa a uns 4 anos já, atualmente uso um RAID-0 de 2x 850PRO 256GB cada totalizando 512GB. Acho o desempenho espetacular, e futuramente quem saiba eu não pegue um M.2 950PRO ou 960PRO de 512GB ~ 1TB se baixarem um pouco os preços.

 

Por ora estou muito satisfeito com a agilidade e a resposta imediata do meu RAID-0 de Samsung. Facilmente em benchmarks os números alcançados passam dos 1000MB/s, algo espetacular.

 

Do nível dos Samsung imagino que só os da INTEL mesmo que são muito confiáveis também. Porém o preço dos mesmos é caro igual os Samsung, pois são realmente uma categoria muito superior.

 

Abraços, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Phoenyx disse:

@raulgrangeiro Sim, mas tudo aumentou. Pesquisa pelo 850 EVO, seu substituto. Vai ter aí uns ~200 reais de diferença.

Tirando os Intel não vejo outros a altura dos Samsung, tanto em SATA quanto em M2.

 

Procurei aqui, realmente a diferença chega próximo aos 200,00 mesmo.

 

24 minutos atrás, torrentman disse:

Samsung está num patamar muito alto de qualidade, só uso Samsung na minha máquina de mesa a uns 4 anos já, atualmente uso um RAID-0 de 2x 850PRO 256GB cada totalizando 512GB. Acho o desempenho espetacular, e futuramente quem saiba eu não pegue um M.2 950PRO ou 960PRO de 512GB ~ 1TB se baixarem um pouco os preços.

 

Por ora estou muito satisfeito com a agilidade e a resposta imediata do meu RAID-0 de Samsung. Facilmente em benchmarks os números alcançados passam dos 1000MB/s, algo espetacular.

 

Do nível dos Samsung imagino que só os da INTEL mesmo que são muito confiáveis também. Porém o preço dos mesmos é caro igual os Samsung, pois são realmente uma categoria muito superior.

 

Abraços, boa sorte.

 

Comparando de forma simples o desempenho do Samsung e do WD: abrindo o Word 2016 no WD Green 240 GB vejo a animação do nome "Word" aparecer e também as "bolinhas de carregamento" que passam de um lado para o outro quase uma passagem completa, levando então cerca de 1,5 segundos para abrir; no Samsung 840 EVO 250 GB eu vejo de relance a animação do nome  "Word" aparecer e não vejo as "bolinhas de carregamento" aparecerem, levando então entre 0,5 e 0,75 segundos. É realmente mais rápido.

 

Claro que uma diferença de meio segundo para um segundo e meio não atrapalha ninguém, mas depois de 4 anos tendo esse desempenho com o Samsung algo mais "lento" (se é que posso chamar assim) foi bem notável pra mim. Essas diferenças de desempenho se tornam menos visíveis em apps mais pesados, como AutoCAD, que leva alguns segundos para carregar independente de onde esteja porque carrega várias bibliotecas e plugins.  Nos navegadores de internet dá pra notar que o Samsung é mais rápido, mas a diferença não chega a ser do dobro do tempo como acontece com apps leves como a suíte Office.

 

Esse seu RAID de SSDs da Samsung deve ser algo realmente espetacular. Não comprei outro Samsung pra o notebook porque é uma máquina simples pra uso pessoal, como email, navegação web, vídeos no Youtube, séries e filmes que vou assistir em casa, então não achei que valeria a pena pagar mais por um Samsung, e realmente para esse uso não vale, já que o notebook ficou excelente em tempo de carregamento de apps, mas para uso profissional já acho que vale a pena sim investir num melhor, porque essa diferença de desempenho se torna mais notável quando seu tempo é dinheiro, e pelo menos pra mim quanto mais rápido as coisas "abrirem" menos estressado fico :D

 

Enfim, queria uma opinião de vocês para entender melhor o que causaria essa diferença de performance, já que em teoria os números de leitura do WD são praticamente iguais aos da Samsung, mas na prática não tem se mostrado assim, mesmo que nenhum deles seja ruim em nenhum aspecto.

 

Obrigado por responderem! Fiquem com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

Controladora de memória mais eficiente no Samsung. Taxa IOPS é muito maior.

Traduzindo: O acesso aleatório é mais eficiente, já o sequencial é semelhante.

 

Interessante. Mas eu imaginava que com 5 anos de diferença os SSDs mais simples tivessem chegado no mesmo patamar do hardware dos mais antigos topos de gama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- DDR4 hoje, DDR4 4 anos atrás.

- Seu I7 hoje, I7 7ª geração até ontem.

 

Tirando as placas de vídeo o salto de performance nestes componentes não é gigantesco assim não. Sem contar que você tá comparando SSD de entrada com SSD mid range.

 

Na época deste 840 você tinha os Kingston V300 que eram bugadassos. Os SSD de entrada melhoraram bastante desde então.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Phoenyx disse:

- DDR4 hoje, DDR4 4 anos atrás.

- Seu I7 hoje, I7 7ª geração até ontem.

 

Tirando as placas de vídeo o salto de performance nestes componentes não é gigantesco assim não. Sem contar que você tá comparando SSD de entrada com SSD mid range.

 

Na época deste 840 você tinha os Kingston V300 que eram bugadassos. Os SSD de entrada melhoraram bastante desde então.

 

Concordo contigo, realmente só tivemos saltos de performance depois dos Ryzen balançarem o mercado.

 

Na época que comprei esse Samsung eu nem fazia ideia de que eles eram os topos, comprei porque todos os outros modelos tinham muitas reclamações de problemas de desempenho e outros, e o Samsung era mais caro, mas não achei ninguém falando mal, então peguei ele mesmo, porque na época esse PC eu usava pra faculdade e pra jogos, hoje que uso pra trabalho.

 

Mas realmente, hoje um SSD de entrada como esse WD tem 3 anos de garantia a partir de número serial, e isso é sensacional, e impensável há 4 anos. Só quem tinha garantia de 3 a 5 anos eram os da Samsung, algumas outras marcas não davam nem 1 ano de garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...