Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com modem Oi Velox Zyxel


D H

Posts recomendados

 

Pessoal, estou encontrando alguns problemas com o modem da Oi marca Zyxel modelo AMG1302-T15C e nunca vi nada parecido, realmente não está fazendo muito sentido.

 

Eu utilizo o modem no modo bridge, já que tenho um router wireless da TP-Link com três antenas e duas frequências (2.4 e 5Ghz). O modem começou a perder esta configuração de forma aleatória, voltando para o modo router, e desta forma meu roteador da TP-Link perdia a conexão com a internet (e consequentemente todos os dispositivos clientes dele).

 

Reclamei com a Oi, que me deixou outro modem idêntico, que configurei exatamente da mesma forma que o anterior (e que funcionava, exceto nas vezes que perdia a configuração). 

 

Meu computador tem duas placas de rede, uma ligada no router TP-Link, e outra ligada no modem da Velox, que eu uso para verificar o nível do sinal do ADSL. Sempre funcionou assim com o modem anterior, mas com o modem novo o computador fica sem acesso à internet. Qualquer site que digito no navegador ele tenta abrir o site http://iniciarbldaoi , isso se o computador estiver ligado no modem da Oi. Já verifiquei página por página da config do modem e os dois estão idênticos. Além disso, eu já desativei todos o V C s (circuitos virtuais - edit: o forum está mudando a sigla para a palavra "vocês") com exceção do PVC0. O modem novo e o antigo têm ambos a mesma versão de firmware.

 

Até aí não seria um grande problema, bastaria tirar o cabo de rede que liga o computador e o modem. O problema é que se eu faço isso, em poucos minutos o roteador da TP-Link perde a conexão PPPoE. Se eu ligo o cabo de rede de volta, em poucos minutos o roteador volta a ficar online sem eu fazer nada. Eu testei isso já umas sete vezes (tirar e religar o cabo de rede), e não faz nenhum sentido! Já configurei alguns desses modem como bridge, nunca vi esse comportamento.

 

Abaixo os prints do modem "novo".

 

Alguém teria alguma ideia do que pode estar acontecendo e como resolver? Desde já agradeço.

 

5a8c520497076_ZyxelWAN.JPG.466884805ca0363bb4bac85292be0abf.JPG

 

5a8c51f73d139_ZyxelWANPVCs.JPG.0eb078511f27752fd4902312cdc1317e.JPG

 

5a8c5207e292f_ZyxelLAN.thumb.JPG.7e0573faedb7f3eb4f6102e671603000.JPG

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex O problema não faz muito sentido, mas simplificando: a conexão PPPoE (feita pelo roteador TP-Link) cai quando o cabo de rede do computador é desconectado do modem Zyxel (manualmente ou quando o computador é desligado). O roteador TP-Link consegue ficar online, sozinho, se o computador é reconectado ou ligado. O modem está no modo bridge. Só falei do comportamento do primeiro modem para explicar o problema desde o início, e também para ter um parâmetro de comparação das configurações dele, ou seja, o modem anterior não apresentava esse comportamento, mas perdia a configuração de bridge e voltava ao modo router sozinho, de forma aleatória.

adicionado 4 minutos depois

Ah sim, e tem o problema de carregar sempre o site http://iniciarbldaoi quando tento abrir qualquer site, isso no caso do computador estar ligado ao modem Zyxel (o computador está sempre ligado ao roteador TP-Link, o comportamento só muda ao mexer no cabo que o liga ao modem). Talvez se eu desligar o servidor DHCP do modem Zyxel eu consiga resolver esse problema de carregar esse endereço iniciarbldaoi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, alissomrex disse:

Tem fotos de sys configuração PPPoE do roteador TPLINK?

 

Tenho sim. Destaco que não mexi na config do roteador TP-Link. Funciona com o Oi Velox há mais de um ano. Comecei a ter esse problema do Zyxel perdendo a config de bridge e mudando pra router, então troquei apenas o modem. Não mexi no TP-Link. O login PPPoE é oi@oi e a senha oioi. Segue abaixo.

 

Desativei o servidor DHCP no Zyxel (IPv4 e IPv6, além de ter desativado o Radvd). Agora não está mais abrindo o site http://iniciarbldaoi , mas se desligo o computador ou tiro o cabo de rede entre ele e o Zyxel, o TP-Link desconecta da internet. Ligo o cabo de rede e em menos de 1 min ele volta a ficar online. 

 

5a8c608775916_TP-LinkAdvancedNetworkInternet1.thumb.JPG.3fc933569dd4ffd676883521bc0d61d6.JPG

 

5a8c608c72b49_TP-LinkAdvancedNetworkInternet2.thumb.JPG.7fb87803699040468cc19c9306691abc.JPG

adicionado 18 minutos depois

Notei outro problema, a rede wi-fi do modem Zyxel está transmitindo, mesmo com ela desativada nos settings dele.De repente esse modem está com algum problema. Será que um reset pode resolver?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@D H te rcomendo resetar seu modem, e reconfigurar do zero. 

Primeiro configura o modem, em bridg, conectado diretamente ao PC. 

 

Depois configura o Roteador, conectado na porta LAN do modem, para a porta WAN do roteador, e da porta LAN 1 do roteador para o PC. 

 

Lembrando que os IP e DNS devem ficar em automatico na placa de rede do PC, na hora da configuração de ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, alissomrex disse:

@D H te rcomendo resetar seu modem, e reconfigurar do zero. 

Primeiro configura o modem, em bridg, conectado diretamente ao PC. 

 

Depois configura o Roteador, conectado na porta LAN do modem, para a porta WAN do roteador, e da porta LAN 1 do roteador para o PC. 

 

Lembrando que os IP e DNS devem ficar em automatico na placa de rede do PC, na hora da configuração de ambos.

 

Fiz isso, escrevi uma resposta e não sei porque não apareceu aqui no fórum... Vou ter que escrever de novo.

 

Bem, o modem está muito estranho. Mesmo em modo router ele ficava inacessível em todos os computadores (por cabo de rede). Fiz vários testes e notei que ele fica inacessível depois que conecto mais de um cabo de rede nele. Não importa se em modo bridge ou router, o comportamento é o mesmo. Se ligo só um computador, consigo acessa-lo, mas se tento ligar dois computadores, ou um computador + o roteador TP-Link, o modem fica inacessível.

 

Outra coisa estranha é que basta eu ligar o modem pelo cabo ethernet no desktop ou no notebook e automaticamente abre o navegador para acessar o site http://iniciarbldaoi . O wi-fi também não desliga quando o desativo, tentei pela interface web e pelo botão atrás, a luz apaga mas o SSID continua aparecendo na busca por redes wi-fi, tanto no notebook quanto no celular.

 

Pensei em deixar o modem em modo router e configurei o roteador TP-Link em DHCP, mas não funcionou. Não sei o porquê, o TP-Link pegou IP na faixa correta mas estava sem internet em todos os clientes dele.

 

Voltei para o modem "antigo", apesar de perder a config router/bridge, pelo menos ele está "coerente" com as configs, não fica inacessível nem fica com o wi-fi ligado mesmo quando desativo. Esse modem "antigo" também não fica abrindo o site http://iniciarbldaoi quando conecto um computador nele.

 

4 horas atrás, ciro-mota disse:

Confira na aba "Manutenção" se há algo referente ao recurso TR-69, se sim, desabilite-o e teste.

 

Não tem nada disso. Em Manutenção tem as opções Administração, Fuso Horário, Firmware, Reiniciar sistema e Diagnóstico. Em nenhuma delas tem menção ao recurso TR-69.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz vários testes e alguns resets no modem. O problema dele ficar inacessível só ocorre quando conecto ele no roteador TP-Link. O estranho é que o modem anterior (e modelo idêntico, com a mesma config) não dá nenhum problema. O modem é ligado na porta WAN do roteador. Além disso já configurei alguns modems idênticos algumas vezes, não deveria dar esse problema de perda de conexão da interface web. Além disso os computadores ficam sem internet quando o modem é conectado ao roteador, tanto com os computadores ligados diretamente no modem em modo router, quanto ligados apenas no roteador TP-Link, que não consegui conectar à internet através do modem em modo bridge. Testei outros modems (um da ZTE e outro Zyxel idêntico à esse com problema) neste mesmo roteador e eles funcionaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, ciro-mota disse:

Basta habilitar o Secondary Connection nas configurações do TP-Link e você terá acesso ao modem em modo bridge.

 

 

 

Eu já tinha tentado fazer isso e não resolveu. Tenho dois modems iguais da Zyxel, um funciona no meu roteador TP-Link (isso mesmo antes de configurar a conexão secundária), o outro não. O que não funciona sequer consigo acessar a interface web se ele estiver ligado no roteador (a partir de um computador ligado por cabo no modem, e não roteador. Neste caso não há conflito de DHCP porque o computador está ligado diretamente no modem. Se eu não ligo o modem no roteador, eu consigo acessá-lo. Não é um problema de porta física no modem, eu testei) .

 

Tentei tentei deixar o modem no modo router e configurar o roteador como cliente DHCP, mas a interface do modem também fica sem conexão, e nenhum cliente (computador ou o roteador) consegue acessar internet, apesar de receberem IP (o roteador recebe IP do DHCP do modem, assim como o computador, ligado tanto no modem qto no roteador).

 

Eu revisei todas as configurações de todas as páginas do modem, os dois que tenho estão idênticos. Além disso ambos tem a mesma versão de firmware. Um, o mais novo, fica sem conexão se eu ligo ele no roteador. O outro não dá problema quando ligo no roteador, mas às vezes perde a configuração de bridge e volta para o modo router (pode ficar dias sem problema, mas em alguns dias pode dar tipo 10x no mesmo dia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...