Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informações e dicas sobre processadores socket 775??


Posts recomendados

Olá, eu utilizei um computador por muitos anos, até que ele foi ultrapassado e eu comprei outro, mas hoje me dei a missão de tentar atualiza-lo ao máximo da sua capacidade, pois sua placa-mãe já não é tão atual e só suporta socket 775, quero TENTAR fazer-lo rodar ao menos o GTA V nem que seja no low com 30fps, e como não tenho noção para comparar processadores e placas de vídeo e etc, então peço gentilmente aos membros do Clube do Hardware que me dê informações e dicas:

 

Hardware atual do meu PC:
CPU: 
Intel Core2 Quad CPU Q6600 2.40GHz
Socket 775
Technology/Litografia/Manufacture : 65nm

Cache L2: 8MB

GPU/Video Card: 
ATI Radeon HD 4650

Dedicated Video RAM: 1Gb

Pixel Shader e Vertex Shader: 4.1

RAM:
Size: 8gb

Type: ddr2

DRAM frequency: Rodando atualmente sem overlock e sem nenhum programa aberto a 400 Mhz (Não sei se quando jogo algo aumenta)

placa-mãe:
ASUSTek P5K Deluxe

Fonte:

Seventeam

MODEL: ST-450P-AG

TOTAL POWER 450W

 

 

Informações e dicas que eu preciso:
(PS: Pretendo trocar apenas o processador e a placa de vídeo e TALVEZ a fonte caso precise)
Eu preciso saber:

1- Sobre a Litografia(ou Technology ou Manufacture) eu não sei muito bem se isso tem importância, mas sei que tem de 65nm e 45nm, então quero saber se o socket da minha placa(ASUSTek P5K Deluxe) irá ler o de 45nm caso a melhor opção seja o de 45nm.

2- Qual das séries é melhor Intel core2 quad ou Intel Core 2 Extreme?

3- Qual processador vocês me indicam (Menos o Intel Core 2 Extreme Qx9770 todos sabem o preço dele) quero realmente o melhor possível sem precisar de overclock, então não usem como comparativo a capacidade de overclock.

4- Se possível, apenas quem tiver noção, deixe também a melhor placa de vídeo junto com o melhor processador que me indicar.

5- Quanto ao preço é muito relativo, peço que me deixem sites onde posso encontrar esses processadores por um preço chamativo, não tenho noção do quanto pretendo gastar pois pretendo procurar bastante do eBay entre outros lugares, mas acredito que no máximo 500 reais no processador, e quanto a placa de vídeo não me preocupo com o preço, mas também não quero comprar um placa que seja muito superior ao processador.

6- Desde já agradeço a ajuda e colaboração de todos, muito obrigado a quem me ajudar ou pelo menos tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Vêncio

Também acho uma boa tentar fazer um overclock no seu Q6600 para 3.0Ghz.

Mas se for trocar, sugiro pegar um Q9650 no Aliexpress. Você encontra na faixa de 170 reais.

 

Quanto a placa de vídeo, sugiro no mínimo essa Geforce GT 1030. Mas se puder, recomendo uma GTX 1050.

 

A fonte não é das melhores, mas dá para manter ela.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

voce pode tentar fazer o Overclock no processador, usando a técnica que engana a placa-mãe quanto ao FSB, que é BSEL Mod. Fiz num Core 2 Duo E7400 e ele ficou bom a 3.5Ghz. Esse seu Core2Quad é excelente para isso, ele fica com 3Ghz.

 

3 horas atrás, rodrigops disse:

@Arthur Vêncio

Também acho uma boa tentar fazer um overclock no seu Q6600 para 3.0Ghz.

Mas se for trocar, sugiro pegar um Q9650 no Aliexpress. Você encontra na faixa de 170 reais.

Muito obrigado pelas informações, eu já fiz overclock no meu computador, mas ele esquenta demais e se desliga, realmente esse processador é excelente pra fazer overclock, mas queria evitar, pois não sou muito experiente nisso e poderia acabar queimando, e também teria que comprar um cooler pra isso, já que não tenho ar condicionado no meu quarto, e o cooler desse pc não é bom. Mas levarei em consideração 

3 horas atrás, rodrigops disse:

 

Quanto a placa de vídeo, sugiro no mínimo essa Geforce GT 1030. Mas se puder, recomendo uma GTX 1050.

 

A fonte não é das melhores, mas dá para manter ela.

Obrigado pela dica, mas se eu comprar a gtx 1050 ou até mesmo a GTA 1030, não vai exigir muito do processador e a placa vai acabar tendo perca de desempenho? este processador com o overclock consegue acompanhar essa placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Arthur Vêncio disse:

Obrigado pela dica, mas se eu comprar a gtx 1050 ou até mesmo a GTA 1030, não vai exigir muito do processador e a placa vai acabar tendo perca de desempenho? este processador com o overclock consegue acompanhar essa placa?

Mas quem exige do processador é o jogo e não a placa de vídeo. Ela só vai processar os gráficos no número de PFS que o processador gerar, dentro do limite dela.

Por exemplo, em GTA V um Q9650 deve gerar de 35-45 FPS. A diferença basicamente entre uma GT 1030 e uma GTX 1050 será a qualidade gráfica que você irá configurar para jogar com esses 35-45. 

Se colocar uma qualidade gráfica muito alta para a GT 1030, ela poderá nem chegar a 35 FPS, causando um gargalo de placa de vídeo.

Se colocar uma qualidade gráfica ou resolução muito baixa com uma GTX 1050, ela vai rodar o GTA em 35-45 FPS usando 50% da capacidade, por exemplo. Mas nunca vai conseguir chegar a 60 FPS por causa da limitação do processador. Nesse caso, ele seria o responsável pelo gargalo.

 

Por isso que a questão do gargalo depende muito do jogo, da resolução, da qualidade gráfica e dos PFS que pretende jogar.

Não dá para dizer simplesmente que um Q9650 vai gargalar uma GTX 1050 em qualquer situação.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, rodrigops disse:

Mas quem exige do processador[...]

Muito obrigado pelas informações, realmente sanei muitas duvidas com esse post, agradeço todos que comentaram e ao fórum Clube do Hardware.
Só mais uma duvida, quanto ao processador, eu já decidi irei pegar o Q9650 ou o QX9650, mas quando a isso não é um problema mais, mas agora caso eu fosse usar o Q6600 com uma GTX 1050 qual seria a desvantagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...