Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
O Pequeno Príncipe

Como identificar um HD danificado?

Recommended Posts

Olá. Estou dando manutenção em um notebook Buster que não está ligando e, depois de ler o tutorial de Gabriel Torres : Quando o micro não liga, tenho quase certeza que o motivo para o note não ligar está no HDD. Mas como faço para tirar essa dúvida?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@O Pequeno Príncipe Faça um teste com outro HD que esteja funcionando normalmente...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, 

Você pode identificar de varias formas. 

Nesses casos eu atuo da seguinte forma.

1) Caso eu tenho disponível um HD funcionando, eu faço a troca e vejo se o defeito realmente é o HD

2 ) Caso eu tenho a possibilidade de remover o HD e adicionar em um outro computador, eu faço isso e passo algum software de diagnostico de HD (HD Tune, Crystal Disk...) 

3) Dependendo da versão do Windows, e logicamente do tipo de erro que você está enfrentando (tela azul, falha no boot....) eu entro no modo de segurança e rodo no CMD o  chkdsk ou o bootRec 

Você verificou se na BIOS o HD é reconhecido normalmente ?

abs. 

Editado por Fn1X
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, O Pequeno Príncipe disse:

tenho quase certeza que o motivo para o note não ligar está no HDD. Mas como faço para tirar essa dúvida?

Creio que a única forma de um HD impedir o notebook de ligar seria se a placa dele estivesse em curto, o que é incomum, nesse caso removendo o HD o note deve ligar e dar vídeo, sendo possível ate mesmo dar boot via DVD/pendrive...

Caso o note esteja apenas com o HD ruim, ele ligara, dará vídeo mas não carregara o windows.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@F4b10, o notebook carrega energia elétrica normalmente. Quando concectado na tomada, o indicador de led na parte frontal fica acesso, porém só quando o HDD está conecatdo.

adicionado 0 minutos depois

@F4b10 é por esta razão que eu estou suspeitando que seja o HD

Compartilhar este post

Link para o post

Com ou sem o HD o note chega ao menos a ligar, ou dar sinal de vídeo? pois eu creio que se o note nem liga ou da vídeo o defeito mais provável seria algo na placa-mãe...

Se quiser testar ou acessar o Hd você pode retira-lo e colocar ele normalmente em um PC, ou ao menos ligar ele no conector de força de uma fonte e ver se ele gira ou faz algum ruido estranho...

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, F4b10 disse:

Com ou sem o HD o note chega ao menos a ligar, ou dar sinal de vídeo? pois eu creio que se o note nem liga ou da vídeo o defeito mais provável seria algo na placa-mãe...

A luz de Led frontal fica acessa, mas o Note não liga e nem dá sinal de vídeo.

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, F4b10 disse:

Se quiser testar ou acessar o Hd você pode retira-lo e colocar ele normalmente em um PC, ou ao menos ligar ele no conector de força de uma fonte e ver se ele gira ou faz algum ruido estranho...

Também tentei isso, e não deu sinal de vida.

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, F4b10 disse:

que é incomum, nesse caso removendo o HD o note deve ligar e dar vídeo, sendo possível ate mesmo dar boot via DVD/pendrive...

Não o note está completamente morto. Minha única esperança é uma luzinha de LED frontal que aparece quando conecto ele na tomada.

adicionado 2 minutos depois
5 horas atrás, F4b10 disse:

o defeito mais provável seria algo na placa-mãe...

descarto completamente esta hipótese. Já fiz o teste com o Multimetro e os diodos,capacitores e transitores e tudo indicou está tudo bem.

Compartilhar este post

Link para o post
47 minutos atrás, O Pequeno Príncipe disse:

Não o note está completamente morto. Minha única esperança é uma luzinha de LED frontal que aparece quando conecto ele na tomada.

adicionado 2 minutos depois

descarto completamente esta hipótese. Já fiz o teste com o Multimetro e os diodos,capacitores e transitores e tudo indicou está tudo bem.

Consegue testar esse HD ligado em um PC? seria o teste definitivo pra ter certeza que ele esta ruim ou bom...

Creio que seja cedo pra descartar a hipótese de defeito na placa-mãe, já que você citou que fez testes com o multímetro, chegou a testar a tensão da fonte e se com o note conectado e a carregar, a tensão não cai mais que 5 ou 10%? e chegou a medir as tensões na bateria pra ver se ela esta com carga ou se realmente ela esta carregando?

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, F4b10 disse:

Consegue testar esse HD ligado em um PC? seria o teste definitivo pra ter certeza que ele esta ruim ou bom...

É isto que estou fazendo isso nesse momento

adicionado 22 minutos depois

@F4b10  Agradeço muito pelo esforço em me ajudar. Amanhã vou fazer o que me disse, é porque não tenho um PC por perto.  

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais