Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ como mudar um software de 32bits para 64Bits


NEI MOTA

Posts recomendados

Boa tarde. Temos um software aqui na empresa e o programador sumiu. Temos toda a documentação e todos os arquivos fontes que fazem parte do software. já estudei um pouco de C++, mas não tenho experiência. Minha pergunta é: Alguém tem alguma dica de como eu faço para compilar esse software para 64bits? Ele não roda em windows10 também. Acredito que tenho que mudar algumas funções antiga para as novas funções, mas não acho em nenhum lugar, "o que preciso modificar em cada arquivo fonte". Alguém pode me ajudar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CiroboyBR o programador que fez esse software á anos atrás, está com outros projetos e disse que não está mais fazendo essas programações. não está interessado em modificar isso. entendeu? se alguém puder me ajudar, eu faço o trabalho braçal, preciso de umas dicas apenas, e com certeza, acredito que ganharemos uma bonificação do meu patrão. Depois dessa atualização para rodar em 64 bits, vem outra tarefa que é incluir mais um produto para o software fazer a leitura. (Essa seria a segunda etapa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, como citado acima pelo  @CiroboyBR se o programa é x86 vai rodar também em x64 a não ser que esse programa faça uso diretamente de memória ram, ai sim seria necessário mudar algumas coisas, seria interessante se você desse mais informações do erro e do programa, por exemplo o que o programa faz exatamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cyer nós vendemos uns medidores de energia, e esse programa o cliente instala, pra ele acompanhar remotamente, quanto está gastando de energia, cada medidor. Por exemplo: Em um shopping Center, você não precisa ir em cada loja ver quanto ela consumiu de energia pra fazer o rateio da conta principal, o software te dá essas informações da loja 1, loja 2, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NEI MOTA disse:

@cyer nós vendemos uns medidores de energia, e esse programa o cliente instala, pra ele acompanhar remotamente, quanto está gastando de energia, cada medidor. Por exemplo: Em um shopping Center, você não precisa ir em cada loja ver quanto ela consumiu de energia pra fazer o rateio da conta principal, o software te dá essas informações da loja 1, loja 2, etc...


Beleza, mas qual erro aparece?

O programa é realmente feito em C++? Qual compilador?

Foi compilado pra qual plataforma? Você tem o código fonte ou apenas o programa?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CiroboyBR eu tenho o código fonte.

Tem vários arquivos nessa pasta. Tem arquivos com extensão .cpp, .dfm, .h, .res, .bpr, .ini e .exe (C Header File, C++ Source File, Arquivos Res, Delphi Form). O Compilador que foi usado eu realmente não sei.

O programador que fez esse programa informou o seguinte antes de sumir:

Para modificar ou atualizar o Rede SASSI para o Windows 10 é necessário atualizar obrigatoriamente o atual ambiente de desenvolvimento dele (que é o "C++ Builder Versão 5 Professional"). Eu pedi uma cotação na empresa "Embarcadero", que faz a comercialização do ambiente no Brasil, e recebi a cotação no e-mail a seguir. O produto é o "C++ Builder 10.2 Tokyo Professional" na versão "Upgrade Regular".

 Já estou com essa versão 10.2 instalada na minha máquina, mas pra quem fez um cursinho básico online, não to conseguindo fazer nada. Não sei nem onde e como Compilo nesse C++ 10.2

Obrigado pela atenção Ciro

image.thumb.png.4759712002a39d8ecc05d8ccb07792d4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NEI MOTA se eu tivesse no seu caso, eu começaria procurando em cada arquivo que terminasse com .cpp onde estaria localizado o main do programa, e através do main ia seguir os próximos passos, por exemplo, se o main chamar uma função tal, eu ia até essa função ia olhar o objetivo dela.

 

O que eu recomendo é que você procure um programador mais experiente, pois no seu caso, começar mexendo em um tipo de aplicação dessa(que me parece ser extremamente grande pelo numero de forms e pelo numero de arquivos), um único sinal errado poderia comprometer toda a funcionalidade da aplicação.

 

Mas se você realmente quiser tentar, antes salve um backup de todos esses arquivos, e comece por onde eu disse, comece procurando o ponto de entrada(main) e tente entender um pouco do que o código do main faz.

 

Sobre o C++ 10.2, eu não tenho experiencia com esse compilador, se você quiser aprender a compilar nesse compilador, eu sugiro que procure no youtube algo relacionado ao C++ 10.2 ou até no google mesmo, assim você ira saber por onde compilar.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente procurar pelo arquivo de projeto. Por exemplo em codeblocks se chama pelo nome do projeto e termina com a extençao .cbp, podendo chamar projeto.cbp como na imagem:
Screenshot_4.jpg.f67666b33ef66fb3bdba43b0e8e6ecb1.jpg

Não estou dizendo que o nome do arquivo seja esse, pode ser qualquer coisa, mas se você fizer um duplo click nesse arquivo o projeto abriria no codeblocks corretamente, pronto para compilar, e nem estou dizendo que seu projeto seja um de codeblocks, se o compilador e um embarcadeiro ou sei lá, deve ter um arquivo desses, com toda a configuração. Prove ir ao menu e escolha abrir projeto ou algo parecido, logo nos conte.

Ah! E outra coisa. O arquivo pode não estar na mesma pasta, pode estar um nivel acima ou dentro de alguma outra, mas não pode estar muito distante dos .cpp.

 

adicionado 2 minutos depois

Olhando um pouco seu comentário, poderia ser o tal arquivo que termina em .bpr, pois se parece a borland project ou algo assim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alias desculpa pesquisando aqui encontrei isso...

 

What is a BPR file?

Project file created by Borland C++Builder 6, an older IDE now replaced by Embarcadero C++ Builder; saves the project information for a C++ development project; cannot be converted to the newer C++Builder format without performing the conversion manually.

 

Esse projeto pelo vista usa uma versão do antigo C++ Builder da Borland, segundo o texto o projeto dessa versão não é compatível com o nova versão da Embarcadero, ai vai ser necessário caso você queira usar essa nova IDE fazer a migração manualmente.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é possível abrir o programa antigo no windows 10 para fazer uma compilação? Dependendo das bibliotecas que usar esse programa to achando impossível migrar isso.

adicionado 8 minutos depois

Se não a única forma seria fazer algo como já lhe sugeriu @cyer, "comece procurando o ponto de entrada(main)", e logo vai "montando" um novo projeto em um IDE mais atualizado, como o tal C++ Builder Versão 5 Professional que você indica.

Não sei se o devc++, ou qualquer outra IDE seja capaz de abrir projetos .bpr. Use o tal C++ Builder Versão 5 Professional, os compiladores da casa Borland costumavam ter muitas bibliotecas próprias que não eram padrão, e por isso acredito que abrir esse projeto em qualquer outra IDE seja perdida de tempo, ou você teria que sair buscando as mesmas bibliotecas para o novo compilador, e isso poderia ser uma autentica dor de cabeça já que umas bibliotecas dependem de outras e etc.

adicionado 11 minutos depois

Se o tal tal C++ Builder Versão 5 Professional não for capaz de abrir esse programa, ou você não puder abrir o Borland antiguo me temo que esse projeto ta precisando ser migrado para outra IDE, e neste caso acho que você vai ter que procurar um profissional para fazer isso, e seria um trabalho brutal. Ou inclusive está a opção de reescrever o programa por completo em uma nova IDE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade mesmo geralmente quem programa usando VCL tipo Delphi (object pascal)  ou C++ Builder(c++) raramente usa somente recursos da própria IDE, na maioria das vezes usam componentes ou bibliotecas para estender as capacidades. Saber exatamente o que o programador original usou não é tarefa fácil, somente com experiencia nas tecnológicas envolvidas, muitas vezes programadores experientes pagam os pecados tentando descobrir o que outro fez, imagina uma pessoa totalmente leiga..

 

Realmente o melhor mesmo é falar pro seu chefe tirar o escorpião do bolso  e contratar mão de obra qualificada hehe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o programador que fez esse projeto apareceu, e disse que vai fazer esse trabalho e que entrega em 2/3 semanas. Cobrou R$ 1.500,00. eu achei muito bom o preço. Além de ser o pai dessa criança, ele já conhece o produto que o software vai conversar e tudo mais.

 

Muito obrigado pela atenção e dica de vocês.
 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...