Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 8600K ou Core i7 7700 são compatíveis com MSI H110M Pro?


Diogo HFL

Posts recomendados

Minha placa-mãe é MSI MSI H110M PRO-VH PLUS, DDR4 Chipset H110, Soquete 1151.

 

Aí dando uma olhada nas especificações dela, diz o seguinte:

 

"Suporta processadores Intel® Core ™ i3 / i5 / i7 da 6ª geração e processadores Intel® Pentium® e Celeron® para Soquete LGA1151"

 

MSI H110M Pro VH Plus

 

Ocorre que eu tenho um processador I5 7400, ou seja, da sétima geração. Funciona perfeitamente.

 

1) Pelo que li, para saber se um processador é compatível com a placa, basta ver o SOQUETE. Se o soquete for 1151, aí é compatível. Correto?

 

2) Os dois processadores abaixo seriam compatíveis com a placa-mãe citada acima, correto? Mesmo o primeiro sendo da oitava geração? Apenas o SOQUETE que devemos cuidar? Sendo igual ao da placa-mãe, tudo ok?

 

Core I5 8600K

 

Core I7 7700

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Jasiel disse:

Essa placa-mãe suporta somente processadores de sexta e sétima geração... Esses novos da oitava geração somente com placas Z370 por enquanto.

 

Então suportaria o processador abaixo?

 

Intel Core I7 7700

 

Pelo que você falou não basta então apenas olhar o SOQUETE. Pois nas especificações do I5 8600K diz que o soquete é LGA 1151.

 

Outra dúvida, qual dos dois seria melhor? O I5 de oitava ou um I7 de sétima?

 

Uma vez li que qualquer I7 seria melhor que qualquer I5. Assim como qualquer I5 seria melhor que qualquer I3. Foco é jogos, deixando claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Diogo HF A Intel fez uma brincadeira de criar um novo socket... LGA 1151 V2... Por isso não suporta os processadores de oitava geração.

 

Citação

Então suportaria o processador abaixo?

 

Sua placa-mãe está com a BIOS atualizada? Se estiver irá suportar sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Jasiel disse:

@Diogo HF A Intel fez uma brincadeira de criar um novo socket... LGA 1151 V2... Por isso não suporta os processadores de oitava geração.

 

 

Sua placa-mãe está com a BIOS atualizada? Se estiver irá suportar sim.

 

A BIOS não se atualiza de forma automática? Ou eu preciso ir no site da Intel para ver a última versão e atualizar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Diogo HF Se seu processador I5 7400 está funcionando perfeitamente, quer dizer que já está atualizada... Essa placa-mãe inicialmente foi projetada para processadores de sexta-geração, mas com uma atualização de BIOS foi possível utilizar processadores de sétima-geração.

 

Só que na minha opinião o kit vai ficar um tanto desbalanceado... Um processador High-end com uma placa-mãe de entrada...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Outra coisa, esse V2 aí do soquete não aparece nas especificações do produto. Complicado. Como saber se é V2 ou não? Correndo atrás apenas, perguntando para quem entende mais, aqui, por exemplo.

 

Não devia estar dizendo "soquete LGA 1151 V2", algo assim?

adicionado 3 minutos depois
5 minutos atrás, Jasiel disse:

@Diogo HF Se seu processador I5 7400 está funcionando perfeitamente, quer dizer que já está atualizada... Essa placa-mãe inicialmente foi projetada para processadores de sexta-geração, mas com uma atualização de BIOS foi possível utilizar processadores de sétima-geração.

 

Só que na minha opinião o kit vai ficar um tanto desbalanceado... Um processador High-end com uma placa-mãe de entrada...

 

Perfeito. Na verdade estou perguntando para entender. Não tenho intenção de trocar de CPU tão cedo. Minha indagação é mais teórica, no momento.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Diogo HF Pois é, não sei por que não colocaram isso. No site da Intel e algumas fabricantes de placa-mãe não tem nada falando sobre isso... Mas basta lembrar que processadores de oitava-geração são desse "novo" socket, e por enquanto só tem as Z370 compatíveis com eles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Jasiel disse:

@Diogo HF Pois é, não sei por que não colocaram isso. No site da Intel e algumas fabricantes de placa-mãe não tem nada falando sobre isso... Mas basta lembrar que processadores de oitava-geração são desse "novo" socket, e por enquanto só tem as Z370 compatíveis com eles.

Por fim, para eu entender: I7 de quarta geração >>>>>>>>>>>> I5 de sétima geração >>>>>>>>>>>> I3 de oitava geração (vamos supor que exista). Correto? Qualquer I7 é mais potente que um I5 que, por sua vez, é mais potente que um I3? Não interessa a geração nesse sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Diogo HF disse:

Qualquer I7 é mais potente que um I5 que, por sua vez, é mais potente que um I3? Não interessa a geração nesse sentido?

Isso não é verdade. Se você for comparar processadores de gerações distantes, ou então em algum ponto que teve alguma mudança considerável, pode sair muita coisa diferente daí.

 

Um Core i5 8400 é melhor que um Core i7 4790, por exemplo. Um Core i3 8100 é melhor que um Core i5 3330, por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

Isso não é verdade. Se você for comparar processadores de gerações distantes, ou então em algum ponto que teve alguma mudança considerável, pode sair muita coisa diferente daí.

 

Um Core i5 8400 é melhor que um Core i7 4790, por exemplo. Um Core i3 8100 é melhor que um Core i5 3330, por exemplo.

 

Então o cara deve comparar as especificações técnicas mesmo, tipo memória cache maior, velocidade maior etc. Não deve nunca se basear pelas siglas que a Intel coloca, isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF Olhe reviews testes para comparar, especificação por especificação o FX9590 é uma maravilha.

 

No caso, LGA1151 V2 é mais bloqueado por software, para impedir o uso de procs de 6/7a gen, deliberadamente bloqueado pela intel.

 

I3 de 8a gen são os i5 de 7a gen renomeados basicamente.

 

Recomendo não comprar um i7-7700\7700K, a não ser que o preço esteja muito bom, menos de R$800 eu diria. Ja que dependendo do que você vai gastar, pode pegar algo melhor ou equivalente em uma plataforma que ainda tem opções de upgrade, e com menos problemas termicos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Atretador disse:

@Diogo HF Olhe reviews testes para comparar, especificação por especificação o FX9590 é uma maravilha.

 

No caso, LGA1151 V2 é mais bloqueado por software, para impedir o uso de procs de 6/7a gen, deliberadamente bloqueado pela intel.

 

I3 de 8a gen são os i5 de 7a gen renomeados basicamente.

 

Recomendo não comprar um i7-7700\7700K, a não ser que o preço esteja muito bom, menos de R$800 eu diria. Ja que dependendo do que você vai gastar, pode pegar algo melhor ou equivalente em uma plataforma que ainda tem opções de upgrade, e com menos problemas termicos.

Sim, eu li que esse i7 aí seria esquentadinho. Na verdade não pretendo trocar cedo de CPU, meu tópico foi mais para entender mesmo. Essas siglas da Intel são confusas. Trocaria final do ano apenas por "capricho", não por necessidade, tipo se sobrasse uma grana e pudesse pagar sem sacrificar orçamento.

 

Obrigado.

 

adicionado 1 minuto depois
12 minutos atrás, Atretador disse:

@Diogo HF

 

Recomendo não comprar um i7-7700\7700K, a não ser que o preço esteja muito bom, menos de R$800 eu diria. Ja que dependendo do que você vai gastar, pode pegar algo melhor ou equivalente em uma plataforma que ainda tem opções de upgrade, e com menos problemas termicos.

 

Qual você recomendaria da AMD? Leve em conta que eu tenho uma gtx 1070 TI e minha placa-mãe, até onde sei, não suporta processadores da AMD, correto? Li também que eles consomem mais energia elétrica que os da Intel, e esquentam mais.

 

https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/entenda-as-diferencas-entre-processadores-amd-e-intel/66371

 

@Jasiel @Foxwalt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diogo HF O Ryzen 7 1700 é o melhor custo x benefício atualmente. E isso comparando todos os processadores. Ao menos na minha opinião. Se eu fosse pegar algum processador, escolheria ele.

 

E, não, sua placa-mãe não suporta. Teria que trocar ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Diogo HF O Ryzen 7 1700 é o melhor custo x benefício atualmente. E isso comparando todos os processadores. Ao menos na minha opinião. Se eu fosse pegar algum processador, escolheria ele.

 

E, não, sua placa-mãe não suporta. Teria que trocar ela.

 

Mas no conceito de "custo benefício" você está considerando a temperatura do PC (investir em melhor ventilação) e consumo de energia elétrica? Esse Ryzen consome menor energia que um da Intel de semelhante qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Atretador disse:

@Diogo HF Olhe reviews testes para comparar, especificação por especificação o FX9590 é uma maravilha.

 

No caso, LGA1151 V2 é mais bloqueado por software, para impedir o uso de procs de 6/7a gen, deliberadamente bloqueado pela intel.

 

I3 de 8a gen são os i5 de 7a gen renomeados basicamente.

 

Recomendo não comprar um i7-7700\7700K, a não ser que o preço esteja muito bom, menos de R$800 eu diria. Ja que dependendo do que você vai gastar, pode pegar algo melhor ou equivalente em uma plataforma que ainda tem opções de upgrade, e com menos problemas termicos.

 

 

Pelo que eu tinha visto, as Z370 não aceitam processadores de 6/7a Geração devido ao fato de apesar de o Socket ser o mesmo e o layout dos pinos também, foram mudadas configurações físicas de entrega de energia ao processador. Já que as Z270 foram desenhadas pra processadores de 4 cores apenas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diogo HF A qualidade dos processadores é a mesma. Isso não se altera. Você não perde nada em termos de qualidade ou durabilidade escolhendo qualquer uma das marcas.

 

Sobre custo x benefício, o Ryzen 7 1700 é o processador que entrega o maior desempenho geral e a maior versatilidade em relação ao valor investido. Vale cada centavo. E, sim, se você está querendo compará-lo a um Core i7 moderno, ele gasta menos energia e esquenta menos também.

 

Se fosse para pegar um processador novo, certamente que eu escolheria ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Diogo HF A qualidade dos processadores é a mesma. Isso não se altera. Você não perde nada em termos de qualidade ou durabilidade escolhendo qualquer uma das marcas.

 

Sobre custo x benefício, o Ryzen 7 1700 é o processador que entrega o maior desempenho geral e a maior versatilidade em relação ao valor investido. Vale cada centavo. E, sim, se você está querendo compará-lo a um Core i7 moderno, ele gasta menos energia e esquenta menos também.

 

Se fosse para pegar um processador novo, certamente que eu escolheria ele.

 

Aí já gostei bastante. Esse lance da temperatura e consumo de energia eu levo muito em conta. Não foi outra a razão que me fez optar pela gtx 1070 TI em detrimento da gtx 1080. Praticamente o mesmo desempenho, mas a 1070 TI é fria perto da 1080. E, penso eu, consome um pouco menos de energia.

 

Gostei da dica. Valeu. Adiante quem sabe não troco de placa-mãe para experimentar um da AMD. No caso, a memória RAM e placa de vídeo fica tudo igual, correto? Poderia aproveitar na nova placa-mãe as minhas memórias DDR4 e a gtx 1070 TI, fonte CX 550 da Corsair ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Diogo HF disse:

 

Aí já gostei bastante. Esse lance da temperatura e consumo de energia eu levo muito em conta. Não foi outra a razão que me fez optar pela gtx 1070 TI em detrimento da gtx 1080. Praticamente o mesmo desempenho, mas a 1070 TI é fria perto da 1080. E, penso eu, consome um pouco menos de energia.

 

Gostei da dica. Valeu. Adiante quem sabe não troco de placa-mãe para experimentar um da AMD. No caso, a memória RAM e placa de vídeo fica tudo igual, correto? Poderia aproveitar na nova placa-mãe as minhas memórias DDR4 e a gtx 1070 TI, fonte CX 550 da Corsair ?

 

Sim, pode reaproveitar isso tudo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diogo HF Eu não ligo muito pro aquecimento... Se estiver dentro do normal, os componentes são feitos para suportar isso. A temperatura de trabalho da minha placa de vídeo fica em torno dos 80ºC. O consumo de energia me importa, mas apenas pensando em deixar ligado para o Folding @ Home.

 

Esses itens que você citou podem ser reaproveitados sim...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Diogo HF Eu não ligo muito pro aquecimento... Se estiver dentro do normal, os componentes são feitos para suportar isso. A temperatura de trabalho da minha placa de vídeo fica em torno dos 80ºC. O consumo de energia me importa, mas apenas pensando em deixar ligado para o Folding @ Home.

 

Esses itens que você citou podem ser reaproveitados sim...

 

Sobre processador, qual temperatura que vocês consideram LIMITE (durante jogos) para pensar em trocar pasta térmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...