Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Sizzin

RESOLVIDO Placa de vídeo com dano físico

Recommended Posts

Olá, boa tarde,

 

Um amigo meu comprou uma placa de vídeo e ela chegou com a parte que encaixa na placa, danificada.

 

Ele comprou pelo eBay, não sabemos se o dano na placa aconteceu na viagem do vendedor para o redirecionador ou do redirecionador para a casa dele (ou mesmo se ela já estava danificada antes da venda). A placa é usada e ela ficou com um redirecionador por quase 3 meses antes desse amigo meu pedir para entregarem, ou seja, não há chances dele devolver essa placa e conseguir o dinheiro de volta, nem de acionar qualquer garantia.

 

Então, sabendo que o único destino além de um conserto é o lixo, essa placa ainda tem esperança de funcionar? Ainda é POSSÍVEL consertar ela?

 

Se não me engano, é uma GTX 1080. Ela foi cara, então achamos que vale a pena pagar pelo conserto, caso seja possível. Segue em anexo imagens de como ela está.

 

Agradeço desde já.

IMG-20180217-WA0004.jpg

IMG-20180217-WA0002.jpg

IMG-20180217-WA0003.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que uma assistência consiga reparar essas linhas, embora não seja tarefa fácil pois o PCB também foi destruído... Se eu fosse arriscar uma gambiarra eu compraria um Rizer PCI-e x16 e soldaria os pinos do flat cable diretamente nas trilhas e nos "tocos" que sobraram das trilhas destruídas, depois imobilizaria o cabo e as soldas com resina epoxi...

 

Outra opção seria fazer um MOD nessa placa de vídeo para usar menos linhas, tipo deixar ela trabalhando em modo PCI-e x8, removendo parte das linhas da placa, haveria uma pequena queda no desempenho, equivalente a queda que se tem ao usa-la em um Slot PCI-e x16 2.0, mas a placa seria perfeitamente usável...

 

E se tudo mais falhar da pra usar ela em uma placa-mãe com Slot PCI-e x1 cortado para mineração de criptomoedas...

Editado por F4b10
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O PBC seria a placa, que se abriu com esse dano?

 

Eu tenho um pouco de conhecimento de solda, mas não a ponto de garantir conseguir fazer essa gambiarra, e como a placa não é minha, não ousaria tentar.

 

O que você diria que vale mais a pena, tentar consertar as linhas, ou fazer o MOD e retirar tais linhas? A diferença no preço dos dois serviços são muito grandes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PCB = printed circuit board ou placa de circuito impresso, seria a placa principal mesmo, que nas fotos teve a ponta arrebentada e laminada...

 

O melhor é fazer um orçamento na assistência, o técnico de acordo com sua própria experiencia que deve avaliar a melhor solução, cuidado com serviços muito baratos pois um serviço mal feito pode condenar a placa e mesmo a gambiarra que eu sugeri de soldar um flat cable direto não é um trabalho simples exigindo experiencia na soldagem, com risco de condenar a placa se o serviço for mal feito...

 

Eu creio que o MOD de remover trilhas é mais simples que tentar o reparo das trilhas ou a gambiarra no flat cable, da ate mesmo pra fazer uma gambiarra caseira com uma Dremel, cortando as linhas quebradas deixando a PCB reta, e encaixa-la no slot PCI-e x16 com um adaptador PCI-e x16/PCI-e x8, teoricamente deve funcionar, mas se você não quer se responsabilizar por uma placa de vídeo de 3k o melhor é procurar uma boa assistência tecnica.

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda, @F4b10.

 

Já passei a informação para ele e estamos procurando uma assistência competente aqui pela baixada santista. Estou considerando também alguns em SP.

 

Vamos ver com o técnico (assim que encontrar um) qual solução fica mais viável para fazer. Mas provavelmente o jeito vai ser remover as linhas danificadas mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×