Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

mínima configuração para edição de vídeos?


suzanack

Posts recomendados

Comprei uma GTX 1050 2 gb para substituir uma GTX 4070 que funcionava bem até então... Minha intenção é continuar editando vídeos no premiere, gopro studio e movie maker. Mas para minha decepção o desempenho desta placa está deixando muito a desejar... Quando dou play nos vídeos, eles ficam pulando e travando... Fiz o teste com o afterburner e durante a exibição dos vídeos:  0% uso da GPU e 100% da CPU. Temperatura normal. Mas um cara me falou q isso era normal p exibição, que puxa mais da GPU somente quando faz renderização, porém não deveria estar puxando 100% da CPU, isso está correto? Também me falaram que o gargalo poderia ser no meu processador (intel core 2 quad Q6660).

Talvez tenha que fazer um upgrade de processador aproveitando a GTX 1050 que acabei de comprar. Mas tenho algumas dúvidas ainda. Alguém entendido de edição de vídeos poderia me ajudar?

1) Um rapaz me disse que eu deveria ter comprado uma placa de vídeo da linha Nvidia Quadro que é especial para edição de vídeo. Será que a GTX 1050 2Gb foi uma escolha errada???  Eu tinha pesquisado tanto a respeito e achei que fosse uma ótima placa p essa finalidade...

2) Posso aproveitar a minha placa-mãe (dell 0M017G- sockett 775LGA) e as memórias DDR2 (4 pentes de 2 Gb) ou vou ter que comprar todos estes componentes novos? 8 GB RAM dá para fazer edição ou exige no mínimo 16 Gb RAM?

3) Qual a configuração mínima  e mais barata vocês me recomendariam para trabalhar com edição de vídeo sem que as imagens do premiere fique travando? placa-mãe, processador e memória  que sejam compatíveis com a GTX 1050 2 gb? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, quanto a configuração tem várias possibilidades mas já falo sobre isso.

Depende do tipo de edição que você faz. Que eu saiba alguns programas de edição (não sei sobre esses que usa, mas creio que eles também), usam tecnologias das placas de video para acelerar o processo de renderização. Via de regra esse processo puxa muito do processador, é importante principalmente que ele tenha vários núcleos. Seu processador está com um certo gargalo com a placa de vídeo, é como se ela estivesse sendo limitada por ele. A placa de video é boa sim, dá pra você renderizar tranquilo se definir no software pra usar ela. Se não me engano  no caso da nvidia usa os cuda da placa algo assim. A escolha da placa não foi ruim. Quanto a placa-mãe terá que trocar sim. Pra te passar uma configuração boa era melhor tu falar o valor que pode investir.

Essa travadeira é por causa do processador mesmo. Tu vai ter que trocar tudo, ddr2 é uma tecnologia defasada. Tu vai ter bem mais desempenho com pelo menos memórias ram ddr3 1600.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TROLLZETTA Obrigada pela resposta. Bom, a configuração que eu fui aconselhada a fazer seria:

- Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM4 mATX GA-AB350M-GAMING 3 DDR4

-Processador AMD Ryzen 7 1700 c/ Wraith Spire, Octa Core, Cache 20MB, 3.0GHz (3.7GHz Max Turbo) AM4 YD1700BBAEBOX

-Memória Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 3200Mhz DDR4 CL16 Black - CMK8GX4M2B3200C16

obs:  Aproveitaria minha fonte de 650W Corsair

 

você acha que está bom? Quanto você acha que vai me custar esse upgrade? Existe alguma config mais barata que essa para trabalhar com EDIÇÃO DE VIDEO? 

1)Será que dá para eu editar vídeos no Adobe Premiere usando apenas 8 GB RAM ou preciso de no mínimo 16GB?

2) A placa de vídeo GTX 1050 de 2 GB é suficiente ou eu teria que ter comprado a GTX 1050 de 4Gb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa configuração. Você iria gastar por volta de 2500 reais. entretanto não creio que essa potência toda seja necessária. Depende do que você for editar! 

Sobre a placa de video a versão de 2gb é uma boa sim. Só seria mais importante a de 4 se você fosse fazer o que te falei e usar a placa de vídeo pra renderizar, o que diminuiria o tempo que levaria pra fazer esse processo.

Mas se você quer apenas editar sem travadeiras e não se importa em um pouco de demora na hora de renderizar os vídeos você pode usar uma configuração mais modesta. Tudo a depender do seu orçamento.

Baseado nas que escolheu por exemplo daria pra fechar uma configuração razoável de processador + memória + placa-mãe por  1900. Ainda existem configurações mais baratas, mas ai o desempenho fica um pouco mais baixo.  Ou você pode usar processadores intel. Existem infinitas possibilidades! Te digo que com menos você já vai ter uma mudança absurda em relação ao que usa atualmente. Trocando esse processador e as memórias você já vai editar tranquilarmente. E digo mais, com menos ainda de dinheiro você consegue montar algo que vai te suprir. Você edita videos somente ou trabalha com 3D também? Se trabalhasse com 3D daí podia se pensar em uma placa Quadro. Mas se for só edição, não caia no que os vendedores dizem. Não há necessidade. Com uns 1300 você monta algo razoável com processador AMD. Com Intel eu ando desatualizado então não posso te indicar!  Que bom que já tem uma boa fonte. Creio eu que 8gb já dá pro gasto. Faça um teste, abra o premiere e edite algum vídeo e então aperta ctrl + alt + del e veja em quanto está o uso de memória ram.

adicionado 13 minutos depois

Olha o que posso te dizer é que vai depender bem do tipo de edição que faz. Da necessidade mesmo, do tempo que precisa. Assim podemos até economizar mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora já que você já editava com esse processador ai, qualquer upgrade seria bem vindo. Um bastante recomendado como entrada é esse:

placa-mãe

processadores tem esse

ryzen 3 2200g ou

ryzen 3 1200

E como memória ram aconselho devido ao preço que estão custando colocar só 4 gb como teste. Se ver que será necessário você compra outro pente de 4gb

Ram crucial

Esse kit ai já faz muita diferença pro que usa atualmente. Nesses links você pode ver os preços das lojas.

Uma vantagem dele é que se no futuro quiser dar outro upgrade você não vai precisar trocar tudo, só o processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TROLLZETTA Como te falei, uso apenas para edição de vídeos nos programas : adobe premiere, gopro studio e moviemaker. Não trabalho com 3D e não uso para jogos. O importante seria não ficar pulando quando dou play (durante a visualização dentro dos programas citados) para poder fazer os cortes nos momentos necessários. Claro que seria importante também ter uma renderização rápida, mas também não precisa ser de nível profissional...

você me indicou apenas os processadores ryzen 3 2200g ou ryzen 3 1200. Qual a diferença entre esses dois? Eles equivaleriam ao i3 da intel? Mas e a placa-mãe: qual modelo, quantos slots, qual o sokett? E as memórias: seriam DDR4? você tem alguma referência mais detalhada para passar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, suzanack disse:

você me indicou apenas os processadores ryzen 3 2200g ou ryzen 3 1200. Qual a diferença entre esses dois?

O ryzen 3 2200g é só um pouco superior ao ryzen 3 1200. A vantagem dele é que vem com placa de vídeo integrada, mas como você já tem uma não vale a pena pagar a diferença de preço.

1 hora atrás, suzanack disse:

Eles equivaleriam ao i3 da intel?

 Tenho  certeza que pro uso que você vai fazer vai ser superior, pois o ryzen tem 4 núcleos, enquanto o i3 2.

As memórias seriam DDR4 sim. 

1 hora atrás, suzanack disse:

você tem alguma referência mais detalhada para passar?

Coloquei na outra resposta os links com todas as referências e valores de um site que vende eles! Só clicar nos nomes! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...