Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Matricial retorna Colunas com Células coladas em "ADJACENTES"


Ir à solução Resolvido por Edson Luiz Branco,

Posts recomendados

++
Boa noite amigos do fórum!

 

Gostaria de saber se alguém sabe de alguma fórmula, alguma matricial, alguma macro ou alguma informação que retorne o número que está dentro de uma célula em diagonal com outra célula da coluna lateral desta, com o mesmo número, ambos na diagonal. O retorno que estou querendo seria toda a coluna que estejam estas duas células com números iguais, somente em diagonal uma com a outra (porém com retorno de número inteiro), o que eu quero descobrir é: quais são os números existentes nas duas colunas (que existem estes números procurados na diagonal), dentro de um retângulo com 17 colunas e 4 linhas, retornando também o campo vazio, caso aquelas 2 colunas não contenham o número procurado.

Representando uma coluna por aqui, seria mais ou menos assim:

 

coluna 1    coluna 2    coluna 3    coluna 4
8                0               1                9
1               (2)             (2)              7
(2)              5               5               3
4                3                8              (2)

 

Na coluna de exemplo acima, eu quero que retorne somente os números das colunas 1 e 2, (8,1,2,4 / 0,2,5 e 3), porque existe o número (2) em diagonal, próximos um do outro (colados em diagonal), porém não quero as colunas 3 e 4 porque o número (2) apesar de estar na diagonal, (NÃO ESTÁ COLADO, EM ADJACENTE).

 

A fórmula que eu procuro é: RETORNAR TODA A COLUNA E ME RETORNAR SOMENTE AS CÉLULAS QUE ESTÃO ACIMA E ABAIXO, INCLUSIVE ELE (2), QUE EU BUSQUEI.

 

Segue em anexo um exemplo COMPACTADO (WINRAR) do que estou procurando.

 

ALGUÉM PODE ME AJUDAR?? Pra mim é um grande desafio, já busquei em tudo quanto é canto, e nenhuma fórmula se encaixa no que eu preciso!

 

Obrigado pela leitura, fico no aguardo.

 

Respeitosamente:

Toledo_FKX
++

Retorno-Colunas-com-Celulas-Diagonais.rar

Retorno-Colunas-com-Celulas-Diagonais.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que existe um meio de fazer isso por meio de Macro, mas é bem complicadinho e talvez demore um pouco para eu conseguir fazer, me dá  mais algumas informações aí:

1) Você  quer que retorne as colunas que tem os valores na diagonal, mas de qualquer número ou só  do número destacado?

2) Você  quer que retorne essa coluna onde?

3) Você quer retornar os valores dessa coluna em uma linha, ou pode ser em coluna mesmo?

4) No exemplo que você  enviou, o intervalo é de C5:S8, o intervalo do banco de dados real será  sempre esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Lucas Rodolfo disse:

Creio que existe um meio de fazer isso por meio de Macro, mas é bem complicadinho e talvez demore um pouco para eu conseguir fazer, me dá  mais algumas informações aí:

1) Você  quer que retorne as colunas que tem os valores na diagonal, mas de qualquer número ou só  do número destacado?

2) Você  quer que retorne essa coluna onde?

3) Você quer retornar os valores dessa coluna em uma linha, ou pode ser em coluna mesmo?

4) No exemplo que você  enviou, o intervalo é de C5:S8, o intervalo do banco de dados real será  sempre esse?

Amigo Lucas, boa noite! Respondendo suas indagações:

1) Retornar as colunas que teem o número destacado na diagonal, porém, juntos, colados pelas quinas da célula e não diagonal com espaço entre eles. Tem que ser adjacentes.

2) O retorno da coluna deverá de ser igual ao exemplo que eu enviei em anexo, bem após o botão controlador pelo lado direito.

3) Os valores da coluna deverão retornar exatamente como estão posicionados no retângulo com os dados a serem analisados, retornando em coluna também.

4) Sim o intervalo dos dados serão sempre este neste exemplo. Mas eu preciso desta informação para colocar em 5 retângulos iguais em quantidade de Linhas e Colunas um debaixo do outro com botões controladores diferentes.

 

Obrigado pela resposta rápida,

 

Espero que ajude com estas informações que estou enviando.

 

Respeitosamente,

 

Jorge Luiz Toledo

 

adicionado 5 minutos depois
21 horas atrás, Edson Luiz Branco disse:

@Jorge Toledo , não sei se entendi sua dem anda. Verifique aí e dê retorno..

Retorno-Colunas-com-Celulas-Diagonais.zip

=================================================

 

Prezado amigo Edson Luiz, boa noite!

 

Novamente agradeço a sua ajuda, muito obrigado... show de bola a sua macro, deu pra ver que ficou muito bom, do jeito que eu queria.

 

Gostaria apenas de uma pequena explicação: O Retângulo que eu enviei como exemplo é apenas 1 em uma série de 5 retângulos um debaixo do outro. Eu conseguiria copiar os comandos dessa macro, um embaixo do outro, trocando apenas as posições das células de controle que eu conseguirei pelo botão controlador obter este excelente resultado em retângulos diferentes na mesma planilha?

 

Fico agradecido meu amigo, eu tiro o chapéu para o senhor. Meus parabéns, fique com DEUS e tenha uma boa noite.

 

Respeitosamente,

 

Jorge Luiz Toledo

++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Edson Luiz Branco disse:

 

@Jorge Toledo , não sei se entendi sua dem anda. Verifique aí e dê retorno..

 

@Edson Luiz Branco Prezado Amigo Edson, bom dia!

 

Estou anexando o retorno do que eu estou querendo de verdade, não teve grandes alterações no que o Senhor preparou e me respondeu. Eu queria que estas informações (retorno das colunas), se multiplicasse em outros retângulos. No anexo que estou enviando novamente vem explicando melhor.

 

Estou quase finalizando o meu projeto, mas preciso dessas informações que eu lhe acabei de escrever.

 

Muito obrigado, fico muito agradecido pelo apoio e ajuda mútua.

 

Fico no aguardo e tenha um ótimo fim de semana junto da família.

 

Respeitosamente,

 

Jorge Toledo

---------------------------------------

 

Re2-Colunas-com-Celulas-Diagonais.zip

adicionado 4 minutos depois

@Edson Luiz Branco Prezado Amigo Edson, bom dia!

 

Estou anexando o retorno do que eu estou querendo de verdade, não teve grandes alterações no que o Senhor preparou e me respondeu. Eu queria que estas informações (retorno das colunas), se multiplicasse em outros retângulos. No anexo que estou enviando novamente vem explicando melhor.

 

Estou quase finalizando o meu projeto, mas preciso dessas informações que eu lhe acabei de escrever.

 

Tentei copiar a Macro e colocar as tags uma embaixo da outra, mas não deu certo. Ficou muito complexo pra meus conhecimentos.

 

Muito obrigado, fico muito agradecido pelo apoio e ajuda mútua.

 

Fico no aguardo e tenha um ótimo fim de semana junto da família.

 

Respeitosamente,

 

Jorge Toledo

---------------------------------------

 

Re2-Colunas-com-Celulas-Diagonais.zip

Editado agora por Jorge Toledo
faltou informações no texto

Re2-Colunas-com-Celulas-Diagonais.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Sr. @Jorge Toledo

 

Tira aí uma dúvida:

 

Em 24/02/2018 às 21:18, Jorge Toledo disse:

Mas eu preciso desta informação para colocar em 5 retângulos iguais em quantidade de Linhas e Colunas um debaixo do outro com botões controladores diferentes.

 

Conforme você disse acima, seriam 5 retângulos. Porém no anexo estão dispostos 10 retângulos (correspondendo de 0 a 9).

  1. Serão 5 ou 10?
  2. Cada um terá seu próprio Spin Button?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

++

Amigo Edson, seriam 10 retângulos (um para cada dígito separado, de 0 a 9), um pra cada spin button, com seus respectivos números, somando 1 + 1, entre eles.

 

Me desculpe o erro que eu digitei: escrevendo que eram 5 retângulos, é porque naquele dia eu digitei aquela resposta na rapidez, e saiu errado.

 

cai naquele velho ditado: (A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO).

 

Obrigado, fico agradecido pela ajuda.

++

 

adicionado 6 minutos depois

+

Se der menos trabalho, pode ser UM CONTROLADOR que mudaria os respectivos números que poderiam ser fixos, desde de que sejam de 0 a 9, conforme o modelo que eu enviei em anexo. acho até mais prático um controlador, para evitar dar o referido comando 10 vezes, um clique button separado pra cada um acho que iria ficar meio enfadonho.

 

Ficaria mais dinâmico um comando de button, que estaria controlando o retorno em todos os retângulos ao mesmo tempo, com seus respectivos valores solicitados que já estariam fixos, (sem mudar), pintado a célula de azul escuro como no anexo.

 

Tenha um bom dia.

 

Jorge Toledo

+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

 

Em 26/02/2018 às 09:07, Jorge Toledo disse:

Amigo Edson, seriam 10 retângulos (um para cada dígito separado, de 0 a 9), um pra cada spin button, com seus respectivos números, somando 1 + 1, entre eles.

 

Mas se você já tem os 10 algarismos (0 a 9) cada um com seu retângulo, perde o sentido você ter o SpinButton. E fica com menos sentido ainda ter 10 SpinButtons. Se colocar outros, não estarão mais "somando 1 + 1 entre eles", visto que você pode escolher qualquer valor...

Então um botão normal só já resolveria....

Re2-Colunas-com-Celulas-Diagonais.zip

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

era exatamente isto meu amigo, muito obrigado.

 

o motivo deu estar querendo estes 10 retângulos de 1 a 0 é porque o retângulo que está com o " banco de dados" não é fixo, ele fica oscilando os seus valores.

 

mas assim, como mencionou no anexo, com o botão " gerar ", ficou muito bom o resultado. meus parabéns.

 

admiro muito os seus conhecimentos. (dar honra a quem merece honras).

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...