Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Princípios de Telecomunicação -Frequência de Ressonância


Marcospeix

Posts recomendados

Boa tarde!
Pessoal, estou com dúvidas em relação a resolução da atividade, estou utilizando a fórmula do circuito RLC, porém, não chego ao resultado correto. Anexei no tópico um trecho da minha apostila onde eu entendi que antes de encontrar a frequência, eu tenho que achar primeiro o resultado de Z. Poderiam ajudar? gostaria de saber qual a fórmula correta para começar a questão. Grato!
Obs : estou me baseando nas fórmulas desse site do Newton Braga também, segue o link : http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica/2163-m127.html

Sem título.png

c3059fc4-98af-42e9-abb0-8cd1ceb98ec1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

O circuito só terá ressonância caso uma condição seja satisfeita.

Não sei qual o grau de suas aulas, me parece que é a nível técnico. Sendo assim, calculei a parte teórica e me parece que deva estar um pouco além de seu conhecimento atual. É por isso, que eu disponho a resolução aqui, já que é um trabalho de aula e você certamente não poderá apresentar este desenvolvimento ao seu professor, sem que ele descubra que não foi você que fez. 

Mas ao final do desenvolvimento, você poderá calcular a frequência de ressonância, CASO a condição seja satisfeita.

 

Em tempo: Não me lembro mais qual seria o exato valor de qsi para ocorrer a ressonância. Chutei um sobre raiz de 2.

 

Imagem editada.

Pessoal, a diminuição do valor de qsi é que aumenta o valor da impedância na ressonância (w0). Observando a equação do denominador, mais precisamente o termo em s, nota-se que para reduzir este termo, o que reduz o qsi, deve-se reduzir o valor do resistor. É óbvio, já que reduzindo-se o valor do resistor, reduz-se o consumo de energia no circuito, caso alguma exista. Com R = 0, a ressonância só existirá em um único valor de w (em w0). 

 

Bons estudos.

MOR_AL

 

RLC.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR Realmente amigo, esse é um assunto que está além do meu conhecimento, respondendo sua dúvida, é um curso pra nível técnico sim, sou da Bahia, e faço provas presenciais em São Paulo, já fiz todas e fui aprovado, com exceção dessa disciplina de Princípios de Telecomunicações ( o engraçado é que fui aprovado em Telecomunicação Aplicada, que teoricamente é mais complicado). Fui reprovado na avaliação da disciplina, fiquei com nota 5, sendo que precisava de 6 para ser aprovado, e agora estou tentando resolver esse trabalho para somar um ponto a minha nota e conseguir a aprovação sem ter que viajar novamente para refazer a prova, pois o custo da viagem é alto. Mesmo assim, muito abrigado pelo seu tempo e disposição para me ajudar, não se preocupe, não vou reproduzir sua resposta no meu trabalho, vou buscar resolver de algum jeito, para que não apenas seja aprovado, mas que aprenda o assunto. Que Deus te abençoe!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov te deu a informação necessária para que você chegue à resposta. Basta entrar com os valores que ele te forneceu em uma calculadora científica, usando a fórmula f0 = 1 / [2 x pi x raiz de (L x C)].

1 - Calcule L x C. Resultado 1

2 - Calcule a raiz quadrada do resultado. Resultado 2

3 - Multiplique o resultado por 2 e por pi (3,141592). Resultado 3

4 - Calcule o inverso do resultado. É a tecla x elevado a menos 1. Resultado 4

 

Calcule e mostre todos os resultados intermediários, que a gente te diz se estiver certo ou errado. Caso estiver errado te informamos onde você se enganou.

Paulo. Acabou sendo um vício associado a minha indignação. Não consigo admitir que a idade e a aposentadoria me tirem o que deu tanto trabalho para adquirir. Por isso vivo tentando recordar. Aliás, já dizia meu professor de análise I, Miguel, do cursinho pré-vestibular em 1970. "Recordar é viver outra vez". Com cerca de 17 anos achei isso uma piada, mas depois de muito tempo, observo o que ele quis dizer.

MOR_AL

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MOR disse:

Aliás, já dizia meu professor de análise I, Miguel

Alguns mestres, mais do que ensinar a matéria, nos ensinam a raciocinar. Pena que são poucos. Na sala de aula nos são apresentadas as variáveis e as contas para ter o resultado. Quando caímos na vida, temos todas as variáveis presentes, inclusive (e são a maioria) variáveis que não são determinantes. É quando temos que identificar as variáveis significativas para a solução do desafio. No meu caso pessoal, quem me marcou muito foi o Prof. Antônio Marques Ventura, Projetos. As provas eram feitas com livros e cadernos abertos para se gastar tempo apenas com raciocínio, decorar fórmulas nunca foi o objetivo. E tinha que estudar muito pra não levar pau.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não!

L = 1,1 / 1000 H 

C = 0,11F ou 110 / 1000 F

Refaça as contas.

 

Além de tudo, o circuito não vai ter frequência em que ocorra um pico da impedância Z, pois o valor de qsi = 800. Se aplicarmos um impulso de tensão no circuito, não será observada a frequência de ressonância. Não haverá oscilação amortecida com a frequência de f0. 

Observe a figura com qsi alto. Não há ressonância, apesar de existir f0.

 

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Marcospeix disse:

@MOR O erro está na conversão de medidas então? Converti nesse site --> https://www.convertworld.com/pt/indutancia/henry.html

De fato não houve conversão de unidades, pois as unidades são Henry e Farad. São apenas formas diferentes de escrever o mesmo número, usando submúltiplos e decimais. Se itiver dúvida sobre isso, pergunte também!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto é a segunda tentavia 14,46863. Basta usar uma calculadora científica ou a calculadora do Windows.

 

Obs. No seu primeiro cálculo há um erro na linha 2 dentro da raiz: onde escreveu 0,011 deveria ser 0,0011, pois 1,1/1000 = 0,0011.

adicionado 5 minutos depois
 

Por clareza destaco que não houve conversão de unidades, pois estamos falando da mesma unidade, que é o Henry ou o Farad, mas apenas escrita com submúltiplos ou decimais.

Conversão é quando a unidade muda de sistema, de centímetros para polegadas, por exemplo. Centímetro é unidade do sistema métrico e polegadas do sistema Imperial.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Agora estou na segunda questão, ainda estou com dúvidas em relação a conversão de medidas, parece ser uma pegadinha, pois a indutância é dada em miliHenry, e a capacitância em microFarad, logo, não se aplica a mesma conversão para ambas. Tentei fazer na calculadora, pois não confio muito no site, e não consigo chegar ao resultado.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...