Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bobina de Tesla Problema Com Tip41c


KillYkill

Posts recomendados

2 horas atrás, aphawk disse:

@albert_emule ,

 

A oscilação nesse caso é de baixa freqüência , em torno de 10 Khz, ou estou entendendo errado ?

Entendí que é ressonante e auto-sintonizável, mas a bobina de Tesla gera frequências bem mais altas.

 

Mesmo assim achei muito interessante isso !

 

Paulo

 

Só mudar a bobina e o capacitor. 

Mudando a bobina e capacitor, muda a sintonia. 

 

 

adicionado 6 minutos depois

O cara que fez a engenharia reversa do fogão de indução: 

http://openschemes.com/2010/11/11/1800w-induction-cooktop-teardown/5/

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2018 às 21:05, albert_emule disse:

 

Não sou da época. Mas eu até que conheço estas tralhas todas. 

Tenho certa curiosidade nas tecnologias medievais. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=VQt_kl70FtM

 

 

 

Descobri porque os caras usam som alto nos carros... é pra cobrir este som de buzina... kkkk zoeira...

 

adicionado 12 minutos depois
Em 08/03/2018 às 12:25, mlegnari disse:

Experimente um 1n4007 (não é o indicado, mas costuma ajudar muito) o ideal seria um diodo ultra-rápido, mas esse simples pode lhe mostrar o que esta acontecendo....

Em projetos simples (relês de 5 e 12v) estou usando diodos 1n4148... eles são suficientes para isso? o pode queimar meu transistor? obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/03/2018 às 10:28, BloodCeltics Lopes disse:

Descobri porque os caras usam som alto nos carros... é pra cobrir este som de buzina... kkkk zoeira...

 

adicionado 12 minutos depois

Em projetos simples (relês de 5 e 12v) estou usando diodos 1n4148... eles são suficientes para isso? o pode queimar meu transistor? obrigado.

Meça a tensão no momento do desligamento, em pequenas bobinas eu notei uma tensão na média de 10x maiores do que foi aplicado para 3ms de acionamento

 

O 1N4007 suporta uma tensão maior de condução, mas não é rápido. Usando mosfet irf640 e o 1n4007 anti-paralelo já acionei uma bobina de tesla pequena por varias horas seguidas em 12v e picos de 100v no desligamento

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/03/2018 às 10:28, BloodCeltics Lopes disse:

Em projetos simples (relês de 5 e 12v) estou usando diodos 1n4148... eles são suficientes para isso? o pode queimar meu transistor? obrigado.

O relé não tem corrente suficiente para queimar um diodo desses, pode usar sem problemas. 

Eu também uso eles. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Num róla. Acabei de fazer chapinha.

 

Amigo, pela distância da faísca e pelo barulho do chhhh ou tic você tem uma ideia da potẽncia do trem. Se der um "pá!" é bem forte mas se der um "tic" é fraquin

 

Se você colocar um resistor duns 50M em série, eu deixo você colocar o dedo em 10KV. Dica: coloque 50 de 1M em série e numa reta só.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O tamanho do tranco eu desconheço, já que a corrente de saída de baixa, mas no mínimo uma agulhada vai sentir.

 

18 horas atrás, mlegnari disse:

@Isadora Ferraztesta pra nós !^_^

kkkkkkk

17 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Num róla. Acabei de fazer chapinha.

 

Amigo, pela distância da faísca e pelo barulho do chhhh ou tic você tem uma ideia da potẽncia do trem. Se der um "pá!" é bem forte mas se der um "tic" é fraquin

 

Se você colocar um resistor duns 50M em série, eu deixo você colocar o dedo em 10KV. Dica: coloque 50 de 1M em série e numa reta só.

Valeu pessoal, muito obrigado entendi perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que você tomou foi um "tac" (entre o tic e o pá) de descarga de um capacitor.... é isso: o tubo é (era) um capacitor por isso a "história de assombração" que te contavam quando criança que o tubo dava choque mesmo desligado era verdadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O que você tomou foi um "tac" (entre o tic e o pá) de descarga de um capacitor.... é isso: o tubo é (era) um capacitor por isso a "história de assombração" que te contavam quando criança que o tubo dava choque mesmo desligado era verdadeira.

Pior ainda é que a TV tava ligada, o fly back estava vazando AT e eu não sabia. 

Só descobri quando cheguei com a mão perto dele. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bixo burro kk.

tmj. Já levei um sssssszzzzzssss deste duma tv ... à válvula. Vi tudo azul por uns 5 minutos. Meu ouvido zumbe até hoje.

 

Sobre por a mão num trem destes com resistor em série... Certa feita fiz um motor iônico tipo este...

15_35_15.gif

15_35_15.gifcom arame mesmo.

Segurei-o numa mão e noutra o resistor 22M duns 5W (de tv a válvula) e este encostei no flyback. Num é que o trem girou magicamente "sozinho" mesmo? O monte de 'Ohhh, uau, nossa!' que ouvi nem compensaram direito. Me deu módor de cabeça depois. kk

 

 

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_35.asp

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...