Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor Custo/Beneficio com AMD Ryzen 3 2200G


Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Sou membro a algum tempo e já ajudei algumas pessoas no passado. Agora preciso de ajuda para montar uma configuração boa e "barata", fiquei muito tempo desatualizado do mundo dos Hardware's (desde 2011). Estou procurando o melhor custo/beneficio para o processador AMD Ryzen 3 2200G. Tenho preferência por AMD pelo custo x benefício mas aceito sugestões similares intel. Sugeri o AMD Ryzen 3 2200G para economizar na placa de vídeo e também para que os colegas do fórum não informem produtos que não são compatíveis com o custo.

 

Meu uso será para Projetos no Autocad, Sketchup e alguns jogos "leves", mas bem leves mesmo, que dê para usar o vídeo integrado do Ryzen 3 2200G. Não tenho nada de outro pc para aproveitar, nem mesmo o Monitor.

 

Não sei se é possível montar um Pc completo com 2600,00 avista. Desde já agradeço a colaboração de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vai pegar com Ryzen 2ª geração, recomendo pegar em uma loja que monta o computador pra você (senão vai precisar pedir emprestado a alguém um Ryzen 1ª geração e uma GPU pra poder atualizar a BIOS). A terabyteshop está com ótimos preços na minha opinião, então recomendo ir nela.

 

https://www.terabyteshop.com.br/monte-seu-computador?produto=computador-t-gamer-plataforma-amd-ryzen

 

Montando por aí consegui por:

Placa-mãe: ASUS PRIME B350M-A DDR4 LED USB 3.1 AM4 (R$ 478.41)

Processador: RYZEN 2200G (R$ 487.11)

Memória: 2x CRUCIAL BALLISTIX SPORT LT 4GB 2666MHZ (2x R$ 234.03)

Armazenamento: WESTERN DIGITAL 1TB 7200RPM (R$ 213.15)

Fonte: Corsair CX550 (R$ 226.11)

Gabinete: à sua escolha (por volta de uns R$ 200)

TOTAL: R$ 1872.84 + gabinete + frete

 

Escolhi essa placa-mãe em vez da GIGABYTE GA-AB350M-DS2 (R$ 399.33) por ter 4 slots pra RAM, o que pode ser conveniente se decidir adicionar mais módulos no futuro. Também vem com porta HDMI 1.4b (além da porta DVI-D, que vem em ambas as placas), o que pode te poupar da necessidade de um adaptador dependendo do monitor que decidir pegar. Entretanto, se achar isso algo desnecessário, pode ir na da GIGABYTE, com suporte a DualBIOS. Se influenciar em algo para você, pode também comparar as outras portas/entradas/slots de ambas as placas: GIGABYTE vs ASUS. Em geral são placas bem similares.

 

A memória é melhor pegar 2x4GB do que 1x8GB por causa da integrada. Frequência mais alta também tem grande influência no desempenho; na Terabyteshop essa é a melhor opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, FabioFGP disse:

@RafaelCLP Essa fonte não está sobrando? Desculpe a ignorância, mas neste caso a Terabyteshop já monta e também atualiza a placa-mãe?

A terabyte monta pra funcionar. É pro cliente leigo só chegar em casa, iniciar o PC e já estar funcionando. Senão o cliente devolve dizendo que não está funcionando. Edit: se não ficou claro: sim, ela monta todo o PC, atualiza o que precisar, e até instala o windows. Se não me engano, caso você não compre o Windows com eles, eles mandam com a versão "de testes" (acho que 60 ou 90 dias) que a MS libera de graça.

 

A fonte está sobrando, e muito. Mas a opção mais barata seria a CX450, que só está R$ 25 mais barata no momento, por isso pus essa mesmo. Deve valer mais se um dia for revender, e vai segurar qualquer coisa que você for colocar aí até o dia em que ela morrer. Obviamente, se achar que realmente não compensa os R$ 25, ou se com isso ficar fora do orçamento, pode por aí a CX450 tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP Muito obrigado pela ajuda. Realmente vale os 25 reais a mais. Quanto a placa-mãe vou de Asus os Slots extras poderão ser úteis no futuro, pois o valor das memórias podem baixar com o tempo. Caso futuramente eu opte por adicionar uma placa de vídeo dedicada, esse processador vai estar de bom tamanho ou terei que comprar ambos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, FabioFGP disse:

@RafaelCLP Muito obrigado pela ajuda. Realmente vale os 25 reais a mais. Quanto a placa-mãe vou de Asus os Slots extras poderão ser úteis no futuro, pois o valor das memórias podem baixar com o tempo. Caso futuramente eu opte por adicionar uma placa de vídeo dedicada, esse processador vai estar de bom tamanho ou terei que comprar ambos? 

Depende do que você pretenderá jogar, e de qual placa dedicada adicionar. Esse processador deve levar uma GTX 1050 Ti, mais do que isso vai ter gargalo em vários jogos. Mas isso é algo que você pode se preocupar no futuro e ignorar no momento. A AMD vai dar suporte pra plataforma AM4 até 2020 (ou seja, as novas gerações do Ryzen que lançarem até lá funcionarão na sua placa), então no pior caso você só precisa trocar o processador, mantendo todo o resto. Não há nada confirmado (acho), mas é bem provável que a próxima geração dos Ryzen aumente a quantidade de núcleos dos processadores, então deve valer mais pra você guardar os R$ 300 (de diferença pro Ryzen 5 2400G) e usar esse dinheiro em um futuro upgrade caso precise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP Zen+ em 12nm vai trazer melhorias de clock, eficiencia e IPC. Talvez Zen2 em 7nm traga mais núcleos, há rumores de Epyc ter o dobro de núcleos que os atuais, no caso, 64C\128T. Com isso, toda a linha teria um aumento na quantidade de núcleos :D

 

adicionado 1 minuto depois

aah..."Gargalo" começaria com uma GTX1070, e mesmo assim, dependeria bastante do jogo e qualidade grafica * resolução.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Atretador disse:

@RafaelCLP Zen+ em 12nm vai trazer melhorias de clock, eficiencia e IPC. Talvez Zen2 em 7nm traga mais núcleos, há rumores de Epyc ter o dobro de núcleos que os atuais, no caso, 64C\128T. Com isso, toda a linha teria um aumento na quantidade de núcleos :D

 

Ah sim, quando eu disse próxima geração me referi a Ryzen 3ª geração, já que a 2ª já começou a ser lançada. Ou a 3ª ainda vai ser Zen+ :x? Eu estou torcendo por Ryzen 3 3200 com 6c/12t e Ryzen 7 3700 com 12c/24t :P, mas não creio muito que a AMD vá entregar tanto assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP Tecnicamente 2200G e 2400G são 1st gen ainda :D

 

14nm e basicamente a mesma arquitetura, mas com algumas poucas melhorias, eles pegam 4.0Ghz com mais facilidade que a primeira gen, mas, (eu espero pelo menos) em 12nm teremos ganhos de IPC e clocks, leaks do 2600 estão bem interessantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, FabioFGP disse:

Muito bom, vou ficar com a configuração sugerida. Só tenho dúvidas quanto ao Monitor. Existe algum detalhe importante na hora de escolher?

Depende da placa de vídeo que você planeja comprar no futuro.

Se ele for FullHD já está ótimo, mesmo se quiser comprar uma placa Mid-End no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ClinkLinck Pensando no Custo x Benefício, um FullHD seria o recomendado?

 

Esqueci de mencionar, vocês saberiam me informar se eu consigo fazer edição de vídeo 4k com essa configuração?

5 horas atrás, RafaelCLP disse:

[...]

Montando por aí consegui por:

Placa-mãe: ASUS PRIME B350M-A DDR4 LED USB 3.1 AM4 (R$ 478.41)

Processador: RYZEN 2200G (R$ 487.11)

Memória: 2x CRUCIAL BALLISTIX SPORT LT 4GB 2666MHZ (2x R$ 234.03)

Armazenamento: WESTERN DIGITAL 1TB 7200RPM (R$ 213.15)

Fonte: Corsair CX550 (R$ 226.11)

Gabinete: à sua escolha (por volta de uns R$ 200)

TOTAL: R$ 1872.84 + gabinete + frete

[...]

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, FabioFGP disse:

@ClinkLinck Pensando no Custo x Benefício, um FullHD seria o recomendado?

 

Esqueci de mencionar, vocês saberiam me informar se eu consigo fazer edição de vídeo 4k com essa configuração?

 

Conseguir você até consegue. Mas não garanto que vá ser rápido. Hahahaha.

Se preferir, pega o Ryzen 2400G, ele tem 8 threads. Pode te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra edição de vídeo ou você vai ter que se satisfazer com o desempenho do 2200G, ou vai ter que ir bem além do seu orçamento. Outro problema seria a memória, não sei se 8GB vão dar conta pra vídeos 4K. Também seria interessante ter um SSD, mas não é prioridade.

 

Enfim, não dá pra montar um desktop bom pra edição de vídeo 4K com R$ 2000 (ignorando monitor), mas o 2400G definitivamente seria um avanço. O ideal seria um 1700 (ou, se não der, pelo menos um 1600), mas aí já teria que pegar uma placa de vídeo junto.

 

Edit: o ganho de performance seria, aproximadamente:

2200G -> 2400G (+50%)

2400G -> 1600 (+45%)

1600 -> 1700 (+33%)

 

Logo:

2200G -> 1600 (+118%)

2200G -> 1700 (+189%)

2400G -> 1700 (+92%)

 

Como são a mesma arquitetura e alcançam mais ou menos as mesmas frequência com overclock, é fácil calcular só vendo a quantidade de núcleos/threads. Considerei que do 1200 -> 2200G teve aumento de uns 10% de performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, FabioFGP disse:

Nossa eu não sabia que o 2400G é 50% a mais que o 2200G. Vou analisar com mais calma, talvez compense eu manter todo o resto e aumentar o processador.

É um pouco relativo. O 2400G tem SMT (simultaneous multi-threading) e o 2200G não. Ambos são quad-core (têm 4 núcleos físicos), mas o 2400G tem 8 núcleos lógicos (alguns dirão 4 físicos + 4 lógicos) em vez de apenas 4 do 2200G (alguns dirão 4 físicos + 0 lógicos), pois ele consegue rodar 2 threads "simultaneamente" em cada núcleo físico. Entretanto, SMT não é tão bom quanto dobrar a quantidade de núcleos físicos. Não vou entrar em detalhes porque não entendo suficientemente do funcionamento pra explicar. Entretanto, o SMT aumenta, em média, 50% a mais de poder de processamento multi-threaded, mas esse valor varia de programa pra programa. Acaba sendo um desempenho extra pra edição de vídeo, que consegue tirar o máximo de todos os núcleos do processador, e nesse caso vale a pena pegar o 2400G em vez do 2200G, embora o 2200G ainda seja mais barato em desempenho/real investido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...