Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • diego_moicano

      Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   07-12-2015

      Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
mrkirovsky

Possível invasão de notebook

Recommended Posts

Boa noite senhores,

 

Gostaria de ajuda para analisar meu notebook sobre uma possível invasão.

 

O caso é que após realizarmos algumas compras pela internet de reservas de hotéis, passagens de trens e aviões na Europa, houve o roubo de dados do cartão de crédito de minha esposa. Apenas aquele que usamos para essas compras pela internet.

 

Estou tentando excluir as possibilidades de onde poderiam ter roubado esses dados: notebook, computador, celular, uber.

 

Inicialmente gostaria de auxílio para analisar este notebook que é o qual vos falo.

 

Como devo proceder?

 

Agradeço desde já por todo o auxílio!!!

 

Tiago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro que abra um tópico no fórum Remoção de Malware, seguindo as regras específicas desse setor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Ricardo,

 

Pois então, eu acreditava estar no local certo porque vi alguns tópicos sobre invasão por aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @mrkirovsky seja bem vindo.

 

Muito importante se preocupar com esse tipo de situação, ainda mais quando envolve questões de finanças.

 

Algumas perguntas:

  • Você "acha" presume que foi roubado dados do cartão de sua esposa?
  • Realmente foi roubado e transações não autorizadas foram realizadas com o cartão?

Partindo de qualquer hipótese, se ainda não fez:

  • Ligue imediatamente para a sua operadora do cartão e mande bloquear toda a conta bancária vinculada.

Se já realizou o procedimento acima (também menciono que isto pode ser feito através de aplicativos de Smartphone ou no site do banco) dependendo da bandeira e instituição que está prestando o serviço, vamos partir para a investigação do fato.

 

Para verificar se suas informações foram roubadas, vamos realizar algumas etapas.

  • Passe um antivírus e um bom anti malware;
  • Verifique seu sistema de segurança, se no momento da transação havia um firewall ativo;
  • Agora o ponto chave, navegue até o site onde realizou as transações e verifique na guia do navegador se ele se encontrava com os requisitos de segurança https.

HTTP

HiperText Transference Protocol é o protocolo padrão para a web. É por meio dele que o navegador requisita ao servidor as páginas na web, ou seja, graças ao HTTP que você acessa nosso blog, envia formulários, etc. O HTTP é inseguro, pois baseia-se apenas em texto, o que possibilita a invasores interceptarem, alterarem e roubarem as informações transferidas. É aí que entra o HTTPs.

HTTPS

A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

 

Se o site que você foi redirecionado foi em um protocolo HTTP, provavelmente já está ai a sua resposta de como foram vazar suas informações, lembrando que quando se trata da internet existe possibilidades infinitas na questão de violação de segurança. Os meios citados acima foram padrões simplistas e que também podem gerar transtornos.

 

 

Editado por Noodle

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, mrkirovsky disse:

Oi Ricardo,

 

Pois então, eu acreditava estar no local certo porque vi alguns tópicos sobre invasão por aqui.

Sobre invasão sim. Mas para analisar seu notebook recomento usar o outro, pois será atendido por especialistas do fórum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Ricardo!

 

Olá Noodle. Obrigado pelas informações.

 

Em relação a banco, operadora de cartão, polícia, todas essas atitudes já foram tomadas.

 

Em relação ao notebook estou procurando resolver.

 

Depois de procurar bastante, creio que um programa instalado pdfforge toolbar tenha responsabilidade nessas situações.

Consegui removê-lo de todos os registros, porém nos programas instalados não consigo remover a entrada dele. Não consegui excluir com o ccleaner, não consegui localizar com o iobit uninstaller.

Alguma sugestão?

 

Localizei ele com o spyhunter, mas o spyhunter só corrigiria se pagasse...

 

Agradeço pela atenção e se puder ajudar mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço bastante a atenção de ambos.

 

Resolvi com o Spyhunter. Ele fez uma limpeza completa no computador. Voltei a usar o ccleaner e o antivirus.

Acredito que agora o sistema já esteja ok. 
Gostaria de entender como esse programa veio parar no meu pc. Sou bastante cuidadoso e fico tentando imaginar de como teria vindo.

 

Obrigado!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×