Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
E. Lelis

Vale a pena upgrade de i5 3330 para i3 7100?

Recommended Posts

E aí, galera,

Seguinte, eu tenho um i5 3330 + 4GB RAM e estou querendo jogar alguns jogos como Shadow of Mordor, FFXII e alguns outros da atualidade. Portanto, to pensando em comprar uma corsair cx 550w +4GB RAM DDR3, uma MoBo nova e outros componentes, já que o PCI-E da minha não tá funcionando por motivos desconhecidos.
Eu gastaria uns R$ 1200 com isso.
Porém, queria saber se valeria a pena pegar um i3 7100, já que eu gastaria uns R$ 900 a mais, pois teria que pegar 8 GB RAM DDR4. Meu orçamento tá baixo e eu só trocaria meu i5 3330 pelo i3 7100 se realmente valesse a pena.
A placa de vídeo será uma GTX 950/960 que vou pegar emprestado com um amigo.

Agradeço desde já, povo!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@E. Lelis Se o seu slot PCI nao esta funcionando, nao vale a pena manter o i5. Ja que sem placa de video ele não vai fazer muita coisa.

Ja o i3 não vale a pena mesmo, plataforma morta e desempenho inferior ao que se pode pegar na mesma faixa de preço.

Aqui um R3 1200 de R$400,00 vs um i5-7500 por exemplo:

Só casar com uma mobo B350 ou A320 e 8Gb DDR4 2400Mhz. Ele nao possui video integrado, mas, como voce vai pegar uma placa de video emprestada, nao vai ser problema.

Alternativamente, tem o 2200G tambem, que possui um video integrado equivalente a uma GT1030, até melhor se voce overclockar ele.

Compartilhar este post

Link para o post

@Atretador Em relação ao i5, eu tava pensando em comprar uma Gigabyte H61 da Pichau que está acabando, só para poder ter o PCI-E para a placa de vídeo.

Eu tenho 2 amigos que já teve problema de aquecimento com processadores AMD. Eu precisaria equipar meu PC com cooler melhor e com fans ou o cooler box já é suficiente para essa 2200G ? Eu também não pretendo fazer OC.

Aliás, verifiquei aqui anteriormente que o i3 7100 apresentou um bom desempenho, por isso veio minha dúvida: 

Lembrando que eu só estou podendo gastar em média R$ 1600 no PC.

Compartilhar este post

Link para o post

@E. Lelis Infelizmente o CDH utiliza dados antigos para comparações com produtos novos, ou seja, versões antigas de jogos\windows\drivers vs versões novas.

Além de não incluir analise de frametimes, o que basicamente invalida os resultados.

A 7a geração da Intel ja morreu, nao vai receber nenhuma atualização, te limitando a processadores de 2 e 4 núcleos. AM4 vai receber suporte até 2020, trazendo +3 gerações.

Ryzen 3 entregam performance superior a um i3, e semelhante a um i5 quando em overclock.

Os R5 1600 ja são mais próximos de um i7 de 7a gen.

Aqui um i5-7600K com overclock para 4.8Ghz e ainda assim perdendo para um R5 1600.

Mesmo o i5 conseguindo FPS alto em cenas leves, quando o bixo pega, o FPS cai como uma pedra.

Citação

Eu tenho 2 amigos que já teve problema de aquecimento com processadores AMD

Imagino que eles não tivessem refrigeração adequada para o TDP dos processadores deles.

Os Ryzen são processadores frios e eficientes, especialmente em comparação a 7a e 8a gen da Intel, que tem problemas térmicos consideráveis, precisando de refrigeração mais cara. Até por a Intel utilizar uma TIM de péssima qualidade entre o HIS e o Die enquanto a AMD utiliza solda em seus processadores, com exceção das APUs que utilizam um TIM mediano.

----

Citação

Em relação ao i5, eu tava pensando em comprar uma Gigabyte H61 da Pichau que está acabando, só para poder ter o PCI-E para a placa de vídeo.

Performance de um i5 de segunda\terceira gen é semelhante a um Pentium dual core com HT ou i3 atual, alem de gastar dinheiro em uma plataforma morta.

Compartilhar este post

Link para o post

@Atretador E em relação as placas para AMD, conheço uma pessoa que perdeu um slot de RAM e outra não consegue abrir um jogo com a GTX 950. Ambos tem corsair 500w.

Entretanto, gostei dessas duas opções, qual você acha que vale mais a pena?

https://www.pichau.com.br/computadores/rtb/computador-pichau-gamer-rtb-ryzen-3-2200g-geforce-gtx-1050-2gb-ram-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-bg-024

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8649/pc-moba-box-dominator-lvl-2-amd-ryzen-3-2200g-35ghz-4mb-r2g-16gb-ddr4-hd-1tb-500w-gab-vinik-hunter

Valeu pela ajuda !!

Compartilhar este post

Link para o post

@E. Lelis Ambos tem o mesmo processador, mas o primeiro tem uma placa de video. a iGPU do 2200G é semelhante a uma GT1030, a 1050 é uns 30~40% mais forte que ela.

Tambem nao faz sentido pegar a APU 2200G com uma GPU, seria mais barato um R3 1200 com uma GTX1050 ou 1050Ti..

ou se puder um R5 1400 com uma GTX1050\1050Ti

Compartilhar este post

Link para o post

@Atretador Mano, tava pesquisando aqui e achei um Ryzen 5 1500x por R$ 700,00. você acha que vale a pena pagar 50 reais a mais para pegar ele em vez do R5 1400 ? Vi que além do cache e clock ele vem acompanhado o wraith spire.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais