Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É perigoso superaquecimento nesse PC?


Posts recomendados

Acabei de comprar algumas peças pro meu computador, mas to com uma duvida sobre a temperatura, comecei a monitorar pelo Riva Tuner recentemente, e percebi que em jogos até simples, a temperatura do processador fica entre 53-63 C°, algumas vezes até 69 C°, no site diz que o certo do meu processador é até 72 C°, estou preocupado se quando instalar as novas peças e rodar jogos mais novos, a temperatura vai subir muito? 

Config atual:

MOBO: POS-PIQ57BQ

Processador: i5 650 3.2GHZ

4GB RAM 1333hz

Fonte genérica 200w

Cooler genérico(aqueles que vem com o processador, acho que é cooler box)

 

Config futura:

 

MOBO: POS-PIQ57BQ

Processador: i5 650 3.2GHZ(sim eu sei que vai gargalar um pouco)

8GB RAM 1333hz

Placa de vid: Gigabyte GTX1050TI OC Windforce (Dual fan)

Fonte: CX 450W 80plus(Bronze)

Gabinete: Vinik hunter(acho que vem com cooler também)

 

OBS: O Gabinete é bem ventilado e a placa é de 2 ventoinhas, não sei se isso faz diferença, o ambiente também é bem ventilado.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Santiago956 Você pode monitorar com algum programa semelhante ao MSI Afterburner, que mostra o uso dos recursos em tempo real.

 

Temperatura de processador você pode se preocupar depois que passar dos 80ºC. Já realizou limpeza dos componentes e troca de pasta térmica?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Sim, eu uso o MSI pra monitorar, bem como não tenho muito experiencia na área de hardware, quem faz a troca de peças e limpeza do PC é meu irmão, mas não sei se ele troca a pasta térmica, a ultima vez que ele limpou foi a um bom tempo, mais de 6 meses talvez, mas quando os novos componentes chegarem, vou trocar de gabinete também, durante isso acho que posso limpar as peças caso estejam muito sujas, a temperatura que tenho ao rodar esses jogos mais antigos não é alta, eu sei, meu único problema, era se caso quando rodar jogos pesados, que demandam do CPU/GPU, ia esquentar muito, mas acredito que não vá pelos fatores que citei mais acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Santiago956 A temperatura que começa a ser preocupante seria 80ºC mesmo, mas o ideal é manter abaixo disso, perto dos 75ºC. Se não passar dessa faixa, não tem problema.

 

Esse gabinete da Vinik é bem ruim. Apertado e com fonte na parte superior, além de ter preço elevado para o que oferece. Corra dele e dessa marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt A questão é que já estou com ele aqui, não dá pro comprar outro, supondo que a temperatura realmente suba muito, um cooler novo ajudaria? porque alem do que vem com o gabinete, o cooler do processador são aqueles genéricos da intel(cooler box) se sim, qual você recomendaria? ouvi falar também de deixar o gabinete aberto, mas não sei se é uma boa ideia já que deve sujar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt No caso da pasta térmica, não sei qual é, mais acredito que deve ser aquelas que já vem no cooler bem simples, se realmente precisa colocar uma melhor, fiz uma pesquisa e achei uma Artic silver por um preço bom.

http://www.oficinadosbits.com.br/produto20474/Pasta_Termica_A_AA-1_75G.html?id=18&gclid=CjwKCAiA_c7UBRAjEiwApCZi8dF3pxm38Lp0DOaOS1AmFEEkDJLsX7cT675_CVIIgjHuc9UuNi5QkBoCQSoQAvD_BwE

 

Caso uma pasta dessa seja muito exagero, nas lojas aqui da minha cidade vende essa implastec bem simples, mas já deve ser melhor do que a pasta do cooler certo?

http://www.ttcinformatica.com.br/P-000004958-PASTA-TERMICA-IMPLASTEC-10G-BISNAGA.aspx

 

Lembrando que pretendo usar meu computador para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Santiago956 A Implastec é bem ruim e resseca rápido. E é sim pior que a pasta que vem no cooler box. Não compre isso.

 

A Arctic Silver é uma pasta antiga e ultrapassada, com tempo de cura. Não compensa comprar também.

 

Se as temperaturas aí estão abaixo dos 75ºC, então não tem motivo para essa preocupação toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Realmente, em outro fórum que abri, um usuário me esclareceu sobre os tipos de temperatura, e como monitora-la corretamente, estou usando o Core temp, de acordo com ele em idle não passa de 63°C e fica entre 41-53°C os núcleos, de acordo com as informações do programa, o Tjunction dos núcleos podem ir até 105°C.

 

Só estou tendo problema e descobrir a temperatura do Tcase, parece que não tem uma forma certa de conseguir a temperatura dele sem o o medidor em si, até então estou usando como base a temperatura da mobo como referencia, que parece estar numa área aceitável de 46°C chegando no máximo a 61°C, tem também no aplicativo do HWmonitor, uma temp de algo chamado TMPIN2, não sei o que é mais fica quase na mesma faixa da mobo.

 

Acho que o jeito é esperar chegar a fonte, é a ultima peça restante pra começar a montar o PC, assim com a placa nova, vou ver se realmente é necessário fazer uma melhoria na área de refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...