Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A placa-mãe limita o número de fans que posso usar?


Luish202

Posts recomendados

Eu estava montando uma configuração full custom no site da terabyte, peguei um ryzen 1600x e escolhi a placa-mãe mais barata disponível (uma da gigabyte) e fui ver as opiniões sobre ela no site.  Um dos compradores citou como ponto negativo ela ter somente um conector de fan do gabinete, e o gabinete que eu escolhi tem 3 fans e o que eu quero saber é como ficam os 2 outros fans? Eu não vou poder utilizá-los? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Luish202 disse:

Eu estava montando uma configuração full custom no site da terabyte, peguei um ryzen 1600x e escolhi a placa-mãe mais barata disponível (uma da gigabyte) e fui ver as opiniões sobre ela no site.  Um dos compradores citou como ponto negativo ela ter somente um conector de fan do gabinete, e o gabinete que eu escolhi tem 3 fans e o que eu quero saber é como ficam os 2 outros fans? Eu não vou poder utilizá-los? 

 

so comprar um adaptador q vai no encaixe da placa-mãe

 

cabo-adaptador-y-para-cooler-fan-3-pinos_906449.jpg.ca1d77e2592766260464d0da7a4d5221.jpg

 

ou desses q você usa um dos cabos molex da fonte

 

854315-MLB25234276490_122016-O.jpg.e0959bc503575613049d6806bcc26b34.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rodrigo.dcvieira mas aí tem que ver a corrente máxima que o conector fornece, geralmente é 1A e dá pra colocar 3 ventoinhas numa boa, mas se forem aquelas ventoinhas de alta rotação, não. ;)

 

@Luish202 você pode ligar as ventoinhas direto na fonte, geralmente vem o adaptador junto delas na caixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa adaptador molex direto na fonte, nem liga na placa... só liga os barulhentos mesmo, que geralmente a tensão que a placa-mãe manda é menor e a ventoinha faz menos barulho.

 

Aqui tenho 3 fans no gabinete, todos ligados à molex direto da fonte de alimentação, ou seja, em 12V direto. Mas são 2 fans de 200mm da Xigmatek (mesmo no máximo são praticamente inaudíveis pelo tamanho da hélice) e um Cougar CFD 120mm traseiro que também quase não se escuta mesmo ligado direto na fonte.

 

Faz muito tempo que ligo os fans do gabinete na fonte. Ligar na placa-mãe eu não curto, ela sempre vai fazer os fans girarem mais lentos do que se alimentados por 12V logo da fonte. Só se o fan for muito barulhento mesmo (caso do fan do meu Hyper 212X do processador) em full load ele é um barulhão, então liguei-o no CPU_Fan da minha placa... ele roda em 700~800rpm em idle na internet/fazendo download e fica em uns 1100~1150rpm jogando, nem percebo que ele está ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...