Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Gravar Sinal IR com PIC.


Posts recomendados

@Victor_AVS ,

 

Se fosse fácil ..... mas não é tãooo simples assim !

 

Existem tres principais protocolos que sao utilizados em controles remotos. Você sabe qual é o seu ?

 

Existem pelo menos duas principais frequências em que os sinais são modulados. Você sabe qual é utilizada pelo seu ?

 

Com base nessas respostas é que você irá fazer o programa adequado.

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você quer resolver seu problema ou aprender sobre pic? Pra resolver.. certa feita comprei alguns deste que aprende o sinal...

1PCS-Chunghop-L7-Combinational-Universal

no aliexpress. Mesmo pagando os tributos (desta vez paguei) ficou bem mais barato do que no m.l.

 

Pra aprender como o pic vai aprender, comece com um pisca led e lê botão...
 

for(;;)
{
RB1^=1; //pisca led
while(RA1); //lê botão
}

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, aphawk disse:

@Victor_AVS ,

 

Se fosse fácil ..... mas não é tãooo simples assim !

 

Existem tres principais protocolos que sao utilizados em controles remotos. Você sabe qual é o seu ?

 

Existem pelo menos duas principais frequências em que os sinais são modulados. Você sabe qual é utilizada pelo seu ?

 

Com base nessas respostas é que você irá fazer o programa adequado.

 

Paulo

Não sei qual o protocolo é isso que quero descobrir na marra mesmo. Mas é um cotrole da marca fujitso. Vi que tem pra arduino mas queria ver para PIC.

adicionado 1 minuto depois

@Isadora Ferraz Quero resolver um problema mas montando a solução de forma aprender mais, já tenho um certo conhecimento de PIC e quero me aprofundar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aí sim hein. tmj... (exceto no ccs)

Se você tiver um osciloscópio digital, já está a meio caminho andado. Consiga um receptor de ir qualquer que virtualmente tem em quase todo eletrônico e torça pra que ele seja da mesma frequencia modulada do seu controle.

Coloque o osc. no trigger normal com borda de descida. Cada tecla deve produzir um padrão de zeros diferente. Pronto! Faça seu mc gerar aquele padrão naquele tempo.

...

Conseguiu?

depois disso tem que modular o padrão com a mesma freq do seu controle...

...fica pra próxima...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe, tenho osciloscópio sim, mas quero gerar o pacote de dados com pic, "clonando o controle", tu acha que se eu colocar um receptor IR no pino de captura de sinal com o Timer do pic eu consigo gravar e depois gerar o código?

adicionado 1 minuto depois

Amigo você poderia me dizer qual as principais frequências moduladas por esses controle? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoa, o osc (digital) é uma ferramenta que deve facilitar muito sua vida pra esta empreitada. Ele te vai te ajudar a entender/criar seu pacote, capiste? Se achar que deve informe o motivo de preferir dispensá-la...

No caso penso que nem precisa entender/pesquisar sobre o protocolo do seu controle.

 

34 minutos atrás, Victor_AVS disse:

IR no pino de captura de sinal com o Timer do pic eu consigo gravar e depois gerar o código?

Diretamente não né. Mas tentou. Ao ver o sinal com o osc perceberás que ele é variável ou seja é um padrão algo como o sinal de uma interface serial. Este deve ser decodificado. Algo como deve medir em quanto tempo cada pulso fica em um, em quanto tempo ele fica em zero e (opcionalmente) quando começa a repetir. Se apertar uma vez só, o "trem de dados" (inventei isso agora) fica montado nos osc.

 

Geralmente 32 a 40Khz. Pra descobrir qual é o seu, capture o sinal com o osc (preguiça de escrever osciloscópio) por favor e um transistor infravermelho qualquer. O receptor não dá certo pois ele já filtra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...