Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Botão/Macro Exportar de Excel para PDF conforme determiado valores


Posts recomendados

Prezados.

 

Estou enfrentando um dilema, muito por não conhecer a fundo VBA, por isso estou aqui solicitando a ajuda dos senhores.

 

Não conheço muito VBA mas sei como funcionar, e já trabalhei com algumas linhas de códigos simples. Agora minha necessidade é um pouco mais complexa.

 

Possuo um relatório diário em tabela, entretanto, ele é corrido: terminei os dados de um dia em uma linha, começa os dados do outro dia na linha seguinte. Para questão de filtros e pesquisa, logicamente, há a coluna DATA.

 

Precisaria de exportar os dados do dia desejado para PDF da maneira mais prática e fácil possível. Vi alguns vídeos em que é possível fazer um botão em que a área desejada é exportada para PDF, porém a área é fixa, e conforme descrevi, a área que preciso exportar para PDF depende da data e logicamente da quantidade de linhas deste dia. Desta forma, gostaria de saber se seria possível, em certa célula, eu digitar a data que preciso exportar e criar o botão que exportaria para PDF as informações da data digitada nesta célula.

 

Relacionado ao salvamento, em vez de salvar automaticamente no local da pasta de trabalho do excel, gostaria que abrisse a janela de "Salvar Como" e eu selecionar o local que quero salvar.

 

Outra questão... Referente ao nome do arquivo que será salvo. Ao exportar, teria como nomear baseado no conteúdo de uma célula (célula i4 da planilha em anexo)?

 

Estou anexando a planilha para que possam compreender o que estou precisando (dados aleatório e irreais - A estrutura da planilha é o que irei utilizar).

 

No que me puderem ajudar, ficarei imensamente grato.

 

RDO.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Guilherme, seja bem-vindo ao Clube do Hardware! :D

 

Então amigo, não sei se é muito prático o que você está querendo, e as vezes é preciso fritar muito a cabeça para resolver dessa forma, não quero te desanimar, e talvez outro membro aqui do fórum até faça isso que você pediu, mas talvez tenhamos alternativas que podem substituir o que você precisa, ou pelo menos chegar bem perto.

 

Você quer definir a(s) data(s) que será salvo no arquivo.pdf, isso terá quer ser feito manualmente, certo?

Você quer que abra o [salvar como...] para poder definir manualmente onde será salvo, o que  provavelmente também fará com que você tenha que definir o nome do arquivo. Acaba ficando muita coisa para se fazer manualmente que talvez compense fazer assim:

 

A tabela que você enviou tem um filtro em cima, filtre pelas datas que quer que seja salvo, aperte F12 para aparecer o salvar como.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se é isso que desejas.

A macro exporta para um arquivo pdf somente as linhas com a data, conforme inserido nas celulas J3 K3 e L3 (vide img) 

O nome do arquivo é composto pelo valor da célula I4 substituindo o caracter "." (ponto), por "-" (traço), para não gerar erros na hora de salvar o arquivo.  

 

image.png.b0b7fdc4cfd611004dfbcac6b718c8fd.png

RDO.zip

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Basole, muito obrigado pelo trabalho que fizestes, mas é o seguinte:

 

Eu tinha baixado a planilha assim que você tinha postado e só tinha visto por cima e estava funcionando - único entrave era na questão do nome do arquivo Não estava salvando com "RDO.tag", salvando apenas com o nome da data (tanto que fiquei de te agradecer e reportar assim que possível - neste caso, hoje).

 

Entretanto, quando fui trabalhar nela agora, não está funcionando o botão :(. Não cheguei a fazer nenhuma alteração. Até baixei a planilha novamente, mas nada do botão funcionar...

 

Teria como checar por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...