Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

tensão e corrente ideal para carregar bateria


calebe1990

Posts recomendados

Minha mãe tem uma bike elétrica funcionando ok, porém ela precisa de um carregador, e eu estou em dúvida qual carregador comprar, pois as baterias da bike são 4 baterias de 12V com 12aH ligadas em série, o que totaliza 48V, já vi diversos tipos de carregadores de e-bike pela internet, eu gostaria de saber se é mais adequado comprar um de 48V por elas estarem ligadas em série, ou se a tensão tem que ser menor, e quanto a corrente correta do carregador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se realmente elas estiverem conectadas em série você terá um banco de baterias de 48V x 12Ah.

Nesse caso um bom carregador para esse banco de baterias deveria poder suprir coisa de38 Volts e ser capaz de entregar pelo menos 1,2 Amperes.

Cada bateria dessas de 12 Volts tem 6 células internamente. Todo o banco de 4 baterias terá 6 células x 4 baterias = 24 células.

A tensão máxima de carga de uma célula de bateria chumbo ácida é de 2,4 Volts. No total deveria se oferecer a bateria, para carga total, uma tensão de 2,4 x 24 = 57,6 Volts.

A corrente de carga típica, para longa vida, de uma bateria dessas é de 0,1 C, ou seja, de 10% de sua capacidade final que é de 12Ah.

Com isso se garante a carga lenta da bateria por 10 a 12 Horas..

 

Portanto uma fonte que entregue 57 Volts e com limitação de corrente em 1,2 Amperes seria a ideal para carregamento desse banco de baterias..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...