Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixo desempenho em jogos


Posts recomendados

Boa tarde.

Meu computador passou a ter um baixo desempenho em jogos (overwatch e league of legends) com quedas constantes de FPS. O lol antes rodava a 300FPS e hoje está rodando a 120FPS e caindo para 30FPS em lutas de muitos jogadores juntos. Tentei alterar a qualidade de alta pra baixa e mesmo assim o FPS continua insatisfatório.

Formatei o computador e mesmo assim o baixo desempenho continua.

Levei ao técnico e ele disse que o problema era a fonte de 600W, que eu deveria ter no mínimo uma de 1000W. Isso me deixou um pouco duvidoso pois muita gente diz que a minha fonte é suficiente para as configurações do meu computador. Ele disse que fez o teste do processador e que ele estava funcionando normal.

 

O computador foi comprado em maio do ano passado e tem as seguintes configurações:

image.png.3c3dc378dcba0d3ea19ed77cb74a5254.png

 

 

A fonte é uma corsair VS600.

O drive da placa de vídeo está atualizado.

 

Gostaria de saber o que pode estar acarretando o problema da queda de FPS e quais testes devo realizar.

Obrigado desde já!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, alex_victor disse:

Considere os programas que você deixa aberto em quanto joga, dê uma olhada no gerenciador de tarefas e veja se há algum programa consumindo muita CPU ou RAM, se não tiver nenhum programa com alto uso pode ser algum problema na sua fonte.

Eu jogo sem programas abertos. Como posso saber se o problema está na fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu computador sobra para esse time de jogo! verifique, anti vírus  você usa hd  ou ssd?  verifique no gerenciador de tarefas se tem alguma coisa sugando o desempenho da máquina a fonte também é importante quanto as memorias  faça teste pra saber se elas então com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Guilherme Queiroz disse:

Eu jogo sem programas abertos. Como posso saber se o problema está na fonte?

Assim como @felipecardoso9 disse tentar verificar a temperatura do componentes como você tem ai tudo AMD possa ser que os componentes estão esquentando muito, já no caso da fonte você pode tentar procurar um amigo ou um técnico que possa lhe emprestar um fonte com essa potencia ou mais para você testar no seu pc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Guilherme Queiroz Conselho? troque de "técnico"

Agora sobre o setup; quase igual o meu, só muda que tenho 16gb rs
Já verificou o uso/temperatura dos componentes com o msi afterbuner?

Qual o fabricante/modelo da sua placa-mãe?

Me falaram pra trocar mesmo hahahaha.

Não verifiquei, vou fazer o teste então.

O fabricante é da ASUS, se não me engano é essa aqui

Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM3+ mATX M5A78L-M PLUS/USB3, 4x DDR3 HDMI/DVI/VGA, USB 3.0 Frontal, Áudio Gamer

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Skilper360 disse:

Seu computador sobra para esse time de jogo! verifique, anti vírus  você usa hd  ou ssd?  verifique no gerenciador de tarefas se tem alguma coisa sugando o desempenho da máquina.

HD de 1TB

eu desativo o antivirus quando vou jogar 

e no gerenciador não tem nada sugando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Guilherme Queiroz disse:

Me falaram pra trocar mesmo hahahaha.

Não verifiquei, vou fazer o teste então.

O fabricante é da ASUS, se não me engano é essa aqui

Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM3+ mATX M5A78L-M PLUS/USB3, 4x DDR3 HDMI/DVI/VGA, USB 3.0 Frontal, Áudio Gamer

 

 

Se for mesmo essa mobo, tenho uma má noticia.

Esse chipset foi feito para os Phenom e fizeram uma "gambiarra" para funcionar os FXs. Com essa gambiarra os FX vão ter desempenho irregular pois o VRM da placa-mãe sofre muito com eles.

O ideal para um FX é um chipset 9xx.

 

Para ter uma ideia, faça o monitoramento usando o msi afterburner e veja a temperatura da CPU (e se tem drop de frequencia) e se possível deixe o HWmonitor de fundo para verificar as temperaturas dos sensores da placa-mãe.

 

Utiliza o cooler box?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

 

Se for mesmo essa mobo, tenho uma má noticia.

Esse chipset foi feito para os Phenom e fizeram uma "gambiarra" para funcionar os FXs. Com essa gambiarra os FX vão ter desempenho irregular pois o VRM da placa-mãe sofre muito com eles.

O ideal para um FX é um chipset 9xx.

 

Para ter uma ideia, faça o monitoramento usando o msi afterburner e veja a temperatura da CPU (e se tem drop de frequencia) e se possível deixe o HWmonitor de fundo para verificar as temperaturas dos sensores da placa-mãe.

 

Utiliza o cooler box?

 

Acabei de realizar o teste e a temperatura não passou dos 51 graus enquanto jogava. 

Desculpe, mas sou bem leigo em computador, em qual parte dos gráficos do msi afterburner eu verifico o que você pediu?

adicionado 8 minutos depois

@felipecardoso9 E sim, utilizo cooler box. 

 

Se o problema for realmente essa placa-mãe, por que quando eu comprei o computador ele estava funcionando bem? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guilherme Queiroz disse:

Acabei de realizar o teste e a temperatura não passou dos 51 graus enquanto jogava. 

Desculpe, mas sou bem leigo em computador, em qual parte dos gráficos do msi afterburner eu verifico o que você pediu?

No HwInfo (não HWmonitor, digitei errado rs) tem a opção de temperatura do processador e temperatura da CPU na placa-mãe (socket), verifica a temperatura do socket pois se não me engano com 63 graus ela começa a fazer throttling (jogue com o HwInfo aberto e quando os fps começarem a cair, veja como está a temperatura e frequência).

 

2 horas atrás, Guilherme Queiroz disse:

E sim, utilizo cooler box. 

Se o problema for realmente essa placa-mãe, por que quando eu comprei o computador ele estava funcionando bem? 

Essa temperatura com o cooler box é estranha, mesmo sendo um jogo leve, ja testou algum game mais pesado?

 

43 minutos atrás, Guilherme Queiroz disse:

Qual seria a placa-mãe ideal pra minha FX? Não encontrei na internet as de chipset 970/990fx para comprar.

A não ser q eu esteja procurando errado.

Sobre a mobo, não recomendo a troca, no lugar de investir no FX, vá para um ryzen se esse não suprir sua necessidade.

 

Pra terminar, pergunta besta.

Está com o Radeon Chill ativado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

No HwInfo (não HWmonitor, digitei errado rs) tem a opção de temperatura do processador e temperatura da CPU na placa-mãe (socket), verifica a temperatura do socket pois se não me engano com 63 graus ela começa a fazer throttling (jogue com o HwInfo aberto e quando os fps começarem a cair, veja como está a temperatura e frequência).

 

Essa temperatura com o cooler box é estranha, mesmo sendo um jogo leve, ja testou algum game mais pesado?

 

Sobre a mobo, não recomendo a troca, no lugar de investir no FX, vá para um ryzen se esse não suprir sua necessidade.

 

Pra terminar, pergunta besta.

Está com o Radeon Chill ativado?

Acredito que a temperatura esteja normal, pois dizem que processador FX esquenta mesmo.

Mas vou fazer esse teste que você disse.

 

No overwatch quando o computador funcionava bem, a temperatura chegava a quase 80 graus, mas me falaram que era normal.

 

Eu não entendi sobre não recomendar a troca, me desculpe haha. Como assim? Esse ryzen é outra placa-mãe?

 

Verifiquei aqui e o Chill está desativado.

 

adicionado 39 minutos depois

agora que fui ler, esse ryzen é um processador, certo? mas por que eu trocaria minha fx8350?

eu não precisaria só trocar a placa-mãe pra resolver o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Guilherme Queiroz disse:

Acredito que a temperatura esteja normal, pois dizem que processador FX esquenta mesmo.

Mas vou fazer esse teste que você disse.

 

No overwatch quando o computador funcionava bem, a temperatura chegava a quase 80 graus, mas me falaram que era normal.

80 graus não é normal não, no próprio site da AMD informa que a temperatura máxima da CPU é 61°

 

13 horas atrás, Guilherme Queiroz disse:

Eu não entendi sobre não recomendar a troca, me desculpe haha. Como assim? Esse ryzen é outra placa-mãe?

Ryzen é a nova geração de processadores AMD, os FXs estão fora de linha, não é vantagem investir neles mais. 

Caso queira trocar, recomendo vender seu kit atual (mobo+cpu+ram) e adquirir uma mobo am4 + ryzen + memoria ddr4.

 

13 horas atrás, Guilherme Queiroz disse:

Verifiquei aqui e o Chill está desativado.

Questionei pois o Chill segura os FPS em alguns jogos para economizar energia e diminuir temperatura.

 

13 horas atrás, Guilherme Queiroz disse:

agora que fui ler, esse ryzen é um processador, certo? mas por que eu trocaria minha fx8350?

eu não precisaria só trocar a placa-mãe pra resolver o problema?

O FX é um bom processador, porém tem desempenho bem abaixo dos processadores atuais, por isso não recomendo investir mais nessa arquitetura

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, felipecardoso9 disse:

80 graus não é normal não, no próprio site da AMD informa que a temperatura máxima da CPU é 61°

 

Ryzen é a nova geração de processadores AMD, os FXs estão fora de linha, não é vantagem investir neles mais. 

Caso queira trocar, recomendo vender seu kit atual (mobo+cpu+ram) e adquirir uma mobo am4 + ryzen + memoria ddr4.

 

Questionei pois o Chill segura os FPS em alguns jogos para economizar energia e diminuir temperatura.

 

O FX é um bom processador, porém tem desempenho bem abaixo dos processadores atuais, por isso não recomendo investir mais nessa arquitetura

ah, eu acho que 80 graus é da placa de vídeo, porque no overwatch dá informação da placa de vídeo só

 

Hmmm, entendi, você está certo! Você teria uma noção de preço de quanto venderia esse kit? Eu comprei eles em abril do ano passado.

E essa minha ram não poderia ser usada com o novo processador e mobo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

Até entendo o pessoal recomendar algo mais novo, mas uma coisa é colocar 400 reais numa peça, outra é 1300 ~ 1500 reais, num conjunto todo..

 

@Guilherme Queiroz

 

Já viu no Mercado Livre? Placa nova pro seu PC, em lojas normais, tá difícil...

já vi sim! inclusive comprei hoje essa aqui

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-943042477-placa-me-gigabyte-ga-970a-ds3p-fx-socket-lga-am3-am3-ddr3-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Essa sim é top, melhor chipset para os FX rs

 

Uhu!! Haha

Muito obrigado pela ajuda, Felipe!! Você sabe se é tranquilo colocar a placa-mãe pra quem não entende de computador? Não to querendo levar naquele técnico ruim kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...