Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Santiago956

RESOLVIDO Gabinete vai influenciar muito na temperatura da CPU

Recommended Posts

Recentemente comecei a monitorar a temperatura tanto dos núcleos e do processador em si, notei que em idle, apenas usando o navegador ou fazendo downloads, a temperatura dos núcleos chegavam a 63°C, enquanto jogando chegava a no maximo 73°C, o que é um pouco acima do recomendado do meu processador, o que acontece e que meu pc é a antigo e o gabinete é aqueles pequenos da positivo, bem compactos, com fonte na parte superior, agora que comprei peças novas(ainda estão por chegar) queria saber se o novo gabinete que comprei vai influenciar muito na temperatura, já que é um gabinete gamer, a questão dos outros componentes, tirei minhas duvidas em outros topicos.

Config atual:

MOBO: POS-PIQ57BQ

Processador: i5 650 3.2GHZ

4GB RAM 1333hz

Fonte genérica 200w

Cooler genérico(aqueles que vem com o processador, acho que é cooler box)

Config futura:

MOBO: POS-PIQ57BQ

Processador: i5 650 3.2GHZ(sim eu sei que vai gargalar um pouco)

8GB RAM 1333hz

Placa de vid: Gigabyte GTX1050TI OC Windforce (Dual fan)

Fonte: CX 450W 80plus(Bronze)

Gabinete: Vinik hunter(fonte na parte superior :/)

É uma configuração bem barata , só pra um pc de entrada, não sei ainda mais a pasta térmica deve ser aquelas que já vem no cooler.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

independente do tamanho do gabinete, o ar que circula dentro, vai esquentar, por conta dos componentes, placa-mãe e todos chipsets, video, som, rede e tudo mais que esteja conectado a ela. o ideal seria ter um gabinete grande para maior circulacao do ar, e um sistema de troca de ar do gabinete, com coolers colocando e extraindo o ar do gabinete ao mesmo tempo. isso já eh bom comeco, independente do tamanho do gabinete.  

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

olha, desde q você deixe os componentes com uma boa circulacao de ar, as temperaturas devem ficar estáveis.. nessa minha config da assinatura mesmo o gabinete é m-atx, muito pequeno, porém as temperaturas sao otimas.. em torno de 38 graus, seja para processador, placa-mãe e hd.. é claro q é um processador super simples q nao esquenta muito mas acredito q as boas temperaturas até então se deem por causa da organizacao interna.. esse meu gabinete tb tem fonte na parte de cima e eu tentei deixar tudo o mais organizado possivel para que ficasse organizado e com fluxo de ar bom

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Van Jacques @rodrigo.dcvieira  Eu sei desse esquema de deixar tudo ventilado corretamente, mas a minha duvida é a seguinte:

Este é o meu gabinete atual

image.thumb.png.50ea6834d33dc7db18da9b666d6fd2a1.png

Tem hora que a temperatura chega a um nível muito alto só por estar navegando na internet, algo como 63°C(o cooler estava tampado, virando para o chão), por ai, ele só tem 2 coolers, um da CPU, outro pra ventilação do gabinete em si, agora que comprei outras peças, comprei junto um gabinete(Vinik hunter) que foi citado lá em cima, queria saber se toda essa temperatura se da pelo tamanho compacto dele(do gabinete atual), e se quando mudar o gabinete a temperatura vai dar uma melhorada, bem, considerando que agora vou ter uma config bem mais pesada, com placa de vídeo,ele vai esquentar bem mais, mas pelo menos manter o controle da temp, como não podia gastar muito, comprei um gabinete bem simples, fonte na parte superior, não posso colocar mais de 2 coolers, pelo fato da mobo, não ter mais conectores e então sem cooler atras, que é o recomendado para gabinetes com fonte na parte superior.

21 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

olha, desde q você deixe os componentes com uma boa circulacao de ar, as temperaturas devem ficar estáveis.. nessa minha config da assinatura mesmo o gabinete é m-atx, muito pequeno, porém as temperaturas sao otimas.. em torno de 38 graus, seja para processador, placa-mãe e hd.. é claro q é um processador super simples q nao esquenta muito mas acredito q as boas temperaturas até então se deem por causa da organizacao interna.. esse meu gabinete tb tem fonte na parte de cima e eu tentei deixar tudo o mais organizado possivel para que ficasse organizado e com fluxo de ar bom

Comparado aos meus gabinetes, o seu parece bem maior, meu processador também é simples, i5 primeira geração, mas acho que o problema no meu é que ele só tem um cooler box, com a aquela pasta térmica bem simples que vem nele.

O topico tá bem grande, obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

sem conhecer este gabinete, ja sei que ele esquenta demais. por nao ter janelas adequadas para ventilacao.

eu costumava indicar um gabinete Cooler Master K380 por ter abertura para refriheracao em todas as faces. fora isso eh gabinete normal e comum como outro qualquer em tamanho.  indico para quem quer um gabinete bom de ventilacao.

basta procurar no ML pelas palavras-chave - Gabinete Cooler Master K380 - 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Van Jacques Realmente, meu orçamento tava apertado e não dava pra pega um muito bom, você podia me dizer o que é o Tjunction? tava olhando algumas coisas no HWinfo, e tava lá dizendo que o máximo do meu é 105°C, alguns sites dizem que é a temperatura maxima do processador, mas ainda estou em duvida.

Como é possivel medir a temp do gabinete? posso usar a da placa-mãe como referencia, porque ouvi falar que precisa do aparelho certo.

Compartilhar este post

Link para o post

de todos os componentes para montar um pc, o que teoricamente tem menos importancia, devido a funcao, eh o gabinete - desde que atinja a funcoes propostas para o uso - isso inclui refrigeracao adequada do interior, proporcionado pela troca do ar interior atraves de aberturas nas faces e coolers apropriados para esta funcao. tudo isso porque, nao importa se o gabinete eh novo ou velho. vai funcionar de qualquer maneira.

adicionado 0 minutos depois

explicando  Tjunction 

adicionado 6 minutos depois

Tcase

Essa é a temperatura mais divulgada e fácil de encontrar, principalmente nos sites oficiais na parte de especificações. Esta temperatura se refere à temperatura máxima da “carcaça” do processador. Veja que não estamos falando dos núcleos, mas sim do processador como um todo.

Nos programas de monitoramento do processador essa temperatura geralmente tem o nome de “CPU”. Seu local e a correta medição dependem exclusivamente da placa-mãe. Por isso, utilizar essa temperatura nas análises deve ser feita com cautela já que depende do conceito adotado por cada modelo. No meu caso, o Tcase do I5 2500 é 72,6º.

Tjunction ou Tj Max

Essa é uma temperatura mais difícil de achar, sugiro baixar o Core Temp para conseguir o valor correto. Trata-se da temperatura máxima que pode ser atingida nos núcleos do processador sem que o mesmo ative suas proteções tais como: queda de tensão, clock e auto-desligamento. Veja que para o processador fazer essas ações é porque a coisa está feia e ele está percebendo que vai “morrer” e que “você não está nem ai pra ele”.

Nos programas de monitoramento do processador essa temperatura geralmente tem o nome de “core 0”, “core1” e assim sucessivamente já que ele irá listar a temperatura de todos os núcleos. Esse sensor está dentro do processador, sendo bastante fidedigno tendo em vista que é o fabricante do próprio processador que o projeta e usa como parâmetro para controle. No meu caso, o Tj Max do I5 2500 é 98º.

Relação Tcase e Tjunction

Tcase < Tjunction

Vale ressaltar, entretanto, que se você estiver chegando no limite do Tcase é provável que você esteja próximo do limite do Tjunction. Há uma relação de proporcionalidade entre os dois.

No meu PC, por exemplo, o Tcase geralmente está 10º mais baixo que o Tjunction do Core mais quente.

Exemplo: 55º no Tcase e 65º no Tjunction

Importante tentar identificar essa proporcionalidade para ver em qual dos dois você vai alcançar o limite primeiro. No meu caso, com certeza o Tcase (72,6º) chegará ao limite primeiro porque o Tjunction estará 10º acima (82,6º) tendo ainda espaço de segurança (98º).

Quando devo me preocupar?

Você não acha essa resposta por ai porque essa pergunta é subjetiva, variando com o que você busca em desempenho/overclock x consumo de energia x durabilidade.

Com certeza, trabalhar na faixa dos 90% a 100% de ambas temperaturas não é algo confortável e deve afetar sim na durabilidade a curto prazo (opinião pessoal). Daí pra baixo é difícil dizer.

Tem gente que não quer que o núcleo (Tjunction) chega a 60º e investe pesado em coolers visando durabilidade. Já outros aceitam trabalhar a temperaturas mais elevadas desde que longe dos limites determinados, afinal, depois de 5 anos pode ser que você esteja de olho em outro computador mesmo. Aqui vai da experiência de cada um.

Exemplo de Erro de Análise das Temperaturas

Vou dar meu exemplo. Eu entrei aqui pedindo ajuda porque o meu processador em idle estava chegando a 35º (sem problemas) e em full jogando Crysis 2, 61º com pico de 69º. Quando vi essas temperaturas eu gelei porque o Tcase é de 72,6º.

Aí está o erro, a temperatura de 69º que peguei não é da “carcaça” da CPU e sim do núcleo dela, onde o limite é o Tjunction, que é de 98º, ou seja, plenamente aceitável.

Já em relação ao Tcase minha temperatura estava em 55º, nada alarmante.

Em resumo:

Tcase – 72,6 – Estava em 55 - ok

Tjunction – 98 – Pico de 69 - ok

A leitura correta permitiu:

1 – Verificar que não preciso trocar de cooler (economia)

2 – Ficar mais tranqüilo com as temperaturas (tranquilidade)

3 – Controlar melhor a curva de temperatura x velocidade coolers. Permitindo economia de energia e maior durabilidade dos coolers.

Sugestão de Tabela:

Se vocês gostarem da tabela pretendo fazer uma para consulta rápida do pessoal. É só postar aqui que atualizo depois:

Processador – Tcase - Tjunction

I5 2500 – 72,6º - 98º 

fonte: 

Tcase, Tjunction – Temperaturas do Processador

30 de agosto de 2011 em Processadores

Por Pedro de Lara - Membros Plenos - 17 - 450 posts - sp

desde 18/01/2008

adicionado 20 minutos depois

quanto a medidores de temperatura dos gabinetes, eh possivel utilizar os medidores digitais encontrados no ML, alguns sao vendidos como medidores para aquario e outras funcoes. nao importa se para o seco ou molhado, mas o que importa eh que meça a temperatura corretamente. procure no ML com as palvras-chave  - Termômetro Digital Lcd Higrômetro Umidade Temperatura - foi o mais barato que encontrei na relação custo/beneficio. eu utilizo um medidor/sensor digital de hd (pois este acabou sobrando, entre os medidores que coloquei no meu gabinete)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Van Jacques Acho que agora entendi, provavelmente estou na mesma situação que você quando chegou no fórum pela primeira vez, estava confundindo tudo, baixei o CoreTemp que ajuda muita a monitorar a temperatura bem exata, a temperatura dos núcleos estão em uma faixa confortável 45-54 em idle, bem agora a do Tcase não tem como ter uma noção exata sem o equipamento correto eu acho, mas a julgar pela a temp da placa-mãe 46-47(idle e jogando), agora, logo abaixo da temp dela, tem algo escrito TMPIN2, pesquisei em fóruns mais ainda não entendi o que é.

28 minutos atrás, Van Jacques disse:

a correta medição dependem exclusivamente da placa-mãe

estava pensando se talvez esse TMPIN2 seria o que você estava se referindo? em idle fica de 38-41°C, o pico(provavelmente quando jogando, chega a 66°C.

Quando estou jogando fico monitorando pelo MSI afterburner, onde mostra a temperatura "CPU", mas também mostra CPU1 ,2 ,3 ,4 ( o processador é um i5 dual core, acredito que os outros 2 núcleos são da função do hyper threading) que fica em por 53-69°C, esse programa é bom, mais ouvi falar que não é tão exato quando se trata de temperatura, o jeito é esperar o resto das minhas peças chegarem e ver se a temp não vai subir muito.

Muito obrigado pela ajuda! deu pra esclarecer muita coisa.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

tambem pode procurar no ML por - Termômetro Digital Lcd Uso Geral Com Sensor Externo - $ 9,00 + FRETE 

o anterior que eu havia citado, Termômetro Digital Lcd Higrômetro Umidade Temperatura - custa $12,00 + FRETE $9,00

adicionado 5 minutos depois

sim, a temperatura dos processadores variam de acordo com as tarefas executadas. 

uma navegada basica ou uso de editores de texto eh bobagem.

uso de varias janelas abertas do navegador (seja ele qual for) consomem muita memoria, e pode travar o pc, e rodar jogos pesados,  vai exigir muito mais dos processadores, e consequentemente um aumento cosideravel da temperatura do processador.

mantenha um otimo sistema de refrigeracao do processador,  e ventilacao do ar de dentro do gabinete. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Van Jacques Por causa da limitação da minha mobo não dá pra fazer muitas melhorias em questão de fans e etc. Planejo colocar um cooler decente no meu processador, talvez um Hyper t4 da CM, mas tenho medo de não caber pelo fato da minha mobo ser micro atx, e também eventualmente, colocar uma melhor pasta térmica, acredito que até essas implastec são melhores do que as que vem direto no cooler box, já que estou com esse PC a mais de 6 anos.

Só mais uma duvida, o gabinete que comprei é micro atx, bem simples, só tem saidas e entradas de ar atras e na frente e no lado, queria saber se algum desses air coolers cabe nele, já que pelo o que vi, esses cooler meio que ficam em pé no processador, diferente do cooler box, dá pra colocar esses tipos de coolers nesse gabinete?

CM Hypert TX4https://www.submarino.com.br/produto/15847422/cooler-p-processador-cooler-master-hyper-tx3-rr-tx3e-28pk-r1?WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_g35169&gclid=Cj0KCQiAieTUBRCaARIsAHeLDCQhSgmycrU-I5TdRMHondeEtstaih0ygUFoQFSqdtZtPVRuJ8zfP3AaAgtHEALw_wcB&opn=XMLGOOGLE&sellerId=22961408000162

PC yes K Z2 92 mm https://www.submarino.com.br/produto/13465030/cooler-para-processador-pcyes-zero-k-z2-92mm-amd-intel-led-azul-aczk292lda-24042?DCSext.recom=RR_item_page.rr1-ClickCP&cor=Azul&nm_origem=rec_item_page.rr1-ClickCP&nm_ranking_rec=1

PCYES ZERO KZ1 https://www.terabyteshop.com.br/produto/6155/cooler-pcyes-zero-kz1-aczk180-intelamd?gclid=Cj0KCQiAieTUBRCaARIsAHeLDCTFdzXFKFeavy2zJaHNKptPhSfZK-fTUBz69t6g2syG86Gm3DwOW9kaAqKGEALw_wcB

Gabinete VINIK Hunter

Compartilhar este post

Link para o post

regua - utilize esta ferramenta escolar para medir as medidas internas do teu gabinete. 

para ser exato, meça o espacamento entre o processador e as laterais do gabinete. o resultado deverah ser a altura maxima do cooler a ser escolhido pa usar no processador.

quanto aos fan de ventilacao, tem que ser do tamanho da abertura das faces do gabinete, tanto traseira como dianteira. aberturas diferentes, exigem fans de tamenhos diferentes, que podem ser normalmente de 50, 60, 80, 90 ou 120mm 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais