Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troco um phenom II x4 965be por um FX 6300?


Arutha

Posts recomendados

Gente estou com um problema chato no meu pc principal e fiquei com essa dúvida.

É o seguinte: o pc, com ubuntu, apresenta um consumo enorme de memória ram quando meu parceiro navega na internet e depois de um tempo o pc passa a apitar e vai enlerdeando até parar e só volta reiniciando. Como meu parceiro vai nuns sites muito pesados e abre 50 páginas de uma vez, sempre achei que era "mau uso" da internet. Aí dobramos a ram, pra 16 gb, e o problema persistiu (eu nunca tinha visto a internet usar 14 gb de ram rsss). Fiquei achando que a R7 260x não dava conta do recado e estava abrindo o bico. Ontem entrei no windows pra ver se o problema acontecia lá também e, para minha surpresa, os apitos (que são o que me preocupam de fato) começaram pouco depois de entrar, fora da internet, e o gerenciador de tarefas mostrando uso altíssimo de cpu (meio natural? depois de um ano e dois meses sem mexer no windows, um zilhão de updates na fila?), não da placa de vídeo. Não tenho a mínima ideia do que seja, o pc funciona lisinho fora esses momentos de apito. Aí vi alguns sites dizendo que o phenom é velho e não acompanha tão bem a R7. Outros dizem, pelo contrário, que é um bom "casamento".

Nem eu nem meu parceiro jogamos nesse pc; é um pc de trabalho, parrudo (na época) porque foi montado quando ainda havia grana pra isso por aqui. Como trocar placa de vídeo está impossível com os preços atuais, e minha fonte de qualquer maneira não aguenta placas muito fortes (é uma antec neo eco 520c), pensei no processador. Mas preciso ter ideia de se vale a pena, porque até 200,00 está difícil neste momento....

Alguém com alguma sugestão?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já verificou e várias vezes ao longo desse período.

O processador às vezes chega em 45, 48 graus. Raramente vai a 50. Mas a temperatura de "começo de dia" também não baixa de 40. A placa de vídeo fica nos 34, 35 e o HD nos 30 (tem umas 4 ventoinhas de 120 funcionando, de 7 disponíveis).

você acha que merecia abrir e trocar a pasta térmica? Se parar de apitar por causa disso nunca mais vou ter preguiça de manutenção kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apitar nunca tive problemas... e eu já viz algum overclock no 965be, no fx, etc. Ele simplesmente travou e pronto.

 

Não tem como dar um veredito sem análise. Um speedfan para temperatura, e ver as voltagens da fonte, seria interessante. O próprio aplicativo da AMD deve te dar isso também, visto que o 965be nao tem sensor bugado.

 

A única vez que meu pc bipou foi por causa de uma fonte pífia. Quando forçava, as voltagens caíam demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ilkyest vou testar com o speedfan. A neo eco é boazinha, mas sendo antiga, pode ter problema aí, não é?

Rodrigops vou tentar isso aí também. Individualmente as memórias já foram testadas, mas eu já ouvi casos de módulos brigarem entre si, ou funcionar em um slot e em outro não. Boa lembrança, obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu sei que está normal. Por isso tinha ficado com preguiça de abrir e trocar pasta térmica e essas coisas.

Mas isso é checagem "parada", digamos assim. Há duas coisas que ainda não vi direito: a primeira é que ao iniciar o pc o phenom já dá uma temperatura um pouco alta pro normal dele, não que seja um exagero, mas num gabinete bem ventilado, só abrindo o windows ou o ubuntu, ele devia ficar abaixo dos 40º e ir subindo em seguida. A segunda coisa é que não testei forçando o pc, pra ver se não há picos de temperatura.

Veja, eu repito o que disse mais acima, de uma maneira mais clara: em geral o bicho roda lisinho, é até um exagero de pc pro uso que tem. Mas de repente começa a apitar e é um apito angustiante (rssss), parece alarme de incêndio ou dá impressão de que o bicho vai decolar, sei lá! E eu testo, testo, checo e fico na maior irritação porque não acho o problema!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uma gigabyte GA-970A-D3.

eu não sei de onde vem o apito (tá, fisicamente deve vir da placa-mãe). No Ubuntu eu achava que era da memória, pra avisar que não tinha mais rsss. No windows, antes de comer toda a memória já começou a apitar e era o processador funcionando a 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...