Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC lento com Processador AMD FX8300


Posts recomendados

Pessoal, estou precisando de uma ajuda aqui. Montei um PC com um processador AMD FX 8300, placa-mãe ASUS M5A78L-M PLUS/USB3 e 8 GB de RAM. Era pra ser uma boa máquina, mas estou percebendo travamentos em tarefas simples e, logicamente, nos trabalhos mais pesados, com photoshop, Illustrator, premiere pro e por ai vai. Será que existe uma configuração especial, algo que posso fazer para melhorar o desempenho? Estou com o Windows 10, 64 bits. Agradeço desde já a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sonwander Uma pergunta, você tem placa de vídeo?

Pode ser dezenas de motivos possíveis, e pra saber, só testando. Veja se a fonte tem a carga suficiente, tente ligar sem e com a placa de vídeo, baixe programas para testar o Hd, teste as memórias, vá no gerenciador de dispositivos e veja se há algum símbolo de interrogação significando algum driver mal instalado, veja se os drivers estão atualizados, entre no setup da Bios e olhe todas as configurações, veja qual o botão para pôr as configurações padrão da placa-mãe, vejas as configurações Sata, desconecte tudo e ligue apenas o mais básico possível como memória, processador, Hd e mouse apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas respostas. Não uso placa de vídeo, apenas a GPU da placa-mãe. Não fiz nenhuma modificação na BIOS. Quando instalei o W10 a maioria dos drivers foi instalada junto com ele. Será que posso fazer alguma modificação na BIOS para melhorar o desempenho? Até li em algum lugar que o Windows poderia não estar usando todos os 8 núcleos e isso faria cair o desempenho. Mas o W10 é recente e com certeza a tecnologia iria abranger essa situação. Enquanto aguardo as respostas de vocês, vou fazer uns testes de memoria e HD aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/02/2018 às 09:51, sonwander disse:

Quando instalei o W10 a maioria dos drivers foi instalada junto com ele. 

Os drivers que o Windows instala são genéricos e apenas dão o mínimo de funcionalidade até que você instale os drivers corretos.

Como não há drivers específicos para Windows 10, entre aqui https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78L-M-PLUS-USB3/HelpDesk_Download/ e baixe e instale todos os drivers para Windows 7 e veja se funcionam corretamente, principalmente os drivers de VGA, Chipset e SATA que são essenciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sonwander disse:

Pessoal, fiz todos os procedimentos sugeridos, mas continua travando. Não sei o que está havendo. Não sei mais o que fazer.

Fiz uma pesquisa rápida nos fóruns e tem vários usuários que tiveram problemas de estabilidade com esse modelo de placa-mãe e cpu FX6300 e FX8300. Deve ser por que o chipset da placa é antigo e não foi projetado para trabalhar com os FX.

A dica de alguns usuários foi configurar manualmente as opções de clock e multiplicador do processador, tensão e clocks da memória. Parece que a placa tem alguns problemas para detectar manualmente as configurações. 

 

Veja se não existe atualização de BIOS no site da ASUS, pode ser que isso corrija seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...