Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuveiro Elétrico 220V 6400W Top Jet Lorenzetti (NÃO LIGA)


JamesHetfield1
Ir à solução Resolvido por JamesHetfield1,

Posts recomendados

Olá, bom dia a todos! 

Gostaria que alguém pudesse me ajudar com esse chuveiro novo que comprei e não liga de jeito nenhum.

Sou bem leigo no assunto, mas pelo que reparei meu disjuntor é um C32 63A e portanto acho que aguenta o chuveiro.

O fato é que o chuveiro anterior que eu tinha parou de funcionar de um dia pro outro, verifiquei a resistência e não estava queimada, mas como estava bem sujo por dentro achei que já tivesse quebrado e comprei outro.

Tenho uma caneta que mede se está passando corrente, não informa a corrente, apenas acende uma luz indicando que tem corrente.

Verifiquei que há corrente chegando no chuveiro por ambos os fios que vem da parede, também verifiquei que a vazão de água é boa e faz com que os polos que tem dentro do chuveiro encostem um nos outros, bem como estão passando corrente pelas hastes de cobre do chuveiro. A resistência não esta queimada e está bem encaixada, porém não aquece nada, sequer faz barulho que o chuveiro esta ligado.

Sinceramente não sei o que pode ser, minha única dúvida é se essa corrente que esta chegando no chuveiro é suficiente para ligá-lo.

Já testei ligar sem conectar o terra e não muda nada. Estou sem opinião do que possa ser.

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@JamesHetfield1 Bom dia

 

De qual forma você fez o teste para ter certeza que tem corrente elétrica no fio?

A maneira correta de verificar é com o auxilio de um multímetro ou uma lampada como foi sugerido pelo coleta @Ricardo S Ferreira

As vezes o disjuntor está armado só que ele está danificado por dentro, e nesse caso a unica solução é a troca.

 

Att Ejf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@JamesHetfield1 Bom dia

 

De qual forma você fez o teste para ter certeza que tem corrente elétrica no fio?

A maneira correta de verificar é com o auxilio de um multímetro ou uma lampada como foi sugerido pelo coleta @Ricardo S Ferreira

As vezes o disjuntor está armado só que ele está danificado por dentro, e nesse caso a unica solução é a troca.

 

Att Ejf

Obrigado pelas respostas.

 

Então, eu fiz o teste com uma caneta que testa tensão, mas ela vai de 90 até 1000v, então não dá pra precisar nada, acho que vou ter que testar com uma lampada 220V mesmo, como disse o @Ricardo S Oliveira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, PedraX disse:

Esse disjuntor de 63A é chave geral. Não tem outro quadro de disjuntores?

Disjuntores de chuveiro 220 V normalmente são 30 ou 40 A.

Mas o principal mesmo é a bitola da fiação q está chegando, deveria ser pelo menos 6mm2.

Então cara, na parte do chuveiro tem essa mesma descrição desse que achei no google.

 

2p_6c.jpg

 

 

De qualquer forma obrigado, pela atenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não pode ser, esse aí é para uso industrial. voce deve estar olhando para a caixa de fusiveis errada. Mas de qualquer forma é prudente chamar um eletricista para verificar exatamente o que ocorreu. voce consegue comparar a bitola comparando o seu fio com o de lojas, mas se mandar uma foto dá para opinar se você colocar uma régua do lado para comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, PedraX disse:

Mas não pode ser, esse aí é para uso industrial. voce deve estar olhando para a caixa de fusiveis errada. Mas de qualquer forma é prudente chamar um eletricista para verificar exatamente o que ocorreu. voce consegue comparar a bitola comparando o seu fio com o de lojas, mas se mandar uma foto dá para opinar se você colocar uma régua do lado para comparar.

 

Tirei uma foto pra ilustrar melhor, olha ai:

 


https://uploaddeimagens.com.br/images/001/309/532/full/IMG_20180228_093043794.jpg?1519821493

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, o disjuntor é 32A bipolar, então é para 220X32=7040Watts, dentro da faixa do chuveiro. Como a corrente chega pelo q você fala, se tudo está na normalidade na fiação, deveria funcionar. Mande uma foto do chuveiro montado e se possível da fiação.

A chave de 63A á esquerda é a geral e a do chuveiro é terceira na da esquerda para direita(está bem sinalizada), se for mexer na fiação é melhor desligá-la. Uma possiblidade é ter soltado o fio aí dentro do painel, mas teria que desmontara frente dele e cuidado porque estará mexendo com 220V, desligue a chave geral.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, JamesHetfield1 disse:

O trabalho de quem vez esse quadro de distribuição olhando por fora está muito bem feito, tudo identificado.

Sem um multímetro não da para fazer muita coisa.

Não sei como você está ligando porque chuveiro não tem muito erro para ligar, é só você conectar bem os terminais do fio que não tem erro.

Se você tiver uma lampada de 220v e um bocal faça o seguinte teste:

Primeiro faça o teste conecte os terminais do soquete da lampada nos dois fios aonde é ligado o chuveiro para ver se está chegando corrente.

Depois desconecte apenas um dos fios e ligue em série com o chuveiro, em seguida ligue o chuveiro (não importa se estiver no morno ou quente, mas precisa estar ligado e abra a água e se a lampada acender o chuveiro está bom, se não acender o problema está no chuveiro.

Se não entender faço um desenho, e é bem fácil de fazer esse teste.

220V -----0------LAMPADA------0-----CHUVEIRO------0------220V

Aonde está o "   0   " significa a emenda.

Aonde está o "    -----    " é o fio.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pessoal muito obrigado pelas respostas.

 

Pelo jeito vou ter que chamar um eletricista mesmo. Tentei colocar uma lampada bi volt nos fios que ligam o chuveiro e ela não ascendeu. Aquele teste que eu tava fazendo com a caneta pra ver se estava chegando energia nao é nada preciso, pois ele acusa qualquer tensão mínima e ainda pega o campo eletromagnético o que me fez pensar que estavam chegando energia pelos dois fios. 

 

Mas agradeço a atenção de vocês, deve ter dado algum problema no disjuntor mesmo.

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
25 minutos atrás, JamesHetfield1 disse:

Pessoal muito obrigado pelas respostas.

 

Pelo jeito vou ter que chamar um eletricista mesmo. Tentei colocar uma lampada bi volt nos fios que ligam o chuveiro e ela não ascendeu. Aquele teste que eu tava fazendo com a caneta pra ver se estava chegando energia nao é nada preciso, pois ele acusa qualquer tensão mínima e ainda pega o campo eletromagnético o que me fez pensar que estavam chegando energia pelos dois fios. 

 

Mas agradeço a atenção de vocês, deve ter dado algum problema no disjuntor mesmo.

 

Abraços.

Bom dia

 

Depois você volta aqui para postar qual era o defeito.:thumbsup:

 

Att Ejf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...