Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Como resolver esse exercício em VisualG?


Posts recomendados

9- Dados um capital, uma taxa de juros (em porcentagem) mensal e um período em meses, informe o montante ao final de cada mês. O programa deve funcionar como a seguir:

 

Juros: 10%

Capital: 100.00

Período: 3

 

1o mês R$ 110,00

2o mês R$ 121,00

3o mês R$ 133,10

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Fórum do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários.. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Lucas Da Silva Aleixo disse:

Simon Viegas, eu não entendi o que é para fazer, por isso estou perguntando.

 

Qual parte não entendeu?

 

Veja, ao dizer «em VisualG» subentendem-se que você já sabe calcular, e que apenas não sabe transpor para Visualg, correto? mas provavelmente a sua dúvida está em entender a conta em si... se for o caso, sugiro que dê uma pesquisa sobre JUROS COMPOSTOS. Esqueça o Visualg!!!! tente fazer essa conta no papel.

 

O Visualg será apenas uma ferramenta para automação!!! É a parte mais fácil!! Certeza!

 

 

Ex.: se eu tenho R$1500,00, aplico meu dinheiro num banco que me garante um rendimento de 0,5% ao mês. Deixo minha grana por 5 meses... Qual é o meu montante a cada mês?

 

Nesse momento, você precisa saber fazer isso... só depois que entrar uma linguagem de programação.

 

 

Só para frisar: Esqueça o Visualg ou qualquer outro programa ou automação... foque no problema, não na solução. Finja que é uma questão do Enem, por exemplo.

 

Ai posta aqui os cálculos e os resultados.

 

No aguardo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Simon Viegas!

algoritmo "Exercício  9 - Para"
// Função : Este programa informa ao final de cada mês o montante, e ao final o montante final.
// Autor : Prime Cursos
// Data : 02/03/2018
// Seção de Declarações 
var
  montante, capital, i, t :real
  x :inteiro
inicio
  escreval("Digite o capital: ")
  leia(capital)

  escreval("Digite a taxa de juros(%): ")
  leia(i)
  
  escreval("Digite o período: ")
  leia(t)
  
  montante := capital *(1 + i ^ t)
  para x de 1 ate 3 faca
  escreval("Montante: ", montante - t + 1)
  fimpara
  
  escreval("O Montante final foi: ", montante)
fimalgoritmo

O algoritmo é esse:

 

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Lucas Da Silva Aleixo.

 

Vamos tentar recapitular... Veja, você apenas "agradeceu", "postou um código" e "disse era o algoritmo". Mas e aí, o código já está pronto? não tem nenhuma dúvida??? :)

 

 

É necessário expor o que ocorre.

 

Então, testei o seu código e ocorreu assim:

tela.jpg

 

Ou seja, acho que não deu certo. Mas a ideia é que você mesmo já informasse em qual parte você está com dúvidas ou não está conseguindo traduzir para o Visualg.

 

 

Então, sugiro que releia minha postagem anterior... lá já comento sobre o que precisa ser feito..

 

Tem alguma dúvida sobre o que eu disse? se sim, onde?

 

 

 

Só para reforçar e resumir:

Para desenvolver um algoritmo qualquer, PRIMEIRO é necessário entender o problema. Na sua postagem anterior, você já está postando um código em Visuagl. Não deve ainda! Como vai implementar um algoritmo que não sabe o que é?

 

Confie em mim... entenda o problema primeiro, só depois tente "traduzir" para a linguagem do Visualg.

 

Tomando como base o próprio exemplo do enunciado, resolva NO PAPEL, com auxílio de uma calculadora, a seguinte questão:

 

Se eu tenho R$100,00, aplico meu dinheiro num banco que me garante um rendimento de 10% ao mês. Deixo minha grana por 5 meses... Qual é o meu montante a cada mês?

 

Exemplo de resposta:

 

1º mês R$ 110,00

2º mês R$ 121,00 

3º mês R$ 133,10

4º mês R$ ???

5º mês R$ ???

 

Ou seja, você precisa saber calcular como chegar aos 110 no primeiro mês... chegar aos 121 no segundo, chegar a 133,10 no terceiro... por osmose, calcular o quarto e quinto mês.

 

LEMBRANDO: ESQUEÇA O VISUALG. Você precisa "aprender" a fazer uma operação financeira!!!!!! Visualg só deve vir depois!!! O Visualg seria apenas uma "desculpa" para você aprender um pouco sobre algo externo (como no exemplo, como se comporta um contexto de juros compostos)

 

Caso não consiga efetuar a conta, nos indique em qual parte não entendeu...

 

 

No aguardo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Da Silva Aleixo     seu código está bom,  mas para fazer os cálculos precisa ser dentro do loop , então antes do loop você pega o montante assim :

  montante := capital

e dentro do loop faça os cálculos assim :

montante := montante + capital * (i/100)

aí imprime o resultado,  e pega o novo valor do capital assim :

 capital := montante

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucas Da Silva Aleixo, veja:

Se você não entendeu, informe onde não entendeu;

OU se você não entendeu, e quer quer alguém simplesmente te diga como poderia ser, nos informe. Não tem problema. Te damos a resposta;

OU se VOCÊ ENTENDEU (como diz), e não está conseguindo traduzir para Visualg, nos diga onde não está conseguindo traduzir ou melhor, não tente traduzir, apenas poste a resposta do 4º e 5º mês, demonstrando como conseguiu chegar ao resultado.

OU se você quer apenas que alguém poste o código pronto, nos diga... não tem problema também.

 

:rezando:

 

Entende?

 

Complementando:

14 horas atrás, Lucas Da Silva Aleixo disse:

Simon Viegas, por favor pode me ajudar, já entendi mais não consegui traduzir para o visualG, você poderia postar o código. Agradeço.

Se já entendeu, posta a conta!!! Simples assim! Deixa o Visualg com a gente!

 

Quem tem que informar o que não está entendendo é você... qual é o valor do 4º e 5º mês???

 

Poste como calcular e que nós traduzimos para Visualg... :thumbsup:

 

 

 

@devair1010, temos como base:

 

7 horas atrás, devair1010 disse:

[...] para fazer os cálculos precisa ser dentro do loop , então antes do loop você pega o montante assim :


  montante := capital

e dentro do loop faça os cálculos assim :


montante := montante + capital * (i/100)

aí imprime o resultado,  e pega o novo valor do capital assim :


 capital := montante

 

Agora tomemos como exemplo que citei (que foi baseado no enunciado):

Em 03/03/2018 às 10:09, Simon Viegas disse:

Se eu tenho R$100,00, aplico meu dinheiro num banco que me garante um rendimento de 10% ao mês. Deixo minha grana por 5 meses... Qual é o meu montante a cada mês?

 

Exemplo de resposta:

 

1º mês R$ 110,00

2º mês R$ 121,00 

3º mês R$ 133,10

4º mês R$ ???

5º mês R$ ???

 

 

Antes do loop:

montante:=100; //"montante := capital"

Primeiro loop:

montante:=100 + 100*(10/100); //"montante := montante + capital * (i/100)"
montante:=100+10;
montante:=110;

Segundo loop:

montante:=110 + 100*(10/100); //"montante := montante + capital * (i/100)"
montante:=110+10;
montante:=120;

Terceiro loop:

montante:=120 + 100*(10/100); //"montante := montante + capital * (i/100)"
montante:=120+10;
montante:=130;

etc...

 

Ou seja, a conta não bateu! Pelo que eu entendi, você implementou como se fosse "juros simples" (ou algo do tipo). Mas o exercício é com juros compostos! (pelo que interpretei). (Como foi apenas um pequeno detalhe, suponho que você achará onde precisa fazer o pequeno ajuste, mas a ideia seria que a "interpretação do problema" deveria vir do autor. Ele tem que dizer o que entendeu, e onde está com dificuldades... tem que aprender a interagir OU eu aprender a orientar OU passar a entender que é apenas um perda de tempo :()

 

 

RESUMINDO:

1- primeiro o @Lucas Da Silva Aleixo precisa expor o que entendeu (já que já entendeu) e o que não está conseguindo traduzir;

2- após, ver onde está com dificuldades e assim orientarmos :)

 

@Lucas Da Silva Aleixo, a dica continua: por favor, resolva esse exercício:

 

Em 03/03/2018 às 10:09, Simon Viegas disse:

Se eu tenho R$100,00, aplico meu dinheiro num banco que me garante um rendimento de 10% ao mês. Deixo minha grana por 5 meses... Qual é o meu montante a cada mês?

 

Exemplo de resposta:

 

1º mês R$ 110,00

2º mês R$ 121,00 

3º mês R$ 133,10

4º mês R$ ???

5º mês R$ ???

 

Qual o valor do 4º e 5º mês?   Veja: NÃO É PARA TENTAR IMPLEMENTAR NO VISUALG (te garanto que é a parte mais fácil), É APENAS PARA RESPONDER E COMO CHEGOU AO RESULTADO. Só isso!

 

Depois, se não conseguir traduzir para Visualg, te ajudamos!!

 

 

No aguardo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...