Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
DL.Fernandes

Outro Qual linguagem escolher para desenvolvimento de programa de dimensionamento

Recommended Posts

Olá,

 

Como projeto de TCC da minha faculdade, a escola esta sugerindo que nós desenvolvamos um software ao invés do tradicional protótipo. Uma das sugestões fora de desenvolver, do zero, um software que faça todo o dimensionamento elétrico residencial e/ou industrial se enquadrando, obviamente, dentro das normas técnicas vigentes. 

 

A linguagem que hoje tenho conhecimento é de C++ (utilizava o DEV C++ no curso técnico). Não domino nenhuma outra linguagem, mas já vi algo sobre JavsScript e HTML... 

 

A duvida é: qual seria uma boa linguagem de programação para desenvolver isso ?  :)

 

Eu até sugeri desenvolver utilizando o DEV C++ mas meu conhecimento vai até a compilação da programação.. ainda naquela tela preta, parecendo Prompt de Comando e o coordenador não aceitará dessa forma. Ele quer um "programa" com cara de software profissional mesmo, com uma interface bonita e, acredito eu, essa é a parte mais difícil de se fazer.. então talvez existe alguma linguagem que favoreça esse tipo de programação já com essa parte de "designer" do software..

 

Alguma sugestão ? :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DL.Fernandes Você pode desenvolver um programa com centenas de linguagens... você precisa descobrir qual delas é usada normalmente para fazer o que quer.

 

Javascript e HTML são voltada para WEB, logo respectivamente são linguagens de programação client-side e linguagem de marcação.

 

Lembro-me das apresentações do TCC de uns alunos na minha época de faculdade, eles criaram um software de controle de lâmpadas e máquinas em Delphi, Tinha um belo design e tudo funcionava bem... levou quase 1 ano para ser desenvolvido por eles... :P 

 

Com certeza, você poderia desenvolver isso com C/C++. Creio que seria a melhor escolha. Visto que o C/C++ é uma linguagem de alto nível com IDEs que auxiliam o desenvolvimento.

 

Enfim, recomendo que dê uma pesquisada mais a fundo sobre o ramo, que tipo de software é desenvolvido para a finalidade e etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DiF Hoje mesmo, conversando rapidamente com um cliente, ele havia mencionado que o python era uma ótima ideia, devido as IDE's que ele possui onde, segundo ele, facilita e muito a vida na hora da programação, fora o fato que você já vai programando e vendo as mudanças, sem a necessidade de compilar. :wiggle:

 

Mas como não conheço quase nada sobre python, resolvi primeiro encontrar algumas ideias aqui no fórum.. mas obrigado pelas suas dicas, com certeza irei pesquisar mais um pouco até encontrar a que melhor se adeque ao que preciso..

 

Mais uma pergunta: através do DEV C++ é que consigo as IDE's para C/C++ ou preciso ir atrás de outros programas ? :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DL.Fernandes

2 horas atrás, DL.Fernandes disse:

Mais uma pergunta: através do DEV C++ é que consigo as IDE's para C/C++ ou preciso ir atrás de outros programas ? 

Com certeza existem outras. Por exemplo o Eclipse, Visual Studio C++.. enfim.. a escolha é mais pelo gosto pessoal do programador.

 

Não programo em C/C++, mas creio que alem da ide você precisa de programas adicionais para compilar.

Aqui tem uma sugestão de leitura:  instalando-o-dev-c-com-mingw-e-gdb-atualizados.aspx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×