Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador com dois Slots funcionando em Single Channel, como resolver?


Posts recomendados

Tenho duas memórias Ram's 2x4gb G.Skill Sniper. 

Processador: Athlon x4 860k 

placa-mãe FM2A55M-HD+ 

 

O que acontece é que comprei o processador e a placa-mãe recentemente (Bios atualizada), quando entro na BIOS aparece os dois slots que dão 8 Gb de ram...Mas no "Main" da mobo, está escrito Single-Channel e aqui no Sistema fica 8 Gb instalado (Utilizável 3.96 gb), coloquei no meu outro computador e fica normal, também testei outras memórias e o computador continua cortando pela metade, o que eu faço? Preciso de uma luz, já estou quebrando a cabeça a dias e horas. Já tentei fazer de tudo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jean Desastreja tive varios problemas parecidos resolvidos somente com limpeza, e alguns infelizmente somente com troca... recentemente troquei de memorias com um amigo porque o pc dele tambem tava assim, espetei aqui e funcionou legal, então troquei pra la... mas boa sorte, tenta limpar bem a memoria, o slot, resetar a bios

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mallman420 disse:

@Jean Desastreja tive varios problemas parecidos resolvidos somente com limpeza, e alguns infelizmente somente com troca... recentemente troquei de memorias com um amigo porque o pc dele tambem tava assim, espetei aqui e funcionou legal, então troquei pra la... mas boa sorte, tenta limpar bem a memoria, o slot, resetar a bios

 

Mas a placa-mãe eu comprei antes de ontem, não teria motivo para atualização da Bios, o computador esta limpo e já troquei de memória com a minha irmã, peguei os 6 Gb dela e aqui ficou apenas 1.96 gb utilizaveis. Não sei mais o que eu faço.

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Phenom_X4 disse:

tenta isso.. programa Executar.. digita msconfig e da enter.. na primeira aba clica em opções avançadas e seleciona o nº de núcleos do processador e qtd de memoria..

 

aconteceu isso comigo na epoca do w7 depois da bateria da placa-mãe morrer..

Já fiz isso também de colocar a memória máxima e da mesma forma não adiantou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @Jean Desastre, aconteceu comigo recentemente algo relacionado. Eu tinha um módulo apenas de 4GB Kingston ddr3, tinha setado o mesmo para operar a 1600mhz. Ganhei e instalei outro módulo de 4GB que nem marca tem e que no adesivo estava especificado que ele era 1333mhz, totalmente diferente(o CPU-Z nem indentificou marca) e credite funcionou, porém no CPU-Z  aparecia single chanel. Esse negocio de aparecer os 8GB e (utilzável apenas 3,86GB) quando eu abria as propriedades do meu computador só mudou quando eu inverti os pentes de memórias de slot (como minha placa m5a78lx/BR só tem 2 slots eu apenas troquei os pentes entre eles) e setei para operarem a 1333mhz pois acreditei que estava dando algum tipo de conflito. Após isso o CPU-Z passou a reconhecer como dual-chanel (que era o que eu almejava) e a parte de apenas 3,xGB utilizáveis também desapareceu.

Comentário a parte, eu setei as memórias 2x4GB xing ling sem dissipador nem nada a 1866Mhz 10-10-10-28 1,59V e está estável. Como meu pc está em faze terminal to testando overclocks nele kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Diogo Alves Prata disse:

Caro @Jean Desastre, aconteceu comigo recentemente algo relacionado. Eu tinha um módulo apenas de 4GB Kingston ddr3, tinha setado o mesmo para operar a 1600mhz. Ganhei e instalei outro módulo de 4GB que nem marca tem e que no adesivo estava especificado que ele era 1333mhz, totalmente diferente(o CPU-Z nem indentificou marca) e credite funcionou, porém no CPU-Z  aparecia single chanel. Esse negocio de aparecer os 8GB e (utilzável apenas 3,86GB) quando eu abria as propriedades do meu computador só mudou quando eu inverti os pentes de memórias de slot (como minha placa m5a78lx/BR só tem 2 slots eu apenas troquei os pentes entre eles) e setei para operarem a 1333mhz pois acreditei que estava dando algum tipo de conflito. Após isso o CPU-Z passou a reconhecer como dual-chanel (que era o que eu almejava) e a parte de apenas 3,xGB utilizáveis também desapareceu.

Comentário a parte, eu setei as memórias 2x4GB xing ling sem dissipador nem nada a 1866Mhz 10-10-10-28 1,59V e está estável. Como meu pc está em faze terminal to testando overclocks nele kkk.

Acabei de resetar a bios pelo jumper e mesmo assim não adiantou...Minhas memórias já operam a 1,65v e chegam a velocidade máxima de 2.400mhz, deixei no "Auto" e elas ficam em 1.600 mhz, será que eu deveria diminuir para 1.333 mhz? Ou subir para 2.400mhz ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jean Desastre experimente retirar a pilha da MOBO pra ver se adianta. Eu não informei antes mas teve algum momento que quando eu colocava um módulo de memória apenas em um dos slots, especificamente o da esquerda, da minha placa-mãe o PC simplesmente nao dava boot, isto testando com os 2 módulos. Até que depois de muita borracha e o pc em ponto de queimar de tanto liga e desliga resolveu ligar.

Você também pode tentar setar na BIOS a questão da memória dedicada para o vídeo integrado. Vi em alguns casos que pode influenciar de alguma forma. Eu dei uma fuçada mas não sei te dizer 100% se teve influencia pois eu mexi e depois quando voltei a olhar algo na BIOS estava como se eu não tivesse mexido. Mas não custa nada tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

tenho uma m5a78l-m lx/br e 2 pentes corsair cmv4gx3m1a1600c11 de 4gb, porém minha bios n reconhece que o pc tem 8 gb instalados, ja no windows aparece 8gb , 3.98 utilizaveis. ja tentei fazer de tudo e nada, sera q mesmo as memorias sendo do mesmo modelo porém uma tem chips dos dois lados e a outra tem so de um lado gera alguma incompatibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 2 semanas depois...

O meu ta cm o mesmo problema,placa-mãe asrock n68-s3fx, fx 6300, dois pentes gemeos de 4 gb, 1333 mhz, mais o que me causa duvida e que,bom so meio leigo ent vou apenas copia o que ta escrito la.

8gb de memoria fisica instalada

7.73 gb de memoria fisica total

5.29 de memoria fisica disponivel

8.88 de memoria virtual total

6.40 de memoria virtual disponivel

eu tava pesquisando possiveis upgrades pro pc, ae um colega meu me falo,"primeiro ve se teu pc ta em dual channel, porque se n gargala do mesmo jeito", ele me falo do cpu-z ae eu baixei e la disse q tava em single channel, porém eu jogo cm o pc aberto e sei q tem 2 pentes de 4gb, ate cheguei a remover um para conferir se nao eram dois pentes de 8gb e um estava danificado, mas nao.

entao, alguem melhor agraciado de conhecimentos tecnicos poderia ne dar uma luz?

e problema cm o cpu-z ou cm o pc mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 3 meses depois...

Ola bom dia me vejo na mesma situação tenho uma placa-mãe MSI 

A68HM-E33 V2 com Processador x4 760k , montei meu pc a 2 anos com uma gtx 1050 e usando 8gb ddr3 1x8 e recentemente comprei outro pente de marca diferente (não achei da mesma fabricante) porém com a mesma microestrutura, asma frequencia,mesmo ddr e inclusive mesmo chips de memoria todos em rank single. coloquei no meu pc,antes fiz toda a limpeza dos slots,das memorias e a bios leu os dois sloots porém so reconheceu 8gb dos 16,fiz todos os metodos que tem na internet,tanto de bios quanto de configuração do Windows e nada, a única coisa que nao se encaixa e o fato do windows/cpu-z informar que tenho 4 sloots e deles estou ultilizando o sloot 2 e 4 sendo que minha placa so possui 2 slots, ja tive placas com 4 e sei que para funcionar em dual charnnel precisa posicionalas nos primeiros sloots,mas n achei nada que pudesse me ajudar, Ja verifiquei a pinagem do meu processador tudo ok,sloots limpos  e realmente nada funciona, espero que aguem passa me dar uma lux porque ja tentei de tudo, 

ps testei as memorias separadamente e funcionam perfeitamente. estou enviando umas fotos para ilustrar melhor...1620023595_WhatsAppImage2021-06-01at11_26_39.thumb.jpeg.4ab8acd92579cbe5c8211587ffc06248.jpeg1523481846_WhatsAppImage2021-06-01at11_26.39(1).thumb.jpeg.b9e380c08fb076483355ed1546d4e518.jpeg906287150_WhatsAppImage2021-06-01at11_26.39(3).thumb.jpeg.ad9d61440e9cb01617b8fd1a6adf4eee.jpeg1015770897_WhatsAppImage2021-06-01at11_26.39(2).thumb.jpeg.97f79ea89569615358d588afdc577165.jpeg862918508_WhatsAppImage2021-06-01at11_26.39(6).thumb.jpeg.75b3d77a4794ec86c4f9f6bd1420987a.jpeg50974254_WhatsAppImage2021-06-01at11_26.39(7).thumb.jpeg.ec1598982e438af14cc1efb597e91ed1.jpeg1383442598_WhatsAppImage2021-06-01at11_26.39(5).thumb.jpeg.3c1ece2d53341dc3004fbe9d0afcc748.jpeg229413957_WhatsAppImage2021-06-01at11_26.39(4).thumb.jpeg.11f729b34055b7143db13cf4d7344e4e.jpeg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Boa tarde amigos. Mesma situação aqui.
 

placa-mãe: M5A78L-M LX/BR

RAM: 2 Pentes 4Gb HyperX - 1866MHz
CPU-Z Reconhece as duas porém trabalhando em Single Channel.
Windows Reconhece as duas porém utilizável, somente metade do total de 8Gb.

Tenho um outro pente Corsair Vengeance 8Gb 1866MHz

Testei o pente da Corsair 8Gb com um pente HyperX 4Gb, total 12Gb.

CPU-Z Reconhece as duas e trabalhando em Dual Channel.
Windows Reconhece as duas e sem cortar pela metade o utilizável. 

Não fiz procedimento nenhum de configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...