Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual módulo usar para meu som automotivo


Posts recomendados

Bom dia,

 

Tenho um sub da Bravoxx Endurence 700rms e2k, uma corneta D200x, um par de 69 da Bravoxx de 130rms, e o kit qualidade interno. Gostaria de saber se um Power One toca esse som, ou precisa ser um módulo mais forte.

 

Coloquei uma bateria nova 1° linha da Moura de 60 A, aguenta? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

normalmente o certo seria ter o modulo e escolher os alto-falantes de acordo com ele. 

o modulo deverá fornecer uma potencia um pouco abaixo do alto-falante. EX: alto-falante de 700W o modulo deverá ter em tono de 650W. já a impedância deve ser igual. 
Você disse que tem todos esses falantes, certifique-se que todos eles tenham a mesma impedância ou dê para liga-los de forma que a impedância se iguale ao do modulo. Além disso eles tem potencias diferentes... 

6 horas atrás, Everson Gambeta disse:

sub da Bravoxx Endurence 700rms

 

6 horas atrás, Everson Gambeta disse:

Bravoxx de 130rms

 um modulo com potencia suficiente para o sub de 700w vai estragar o seu falante de 130w ou mesmo queimar o modulo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, me expressei mal. Eu já tenho um módulo Power One tocando esse som. Mas não entendo muito bem pra saber se estou aproveitando bem ou se vendo esse módulo e compro outro. 

 

Estou usando dois canais em Bridge para o sub, um canal para a corneta, e um canal para o 69. (Estou pensando em deixar o 69 direito no rádio junto com o kit qualidade interno) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você puder investir em um módulo mais potente só para o subwoofer, faça. Olhando na internet, o Power One em bridge, como você está usando, dá 360rms 4Ω. O seu sub é de 800rms, não precisa ser muito bom de matemática.
Tem 4 subs na linha endurence: E2K12D2, E2K12D4, E2K15D2 e E2K15D4. Fala qual é o seu q eu falo qual modulo ficaria legal com ele.:)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É  um sub endurence E2K de 12 Polegadas, 700 rms. Não sei se tem mais de um modelo. 

 

Segue foto do igual o meu. 

 

É um sub que vale a pena ficar, tem um custo benefício bom ou melhor trocar? Já ouvi falarem que o uxp de 500 rms, toca melhor com o porta malas aberto que esse. 

Capturar.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, no site da Bravox (aqui) mostra dois modelos de Endurance 12". Os dois de 800rms de bobina dupla, um é 2+2Ω e o outro 4+4Ω.
Caso o seu seja o primeiro: pode ligar as duas bobinas em paralelo, resultando 1Ω e usar este amplificador AQUI na versão 1Ω; é um Soundigital que entrega 700rms a 14,4V, não é exatamente a potência do seu alto-falante, mas é próximo. Esse módulo é o mais econômico que achei*, além disso ele é bem compacto.  O Banda ICE 801 (AQUI) é outra opção, é um pouco mais caro porém mais potente, esse oferece a 12,6V: 800rms em 1Ω.

Caso seu sub for de 4+4Ω, pode ligar as bobinas em paralelo, resultando 2Ω, com isso, ESSE módulo da Taramps servirá, com 12,6V ele entrega 800rms em 2Ω. O Banda ICE 802 (AQUI) é o equivalente ao modelo ICE 801, porém, com 2Ω; ou seja, a 12,6V entrega 800rms com 2Ω.

*Todos os modelos que sugeri são de grandes marcas bem renomadas no mercado nacional. 
Todos eles também, tem controle de frequência interno, o que possibilita usar o subwoofer sem precisar comprar um crossover. 

 


Exemplo de ligação que serviria para seu sub nos módulo Banda ICE 801 ou 802 no próprio manual do produto:

 


 

image.png

adicionado 12 minutos depois
Em 12/03/2018 às 17:51, Everson Gambeta disse:

É um sub que vale a pena ficar, tem um custo benefício bom ou melhor trocar? Já ouvi falarem que o uxp de 500 rms, toca melhor com o porta malas aberto que esse. 

 

Em relação a isso, não tenho muito como opinar, nunca ouvi esse sub pessoalmente. Pelas especificações  dos dois, o UPX tem o pico numa frequência um pouco mais alta, mas pouquíssima coisa, menos de 20 hertz a mais. E os dois tem o mesmo nível em dB SPL.
NENHUM desses modelos é feito pra mala aberta, e sim para aquele sub-grave mais extenso. O mesmo vale pra quase todos os sub com a borda de borracha.
Com isso, concluo que se você não tem interesse em mudar todo seu som, não é interessante trocar de alto-falante, porque esses dois são bem semelhantes e se trocasse você teria que gastar com modulo e sub.

adicionado 25 minutos depois
Em 02/03/2018 às 18:17, lucas35 disse:

o modulo deverá fornecer uma potencia um pouco abaixo do alto-falante. EX: alto-falante de 700W o modulo deverá ter em tono de 650W. já a impedância deve ser igual. 

Lucas, isso não está completamente certo, é muito comum -incluindo por fabricantes- usar alto-falantes com potência superior ao amplificador, isso é chamado de potência musical. Os alto-falantes são testados usando um ruído que reproduz todas as frequências do espectro audível (20-20kHz)continuamente, assim é definido sua potência máxima em RMS. Em uso normal, não é reproduzida uma gama de frequências tão grande e nem continuamente, o que possibilita aplicar uma  potência maior sobre os falantes. Alguns chegam a aplicar até 3x a potência nominal, mas o recomendado geralmente é o dobro. Claro que isso deve ser feito tomando os cuidados de evitar distorções no som e super-aquecimento, o que pode causar queima ou danos tanto no falante como no amplificador.

Em  relação a impedância você está certo, é algo que devemos ser extremamente cuidadosos na hora de pensar no som. É um calculo geralmente muito simples mas bem fácil de confundir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 02/03/2018 às 12:02, Everson Gambeta disse:

Bom dia,

 

Tenho um sub da Bravoxx Endurence 700rms e2k, uma corneta D200x, um par de 69 da Bravoxx de 130rms, e o kit qualidade interno. Gostaria de saber se um Power One toca esse som, ou precisa ser um módulo mais forte.

 

Coloquei uma bateria nova 1° linha da Moura de 60 A, aguenta? 

Bom dia

 

Se você quer tirar toda o que o seus alto-falantes é capas de fornecer coloque mais uma bateria de 60A, junto com a que você tem.

Uma SD1200.1D evo 2 para o sub

1540edf094b4c31f1caaedc59ca2086d.jpg

E uma SD800.4 evo 2, para o par de 6x9, e o kit, e deixe sem a corneta não e necessário 6x9 já fala bem alto.

S_739630-MLB26250656466_102017-O.jpg

E o E2K nem combina com corneta também , esse sub foi feito para ser tocar com o porta malas fechado.

 

Att Ejf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/03/2018 às 07:38, Edvaldo J. Frederico disse:

Se você quer tirar toda o que o seus alto-falantes é capas de fornecer coloque mais uma bateria de 60A, junto com a que você tem.

 

Realmente, esqueci de comentar sobre isso. 

 

Em 20/03/2018 às 07:38, Edvaldo J. Frederico disse:

E o E2K nem combina com corneta também , esse sub foi feito para ser tocar com o porta malas fechado.

 

Verdade, se quer dar uma melhorada no agudo interno pode usar aqueles mini Twitter que cola no painel.



Ps.: @Edvaldo J. Frederico o design novo da linha SD ta bonito demais em

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...