Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
carolafonso

placa-mãe barata para GTX 1080

Recommended Posts

Oie gente!

 

Comprei a minha GTX 1080 EXOC da Galax na Black Friday, e desde ai a minha jogabilidade piorou muito em relação a minha placa-mãe anterior (GTX 960). Jogo todos os jogos com stuttering e quedas bruscas de fps. O uso de GPU quase nunca passa de 60-65% e ele sempre cai pra 25-30, causando lag de fps, fora os shutters. Há muito tempo não sei o que é jogar sem travar a cada minuto.

 

Minha configuração atual é:

i7 3770

2x 8gb ram 1333mhz

CX 550

 

Não sei se o problema é na placa-mãe que está quase morrendo ou se é no processador que tem uma tecnologia antiga, então queria trocar o kit inteiro para evitar maiores problemas, porque não aguento mais jogar com lag. Pesquisei bastante e fiquei entre o i5 8400 ou Ryzen 1600. Pelos benchmarks e gameplays que vi a diferença deles é quase nula, porém uma coisa que notei é que sempre o i5 tem o uso de CPU mais alto, e isso me deixou com medo dele gargalar em jogos futuros. 

 

Vocês acham que o i5 gargalaria? No Watch Dogs 2 o uso do i5 fica bem pertinho de 100%. Mas tem o problema de não se achar Ryzen pra vender. Tem um ryzen no Cissa Magazine por 825, porém as mobos lá são caras, então no final das contas ele sairia por volta de R$1.250, enquanto o I5 sairia por R$1.058 porque ele está em promoção na Kabum. Vale a pena essa diferença de 200 reais? Vocês acham que um i5 aguentaria alguns anos sem precisar trocar ele? No momento quero jogar em 1080p60fps mesmo.

 

Desde já, muito obrigada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. É realmente curioso essas apresentações de desempenho. Como fica o uso do Processador durante os jogos? Mas mesmo assim é bem estranho, visto que mesmo o i7 3770 já estar um pouco defasado em relação às demais gerações, ainda tem um desempenho bastante notável (utilizo um para gerenciamento de Vms e programação).

Pode ocorrer que tenha alguma incompatibilidade nos drivers instalados, recomendo fazer a desinstalação com o programa DDU         , que limpa por completo qualquer vestígio de drivers anteriores.

 

Em relação ao upgrade, sugiro aguardar um pouco mais. O mercado de hardware está inflado devido à vários fatores (bitcoin, escassez de RAM, lançamento das APU Ryzen), então aguardar até Junho, que possívelmente estabilizará o mercado, seria o ideal para então considerar o upgrade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para ter certeza, você fez uma instalação limpa da nova placa de vídeo? Desinstalou os drivers da placa antiga antes de instalar a nova? Isso pode causar problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@dsgeverton @Sizzin Obrigada pelas respostas! Sim, eu usei o DDU pra remover completamente os drivers da 960 e depois instalei os drivers da 1080. Achei que eu poderia ter feito isso errado e formatei o SSD e instalei os drivers do 0 e continuou o mesmo problema. Já mexi nas configurações do painel da NVIDIA e selecionei pra total desempenho e sem economia de energia e também não adiantou. Nos benchmarks o uso de GPU fica normal acima de 90%: H4BL9pM.png

 

mas em jogos isso não acontece. O uso do processador no BF1 fica na casa dos 70%. No GTA V o uso de CPU fica entre 50-60% e o uso de GPU não passa de 60%, ai o fps fica na casa dos 45. O problema é que eu to há dias sem jogar porque é horrível ficar jogando com lag, queria resolver isso pra ontem :/ E o preço das placas mãe 1155 não valem a pena, é melhor pegar um processador desses custo benefício até trocar pra um ryzen 7+, vocês não acham?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E a temperatura? Ela aumenta muito durante os jogos? Tanto do CPU quanto do GPU. O processador está com pasta térmica nova? O vídeo está configurado para rodar na GPU (creio que sim)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Upgrades para novas tecnologias presentes são sempre bem-vindas. No seu caso, sair do i7 para um ryzen custo/benefício talvez limitará o uso da GPU em alguns casos. O ideal seria (considerando o upgrade) um ryzen 7 1700 e investir em boas memórias, as placas-mãe é bom ter no mínimo chipset b350

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Sizzin não, uso um Gammaxx 400 no processador e meu gabinete tem 3 coolers, dois frontais mandando ar frio e um traseiro expulsando o ar quente. Dificilmente as temperaturas do processador e vga passam de 70°. Sim, a placa de vídeo é reconhecida e troquei a pasta térmica em dezembro por uma arctic silver 5. Usei o SpeedFan e tem uma temperatura lá bastante alta que eu acho que é algum componente da mobo (pesquisei mas não achei nada sobre) : GFG8LxF.png

@dsgeverton Mas como é pra jogar a 1080p, por ora não tem muito problema perder alguns fps, certo? Não queria gastar muito porque essa vga já foi quase 3000 e só me deu dor de cabeça :/ O máximo que queria gastar é 1200. O que você acha que eu devo fazer? Você acha uma boa pegar um i5/ryzen 1600 com uma mobo barata e no final do ano trocar pro ryzen 7+mobo pra oc? Nessa última black friday o Ryzen 7 ficou com um preço excelente. Os jogos que eu mais jogo são cs:go/rocket league e gta 5. Vez ou outra gosto de jogar alguma campanha tipo Watch Dogs e The Witcher, e nessas a 1080 aguenta com um fps bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@carolafonso Nesse caso, e consideranto todos os prós e contras das duas plataformas, acho que o i5 vai te deixar mais tranquila e gastar menos, devido ao ryzen ter seu desempenho bem paralelo aos das memórias RAM, que sabemos não estar muito agradável os preços, principalmente as de alta frequência.

Um i5 7600 + 8GB de memória (margem de up pra mais 8GB) e uma mobo na média te atenderia bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@dsgeverton muito obrigada, acho que vou fazer isso mesmo. O i5 8400 tá exatamente o mesmo preço desse i5 que você falou. Ele é bem melhor, né? As memórias tão fazendo tanta diferença assim? Eu tenho duas de 8gb de 1333mhz, mas no futuro vou trocar por frequências melhores também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@carolafonso Como suas memórias são DDR3, se for mesmo atualizar o kit, vai precisar pegar também novas memórias padrão DDR4. E sim, as frequências de memória para os processadores Ryzen fazem uma diferença signicativa no desempenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, vê se os drivers tão atualizados e da uma olhada na temperatura, se tiver tudo ok : provavelmente o processador i7 da terceira geração (está defasado) não esta conseguindo empurrar a placa de video, opte por um i7 de uma geração mais recente.(como o KabyLake ((I7 7600K) ou mesmo o da SkyLake((I7 6300)))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta dando gargalo por causa do processador. A parti da gtx1060 com processadores da 3 geração já começa a cair o desempenho. Uma solução sem custo pra resolver esse problema era fazer um overclock no processador,mas pena que o seu nao tem o multiplicador liberado  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×