Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta do ryzen veio.. suja?


Posts recomendados

Olá a todos, sou um leitor frequente desse fórum, e acabei tomando coragem pra montar meu primeiro computador. Nessa semana o resto das partes chegam, por enquanto só o processador, monitor e placa de vídeo.

O problema é que quando fui ver como estava o processador (Ryzen 1700), notei que a pasta térmica do cooler estava.. estranha. Provavelmente estou exagerando, ressalto que nunca montei um pc antes nem vi ninguém montar, mas imaginei que viria uma camadinha cinza e limpa distribuida pela base do cooler.

 

Acredito que seja mais fácil mostrar do que explicar, então aqui está a foto:
IMG_20180302_171753729.thumb.jpg.172cd59ea705547c18ee278dacbdaa7a.jpg

 

Eu ja pesquisei de todas formas que consegui no google, mas não achei nada parecido. Provavelmente estou sendo neurótico, mas quero ter certeza rs.

Desde já agradeço, qualquer feedback é bem vindo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ser uma sujeira sim, nesse caso você pode remover essa pasta e aplicar uma de qualidade melhor no lugar.. sem problemas algum..

 

sendo essa base de cobre e essas manchas meio cor de ferrugem, pode até ser um tipo de oxidacao.. algo comum quando se lida com cobre

 

massssssssssssssss.. é apenas uma especulacao minha sem nenhum embasamento.. to relatando e tirando uma conclusao da foto q você postou..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Era pra vir cinza e uniforme, sem estas manchas aí. Tu não tirou o cooler do plástico e esbarrou em algum lugar não?

Edit: Me tira uma dúvida, quantas pás tem o fan deste cooler aí, 5 ou 7? Pois se for 5 é lote antigo, e daí pode ser umidade no estoque que fez o cobre começar a zinabrar aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Phoenyx disse:

Era pra vir cinza e uniforme, sem estas manchas aí. Tu não tirou o cooler do plástico e esbarrou em algum lugar não?

Nope, tomei todo o cuidado do mundo, mesmo ansioso, segurei o cooler ainda dentro da caixa, tirei e virei para ver em baixo e.. surpresa!! tomei moh susto T.T

 

edit: ainda percebi que em baixo do lugar onde fica a pasta, vem um pastico grosso em formato de cúpula para proteger a pasta, então duvido que tenha sujado dentro dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Phoenyx disse:

Era pra vir cinza e uniforme, sem estas manchas aí. Tu não tirou o cooler do plástico e esbarrou em algum lugar não?

Edit: Me tira uma dúvida, quantas pás tem o fan deste cooler aí, 5 ou 7? Pois se for 5 é lote antigo, e daí pode ser umidade no estoque que fez o cobre começar a zinabrar aí.

 

@Hiame

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Phoenyx disse:

 

@Hiame

 

15 minutos atrás, Phoenyx disse:

Era pra vir cinza e uniforme, sem estas manchas aí. Tu não tirou o cooler do plástico e esbarrou em algum lugar não?

Edit: Me tira uma dúvida, quantas pás tem o fan deste cooler aí, 5 ou 7? Pois se for 5 é lote antigo, e daí pode ser umidade no estoque que fez o cobre começar a zinabrar aí.

 

Ah, eu nao tinha recarregado a pagina ainda, dai não tinha aparecido o edit kk.
to indo lá ver, e edito esse mesmo post

edit: só tem 5 pás, e agora? vou precisar trocar a pasta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Hiame Sim. Tira esta pasta aí, limpa bem e coloque uma de boa qualidade (MX4 pra cima), ou se tem grana uma Liquid Pro/Ultra de metal líquido.

 

Este de 5 pás foi no lançamento do Ryzen, daí tinha um bug em uma instrução do CPU pra quem compila em Linux e fizeram um novo stepping, e já aproveitaram a nova leva de coolers de 7 pás da coolermaster (é ela quem fez os coolers dos Ryzen).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

8 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Hiame Sim. Tira esta pasta aí, limpa bem e coloque uma de boa qualidade (MX4 pra cima), ou se tem grana uma Liquid Pro/Ultra de metal líquido.

 

Este de 5 pás foi no lançamento do Ryzen, daí tinha um bug em uma instrução do CPU pra quem compila em Linux e fizeram um novo stepping, e já aproveitaram a nova leva de coolers de 7 pás da coolermaster (é ela quem fez os coolers dos Ryzen).

Eu recebi 6000 pra montar o pc, e ontem terminei de pagar os boletos, não sobrou nada mas talvez eu possa pedir dinheiro emprestado.

Sabe se tem perda de desempenho entre esse cooler novo e o antigo? pois eu recebi hoje, acha que vale a pena devolver e procurar um modelo novo? (paguei 1300)

Caso o melhor a fazer seja trocar somente a pasta mesmo, tem alguma dica barata? não precisa ser melhor do que ja vem com o ryzen

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Hiame Então, MX4 custa uns 30 mangos. Se não tem dinheiro nem pra isso pega uma Implastec branca mesmo de 5 mangos e vai tocando. Se não for fazer overclock não tem problema.

 

Comprou aonde este processador? O meu peguei em novembro na Kabum e já era do novo stepping. A diferença do fan deve ser irrisória, isso se houver diferença.

 

Eu só trocaria se compilasse no Linux, e mesmo assim é um erro que tem que ser forçado, é pra quem trabalha com Linux.

https://community.amd.com/thread/215773

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Hiame Então, MX4 custa uns 30 mangos. Se não tem dinheiro nem pra isso pega uma Implastec branca mesmo de 5 mangos e vai tocando. Se não for fazer overclock não tem problema.

 

Comprou aonde este processador? O meu peguei em novembro na Kabum e já era do novo stepping. A diferença do fan deve ser irrisória, isso se houver diferença.

 

Eu só trocaria se compilasse no Linux, e mesmo assim é um erro que tem que ser forçado, é pra quem trabalha com Linux.

https://community.amd.com/thread/215773

Não vou usar linux, somente windows mesmo.
Comprei na Cissa Magazine.
Pretendo fazer um overclock básico, até 3.6.
O problema mesmo é que comprei tudo online, mas pagar 18 reais num frete de pasta termica não parece valer a pena.. vou ver se acho em alguma loja física

 

edit: para o overclock que eu disse de 3.6, qual pasta você recomendaria? não precisa ser algo a longo prazo, se durar 5 meses pra mim já está ótimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Neste caso usa desse jeito mesmo, com o zinabre... rs

O problema é que tende a piorar, mas como a área não ficará exposta isso irá ocorrer lentamente.

 

Qualquer cooler de heatpipe em cobre depois de algum tempo cria isso aí, fica visível, variando conforme a umidade no local aonde está trabalhando.

 

Mais pra frente quando for comprar algo em alguma loja online tu já compra a pasta térmica e aproveita o frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Phoenyx disse:

Neste caso usa desse jeito mesmo, com o zinabre... rs

O problema é que tende a piorar, mas como a área não ficará exposta isso irá ocorrer lentamente.

 

Qualquer cooler de heatpipe em cobre depois de algum tempo cria isso aí, fica visível, variando conforme a umidade no local aonde está trabalhando.

 

Mais pra frente quando for comprar algo em alguma loja online tu já compra a pasta térmica e aproveita o frete.

valeu pela ajuda, nunca tinha entrado publicado em nenhum fórum antes porque achei que demoravam semanas pra aparecer alguém e responder kk
Mas agora não vou ter coragem de ligar esse processador assim, da agonia :x
Pro overclock que eu disse, posso pegar uma pasta de 20 reais? (o equivalente a uma de 16 no kabum, por exemplo)

 

edit: esqueci de colocar, mas acredito que seja importante falar qual a placa-mãe: https://www.kabum.com.br/produto/86502/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am4-matx-ga-ab350m-gaming-3-ddr4/?tag=ab350m

(caso um dia alguem veja esse post e o link esteja inválido, estou falando da placa mATX AB350M GAMING 3 da gigabyte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@Hiame Parece que uma tonelada de pessoas já postaram esta dúvida pela net: 

 

É como foi citado aí, se veio lacrado na caixa com selo da AMD, é novo, zero bala.

 

 

valeu mesmo, eu tava procurando em portugues no google mas n sabia bem como escrever, to mais tranquilo agora :D

quando o resto das partes chegarem eu volto aqui pra falar se funcionou normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hiame esquisito isso aí das marcas. Você precisa ver se as beiradas estão levantadas, porque isso vai afetar o contato do cooler com o processador. Se estiverem levantadas, eu abria um RMA para pedir outro processador. 

 

Absurdo isso aí. Parece que são processadores fabricádos na Malásia. Os da China não parecem vir com essas marcas. O RMA da AMD disse para um cliente que isso é decorrente da impressão no tampo do processador (?). Acho que eles não quiseram trocar o processador... Eu ficaria &%$#@. O dele parece estar bem levantado as bordas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Contiusa disse:

@Hiame esquisito isso aí das marcas. Você precisa ver se as beiradas estão levantadas, porque isso vai afetar o contato do cooler com o processador. Se estiverem levantadas, eu abria um RMA para pedir outro processador. 

 

Absurdo isso aí. Parece que são processadores fabricádos na Malásia. Os da China não parecem vir com essas marcas. O RMA da AMD disse para um cliente que isso é decorrente da impressão no tampo do processador (?). Acho que eles não quiseram trocar o processador... Eu ficaria &%$#@. O dele parece estar bem levantado as bordas.

 

acho que é só impressão que as bordas estão levantadas, por causa dos riscos.

 tirei mais algumas fotos laterais pra ter certeza:

 

PS: nas fotos com flash parece que tem 2 buracos dos lados, mas é só sombra :)

IMG_20180303_155732496.thumb.jpg.7dd9af27877dc091d9347d14bb226eff.jpgIMG_20180303_155828859.thumb.jpg.d97d10ac2d436da104843c5f50d35638.jpgIMG_20180303_160009776.thumb.jpg.ad3579f1648aa33ec5471cbbc0f40d4d.jpgIMG_20180303_160033135.thumb.jpg.af537e42580fade9b8e48cda379dd9f5.jpgedit: o foco do celular é bem ruim de perto, então não sei se da pra perceber, mas pessoalmente  a superfície de cima parece bem reta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Parece marcas de alguma coisa abrasiva que desgastou a beirada, ele também tem uma marca acentudada em uma das extremidades, faz o seguinte, ao ligar tudo, use um programa desses que fazem leitura dos componentes internos para conferir se é mesmo o que você comprou, nunca tive Ryzen, comprei um a cerca de 2 meses e não lembro de ter visto isso ai no meu, eu não acho isso normal não.

 

IMG_20180303_135226411.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...