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Como criar chave stand-by liga-desliga?


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Gostaria de criar um circuito para liga-desliga com stand-by da seguinte forma:

 

std-by.thumb.jpg.6ce2f4016c26e236d39a39a4371c96d4.jpg


Sem corrente nenhuma em "A", não há corrente nem em "B" nem em "C".
Quando aplico corrente em "A", essa flui para "B".
Um pulso na chave sem trava e a corrente em "B" é interrompida e passa a haver corrente em "C"
Outro pulso na chave sem trava e a corrente em "C" é interrompida e passa a haver corrente em "B"

 

A corrente será algo entre 5v e 12v / 2A.

 

Pensei em usar um esquema que usa um relé como chave de segredo em automóveis e motos, como abaixo. Só que além desse esquema com relé resultar em algo enorme para a aplicação que quero, depois de ligado não se pode desligá-lo com mais um pulso no interruptor sem trava.

 

5a9ab117e9944_relsegurana.thumb.jpg.623f22b6bad9e9c30463a668353ee91e.jpg

 

Se alguém quiser saber porque eu gostaria de esquema assim (e porque ele precisa ser pequeno) é porque pretendo aplicar o esquema nessa bugiganga que criei: https://rmlazzari.wordpress.com/2018/01/14/para_ouvir_musica/

 

O problema que está acontecendo é que quando as baterias estão no fim, o aparelho fica ligando e desligando sozinho.

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21 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Sem corrente nenhuma em "A", não há corrente nem em "B" nem em "C".
Quando aplico corrente em "A", essa flui para "B".
Um pulso na chave sem trava e a corrente em "B" é interrompida e passa a haver corrente em "C"
Outro pulso na chave sem trava e a corrente em "C" é interrompida e passa a haver corrente em "B"

 

O nome do circuito que faz isso é Flip Flop, geralmente são feitos com circuitos integrados e não podem suportar a corrente de 2A. Mas nada impede que você ligue o relé nele.

 

Um CI bem baratinho e simples que pode fazer isso é o 555:

FlipFlip.gif

Eu encontrei esse esquema no Google, você deve modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

No lugar do TIP31 você põe um BC547, o resistor de 220R passa a ser de 4,7Kohm e no lugar da lâmpada fica o relé com um diodo 1N4007 anti-paralelo, isto é, com o catodo ligado ao positivo.

O relé deve ser de contato reversível para que você tenha as duas saídas onde uma liga e outra desliga.

O 555 pode ser alimentado com tensões entre 5 e 12V.

 

 

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Perfeito, Mestre88. Grato!

 

Apenas duas dúvidas:

 

- Poderia usar 5v em lugar de 6v?

- Os capacitores podem ser de poliester, daqueles azuis?

 

E assim que tiver os componentes comprados, que tiver seus tamanhos, se interessar posto a PCB. Talvez essa chave liga-desliga num botão sem trava sirva para outras pessoas...

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10 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

- Poderia usar 5v em lugar de 6v?

Sim, neste caso o relé também deverá ser de 5V.

 

10 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

- Os capacitores podem ser de poliester, daqueles azuis?

Sim, nesse caso o importante é a capacitância. O capacitor de 10nF nem precisa, deixe o pino 5 desligado.

 

Não está no esquema mas é importante colocar um capacitor de 100nF em paralelo com os pinos 1 e 8 do 555, quando fizer a PCB deixe o capacitor bem próximo ao CI.

 

13 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E assim que tiver os componentes comprados, que tiver seus tamanhos, se interessar posto a PCB. Talvez essa chave liga-desliga num botão sem trava sirva para outras pessoas...

Pode postar sim.

É um circuito bem conhecido a quem mexe com eletrônica, e bem procurado por quem não conhece, vários já chegaram aqui procurando por isso.

 

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1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Mestre88 aproveitando o tópico do colega... Vou usar esse circuito em um projeto meu, só que as vezes no acionar o 555 da um pequeno "repique" e acaba desligando ele de novo, nada muito frequente, mas tem como evitar isso?

Aumenta o 220nF pra 1uF. 

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Também andei dando uma olhada a partir das dicas do Mestre (flip flop, 555 etc.) e encontrei o seguinte (tradução do Google):

 

555-T.gif

 

"As vantagens deste circuito são a grande faixa de histerese na entrada, que evita o disparo falso, e que apenas algumas peças são necessárias para a construção.

 

Uma desvantagem é que o relé pode ser engajado quando a energia é aplicada pela primeira vez. Para resolver este problema, você pode ligar o pino de reset (pino 4) a outra combinação de resistor / capacitor com o capacitor no terra e o resistor no ponto + V. Isso fará com que o pino 4 seja mantido perto de aterrado por um curto período que irá redefinir a saída quando a energia for aplicada."

 

http://www.bowdenshobbycircuits.info/page9.htm#555-T.gif

 

Pelo que entendi, para evitar o problema, ao pino 4 seria ligado um resistor (qual valor?) que vai direto ao V+. E no mesmo pino 4, um capacitor (que tipo e valor?) direto para V- (ou terra). Será que é isso?

 

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Também andei dando uma olhada a partir das dicas do Mestre (flip flop, 555 etc.) e encontrei o seguinte (tradução do Google):

 

555-T.gif

 

"As vantagens deste circuito são a grande faixa de histerese na entrada, que evita o disparo falso, e que apenas algumas peças são necessárias para a construção.

 

Uma desvantagem é que o relé pode ser engajado quando a energia é aplicada pela primeira vez. Para resolver este problema, você pode ligar o pino de reset (pino 4) a outra combinação de resistor / capacitor com o capacitor no terra e o resistor no ponto + V. Isso fará com que o pino 4 seja mantido perto de aterrado por um curto período que irá redefinir a saída quando a energia for aplicada."

 

http://www.bowdenshobbycircuits.info/page9.htm#555-T.gif

 

Pelo que entendi, para evitar o problema, ao pino 4 seria ligado um resistor (qual valor?) que vai direto ao V+. E no mesmo pino 4, um capacitor (que tipo e valor?) direto para V- (ou terra). Será que é isso?

 

Resistor de 10k no positivo e capacitor de 10uF no negativo, claro que deve respeitar a polaridade do capacitor. 

 

100nF e 100k não serve, a impedância do pino 4 do 555 é muito baixa. 

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  • 2 semanas depois...

O capacitor é eletrolítico, Mestre? Tava pensando naqueles azuis, de plástico, acho que poliéster, que é o que já tenho aqui. MELHOR eletrolítico ou TEM QUE SER eletrolítico?

 

(A propósito, vou dar uma sapecada nesse findes, acho, na Sta. Efigênia, Multi, Dabi... ver se encontro o 555 e o que mais precisar para esse stand-by. Sábado é uma multidão ali mas fazer o que? Melhor que pedir pelo correio e o frete sair mais caro que os componentes, mais caro até que a condução.)

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2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O capacitor é eletrolítico, Mestre? Tava pensando naqueles azuis, de plástico, acho que poliéster, que é o que já tenho aqui. MELHOR eletrolítico ou TEM QUE SER eletrolítico?

Sim, é melhor eletrolítico. Mas não é obrigatório. Apenas porque Capacitor de 10uF de poliéster é um trambolho. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

A propósito, vou dar uma sapecada nesse findes, acho, na Sta. Efigênia, Multi, Dabi... ver se encontro o 555 e o que mais precisar para esse stand-by. Sábado é uma multidão ali mas fazer o que?

Sim, naquelas lojas se encontra o 555 em qualquer esquina é algo bem popular. E na última vez que fui lá tava meio vazio de sábado. 

 

1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Lembro de ter lido sobre isso em algum lugar.. qual a função mesmo? obrigado

Evitar que os CIs recebam interferências externas que atrapalham o funcionamento correto do circuito. 

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Andei dando uma xeretada nesse 555 e tive uma ideia: seria possível adaptá-lo para, além de servir como stand-by, servir também como timer? Algo como mais uma chave sem trava que, acionada, faria o 555 esperar, digamos, uma hora e depois disso desligar o relé? E, se não for abusar, um LED indicando que foi acionada a contagem regressiva. É que, como falei, a pessoa que ficou com a bugiganga que montei geralmente coloca música prá tocar e cai no sono. Se tivesse essa chave, ela ligaria o som, daria um toque nessa chave e boa noite.

 

Nos circuitos que encontrei googlando "diy temporizador 555" (https://www.google.com.br/search?q=diy+temporizador+555) reparei que todos usam um pino que, no esquema de stand-by fica solto, o pino 7... peço desculpas antecipadas se esse pedido for abuso, se servir só para mim, mas comecei a estudar os esquemas da Internet, pensei em simplesmente juntar os circuitos para stand-by e para temporizador e me senti como se me dessem uma automóvel para dirigir e eu nunca tivesse visto um automóvel antes: era bem capaz de eu ficar empurrando a alavanca de câmbio para a frente, com toda força, achando que isso ia fazer o carro andar...

 

P.S.: Pensei agora que se não tiver como acrescentar mais uma chave (ideia que me veio porque vi esquemas cheias de chaves, uma prá ligar outra para reset etc.), quem sabe o seguinte: a pessoa ligou, o som apenas acende o LED de stand-by. Deu um toque na chave sem trava, o LED de "ligado" se acende e o aparelho começa a funcionar. Deu um segundo toque nessa mesma chave, um outro LED acende (ou mesmo apaga o LED de "ligado" ou ainda apaga os dois, o "ligado" e o "stand-by", algo que notifique que a contagem regressiva começou) e, só depois de uma hora (ou 30 min... sei lá) o 555 desliga o aparelho. Essa solução é meio esquisita mas...

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@rmlazzari58 Na verdade o 555 foi inventado justamente para servir de Timer, o circuito de flip-flop (a chave standy by que você diz) é uma coisa que foi inventada depois, imagino que nem os engenheiros que inventaram o componente sabiam que dava pra fazer isso.

Logo se você quer as duas funções terá que montar outro circuito e ligar os dois juntos, não tem como um CI só fazer as duas funções, a não ser que use um botão com trava e outro de pulso pra acionar o timer.

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Bem, @Mestre88, a ideia de uma chave com trava e uma outra, sem trava, é bem legal. Se bem que aí o circuito perderia a funcionalidade que é, uma vez desligado o som porque a bateria ficou fraca, o 555 desarmaria o relé e ele só poderia ser rearmado por ação humana, não é isso?  Parece que a possibilidade, já que o espaço é bem pequeno, é de um único 555... quem sabe grudar a placa com o 555 ali na lateral, do lado das baterias...

 

Olha o espaço aí...

19.thumb.JPG.4ac6419b199aa3a3b71e6b34776c283f.JPG20.thumb.JPG.5931b09437d10feb1ec20d0bb630662e.JPG

 

Na prática talvez esse esquema que você diz (uma chave que trava e outra para armar a contagem regressiva do 555) tá me parecendo a melhor opção, que você acha?

 

Se bem que... não sei se estou confundindo as coisas mas se a bateria ficar tão fraca que desliga o 555 (independente dele estar armado para desligar ou não), o relé vai cair, não vai?

adicionado 13 minutos depois

Te contar uma coisa, @Mestre88... hoje o esquema com os step-ups, que cuidam de elevar a tensão das baterias de 4,2v~3,7v para 5v, que é o que o amp e o player precisam, está dobrado. Fiz isso de "orelha", sem saber se realmente quando o amp+player solicitar mais de 4A (que é o limite de pico de cada um desses step-ups), tê-los dobrado em paralelo divide a corrente entre eles. Hoje tá assim:

 

esquema.thumb.jpg.7c9b656ced15800e8e4cf28480050422.jpg

 

Mas e se eu tirasse um desses step-ups? Juntasse as saídas dos gerenciadores de carga das baterias num único step-up e, daí pro conjunto "amp+player". Aí tiraria até esse carregador de celular "fake" desse circuito: carregar celular só com a bugiganga ligada na tomada. E nada de "power bank".

 

Não só acabaria com um problema que não sei se prejudica tudo, que é o fato de eu não ter conseguido cravar tensão igual para os 2 step-ups (um ficou com 5,35v e o outro, 5,33v) mas também ganharia um espaço extra aí: esses step-ups são, em relação ao espaço, bem grandes...

 

Que tal?

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Isso fez me lembrar disso:

antigo-radio-relogio-seiko-sk-7900-p-restauro-ou-ret-pecas-D_NQ_NP_14489-MLB2931227578_072012-F.jpg

Esses Rádio-relógios tinham o botão com trava e sem trava pra fazer isso que estamos falando, com a diferença que o temporizador tinha a contagem regressiva no display e funcionava na tomada mesmo.

 

No caso com as duas opções a pessoa escolhe se vai ouvir até acabar a bateria ou se vai deixar que o rádio desligue sozinho, no caso da bateria acabar vai desligar tudo.

 

E pesquisando no google achei o circuito do timer com o 555 aqui mesmo:

 

 
30 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Te contar uma coisa, @Mestre88... hoje o esquema com os step-ups, que cuidam de elevar a tensão das baterias de 4,2v~3,7v para 5v, que é o que o amp e o player precisam, está dobrado. Fiz isso de "orelha", sem saber se realmente quando o amp+player solicitar mais de 4A (que é o limite de pico de cada um desses step-ups), tê-los dobrado em paralelo divide a corrente entre eles. Hoje tá assim:

 

esquema.thumb.jpg.7c9b656ced15800e8e4cf28480050422.jpg

 

Mas e se eu tirasse um desses step-ups? Juntasse as saídas dos gerenciadores de carga das baterias num único step-up e, daí pro conjunto "amp+player". Aí tiraria até esse carregador de celular "fake" desse circuito: carregar celular só com a bugiganga ligada na tomada. E nada de "power bank".

 

Não só acabaria com um problema que não sei se prejudica tudo, que é o fato de eu não ter conseguido cravar tensão igual para os 2 step-ups (um ficou com 5,35v e o outro, 5,33v) mas também ganharia um espaço extra aí: esses step-ups são, em relação ao espaço, bem grandes...

 

Se você tem duas baterias, por que não ligou-as em serie?

Assim teria 8V, é muito mais fácil e proveitoso abaixar a tensão do que aumentar, e assim se tem uma durabilidade maios das baterias.

A corrente seria praticamente a mesma, já que o step-up ao aumentar a tensão reduz a corrente por menos da metade.

A diferença é que pra recarregar precisa de uma fonte maior ou se só tiver essa fonte de 5V poderia usar um step-up pra aumentar para 10V.

 

 

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Ou isso ou uma fonte com saída de 12v e um step-down antes dos gerenciadores de recarga... Como você disse, esses gerenciadores de recarga TP4056 podem receber 8v mas no máximo.

 

Bem... coloquei as baterias em paralelo porque esses gerenciadores de carregamento só servem para carregar uma bateria cada e porque assim eu podia usar a fonte que eu tinha, 5v, para recarregá-las. E também porque eu pensei que seria boa ideia manter o circuito todo em 5v, de ponta a ponta. Pena não ter encontrado baterias de Li-íon num tamanho bom e para 5v...

 

Outra coisa: é bem difícil encontrar no nosso país as chamadas BMS-S1 (batery manager system para 1 bateria). Esse TP4056, que só serve para 1 bateria (segundo os datasheets, já vi na Internet nego carregando duas baterias em paralelo com apenas um TP4056 mas achei meio forçado). Bem... esse TP4056 não é tão bom em gerenciar recarregamento, pelo que li por aí, tem um circuito nele que protege as baterias, baseado numa MOSFET (seja lá o que isso for) FS8205A e num chip chamado DW01A, mas não é como um BMS real. Além disso esses TP4056 (que quando alimentados com 5v já abaixa na saída para 4,2v, mas só na bateria, fica nos 3,7v da bateria mesmo) têm uns LEDs que indicam se a bateria está carregada ou carregando. Isso é bem bacana prá pessoa saber se precisa manter a bugiganga na tomada ou se pode tirá-la de lá.

DW01A.png.a7fc424251290ce1e7281b8656c401d3.png

 

 

Mas esse negócio da corrente não ficar prejudicada, não sabia não. Pensei que se pusesse as baterias em série, a corrente caia pela metade e não adiantava nem chorar. Bom saber disso! :)

TP4056.pdf

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4 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas esse negócio da corrente não ficar prejudicada, não sabia não. Pensei que se pusesse as baterias em série, a corrente caia pela metade e não adiantava nem chorar. Bom saber disso! :)

Com as baterias em série a corrente é a mesma de uma bateria só, a tensão dobra.

E com as baterias em paralelo temos o dobro da corrente com a mesma tensão de uma bateria só.

 

Sobre esses coisas de Step-up e gerenciadores de carga eu não posso opinar muita coisa, pois eu nunca vi um troço desses.

O que sei é que pode usar uma plaquinha dessas que aumente de 5V para 10V e recarregar suas baterias em série, só não sei se esses que você tem faz isso.

 

8 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

baseado numa MOSFET (seja lá o que isso for)

Mosfet é um tipo de transistor, algo que liga e desliga como um relé, mas de maneira muito rápida e precisa. No caso ele liga e desliga a fonte de maneira controlada pelo DW01A de modo a não estragar a sua bateria.

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Vou dar uma estudada nesse esquema que você falou, @Mestre88, uma chave com trava e outra de pulso, um único 555 e acho que vou me arriscar a deixar apenas um step-up, desligando do circuito "baterias + TP4056" aquela USB que hoje serve como power bank e como carregador  "tabajara" de celular, ligando-o direto nos 5v da saída da fonte.

 

Em tempo: no site do prof. Newton tem um 555 duplo, chamado 556. Sei lá... mas aí tem o relé, que é bem grande... acho que vou precisar uns dias digerindo, estudando isso tudo.

 

De qualquer forma, muito obrigado!

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5 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Em tempo: no site do prof. Newton tem um 555 duplo, chamado 556. Sei lá... mas aí tem o relé, que é bem grande... acho que vai precisar uns dias digerindo isso tudo.

Sim, eu já usei o 556 onde precisei de dois 555.

E o relé não é tão grande assim, os circuitos cabem de sobra nesse espaço que você mostrou.

Eu sempre uso reles desses:

ax1.jpg

O tamanho deles em cm é de 2 x 1,5 x 1,5.

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3 minutos atrás, Mestre88 disse:

O que sei é que pode usar uma plaquinha dessas que aumente de 5V para 10V e recarregar suas baterias em série, só não sei se esses que você tem faz isso.

Faz sim. É bem bacana, recebe entre 2v e 24v e entrega até 28v!

De corrente, no datasheet fala que é para 2A mas que, no pico, entrega até 4A.

2A x 5v = 10VA. o amp diz que entrega 2 canais x 3W (6w) e o player diz que pede até 1A, quando está lendo do pendrive. Achei arriscado botar só um desses step-ups e a turma passar dos 4A, usar o volume no máximo...

 

nMT3608.pdf

 

Se bem que... será que esses reguladores 7805 tomam muita corrente? É que no player, que é feito para ser alimentado com 12v segundo o manual, tinha um desses, exatamnente chamado 78M05. Eu soldei a entrada e a saída desse regulador e a placa funciona normal, só com 5v. Talvez os tais 1A que o manual da placa diz que ela precisa caiam um pouco sem usar o 7805, né?

 

Bem, cara, grato de novo pelo papo e pelos ensinamentos. Té mais. :)

 

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3 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Se bem que... será que esses reguladores 7805 tomam muita corrente? É que no player, que é feito para ser alimentado com 12v segundo o manual, tinha um desses, exatamnente chamado 78M05. Eu soldei a entrada e a saída desse regulador e a placa funciona normal, só com 5v. Talvez os tais 1A que o manual da placa diz que ela precisa caiam um pouco sem usar o 7805, né?

O 78M05 é a versão miniatura do 7805 normal.

Essa versão é para 500mA enquanto a  normal é para 1A.

Se você soldou a entrada e a saída pode até ter queimado o regulador, vai precisar dele caso resolva ligar as baterias em série (essa pelo menos pra mim é a melhor opção).

 

6 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Bem, cara, grato de novo pelo papo e pelos ensinamentos. Té mais. :)

De nada, a gente quando ensina também acaba aprendendo muita coisa, é um compartilhamento de informações.

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