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Como criar chave stand-by liga-desliga?


Posts recomendados

Primeiro de tudo queria contar que fui, a vida toda, programador de computadores. Então sei, por experiência própria, que

por mais que a gente avise, o usuário aperta justamente o botão que a gente disse para não apertar. E mais: aperta duas,

três vezes, aperta um depois o outro, depois o um de novo, depois o um mais uma vez e aí três vezes o terceiro, que não era

para apertar de jeito nenhum, só para ver o que acontece, rs... Usuário é fogo. Mas se não fosse usuário não precisava

programador. Além disso, quando olho no espelho vejo um também usuário...

 

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Bem... primeiro que coloquei esses relés DPDT só para ajudar a pensar. No fim ficou um interruptor sem uso em cada relé. Os relés duplos são maiores mas se forem necessários, fazer o que, né?

 

Gostaria de por uns LEDs aí. Pensei em 3 LEDs: vermelho para stand-by, verde para quando o som estiver ligado

indefinidamente e amarelo, quando estiver ligado mas só por um tempo, através do timer. Na verdade esse seria o esquema

ideal. Mas seria suficiente algum tipo de acende e apaga mais simples desde que o usuário ficasse ciente: o som está em

stand-by, está tocando direto ou está tocando mas com prazo para desligar. Se der...

 

Outra coisa que fiz mas não sem baldes de dúvidas: a alimentação ao 555 flip-flop (a linha em vermelho) passa pelo relé do 555 timer. Será que isso está certo? Ou será que o certo seria alimentar o flip-flop da mesma forma que o timer, direto da fonte, e usar a alternância do relé do timer apenas para jogar com a alimentação ao som (carga)?


Bem, como se diz em fluxogramês... Início:


Tudo desligado

 

- Liga-se a chave com trava A e acende um LED vermelho

- Um toque na chave sem trava C e o aparelho começa a tocar, sem hora para parar. O LED vermelho desliga e o LED verde

acende.

- Outro toque nessa mesma chave C e o aparelho para de tocar. O LED verde desliga e o LED vermelho liga.


Tudo desligado

 

- Liga-se a chave com trava A e acende um LED vermelho

- Um toque na chave C e o aparelho começa a tocar, sem hora para parar. O LED vermelho desliga e o LED verde acende.

- Aí um toque na chave B e o aparelho continua tocando mas só até o timer desligá-lo. O LED verde se apaga e o LED amarelo se acende. Umas dúvidas:

 

1 - Nessa mudança de modo, de "tocar indefinidamente" para "tocar por um tempo", o som não dará um "soluço"? Pergunto isso porque esses players china, se a alimentação for interrompida ele dá um tipo de reset. Por exemplo, você está escutando rádio. Se a alimentação falhar por um segundo, na volta ele inicia tocando o pendrive, se tiver. Se não tiver pendrive, ele volta no modo line (auxiliar) e não no modo FM. E se a gente puder um capacitor na alimentação do som?

 

2 - Quando o som for alimentado através do timer, se a chave B for acionada de novo, o timer recarrega o capacitor

recomeçando a contagem regressiva? Ou zera a contagem desligando a bobina do relé? Ou não faz nada disso?

Pensei num jeito para descarregar o capactitor que controla o tempo colocando a chave sem trava D. Será que pode isso,

Arnaldo? rs... Curto-circuitar esse capacitor não estrá curto-circuitando também alguma coisa internamente no 555?

 

3 - Para que serve o pino RESET(4) e o DISCHARGE(7) do 555? Vi que internamente ele são ligados a componentes como

transistores ou os tais MOSFETs. Será que esses pinos poderiam ajudar em alguma coisa dessas?


Tudo desligado

 

- Liga-se a chave com trava A e acende um LED vermelho

- Um toque na chave B e o aparelho começa a tocar mas não indefinidamente e sim apenas até que o capacitor se descarregue. O LED vermelho se apaga e o LED amarelo se acende.

 

Nesse momento se a pessoa quiser passar para o modo "tempo indefinido" já não adianta mais chorar, é isso? O 555 de flip-

flop estará totalmente desligado. Ou não? Nesse momento ainda há algum jeito de trocar o modo timer para o modo indefinido?


Por último, pelo que vi por aí, para o timer contar, digamos, uma hora, o capacitor tem que ter uma capacitância enorme,

quase inviável na prática, é isso mesmo? E os resistores nos esquemas que vi, então? Resistor 1,5 megaohms, 2 megaohms! Será que na prática existem essas coisas? Ou será melhor desencanar e pensar no tempo máximo como algo perto de meia hora ou até menos?

 

Vi uns esquemas com um contador, já que parece que o 555 envia pulsos, e aí a questão de tempo ficaria mais fácil. Mas aí já vai mais um chip enchendo a PCB e tornando-a cada vez maior (e com consumo de energia maior, também)...

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10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Primeiro de tudo queria contar que fui, a vida toda, programador de computadores. Então sei, por experiência própria, que

por mais que a gente avise, o usuário aperta justamente o botão que a gente disse para não apertar. E mais: aperta duas,

três vezes, aperta um depois o outro, depois o um de novo, depois o um mais uma vez e aí três vezes o terceiro, que não era

para apertar de jeito nenhum, só para ver o que acontece, rs... Usuário é fogo. Mas se não fosse usuário não precisava

programador. Além disso, quando olho no espelho vejo um também usuário

Entendi. No caso, como dizia meu professor você quer um circuito que seja a prova de idiotas. :lol:

 

Só que Tem maneiras mais simples e que ocupam menor espaço do que esses relés. 

 

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Nesse momento ainda há algum jeito de trocar o modo timer para o modo indefinido?

Sim, tem. Basta pensar em como fazer. 

 

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Por último, pelo que vi por aí, para o timer contar, digamos, uma hora, o capacitor tem que ter uma capacitância enorme,

quase inviável na prática, é isso mesmo? E os resistores nos esquemas que vi, então? Resistor 1,5 megaohms, 2 megaohms! Será que na prática existem essas coisas? Ou será melhor desencanar e pensar no tempo máximo como algo perto de meia hora ou até menos?

Sim, 1 hora para o 555 é muito. Resistores de 2,2mohm e capacitor de 1500uF ainda é aceitável, mas do que isso não funciona legal. Se quiser mais de 40 minutos podemos descartar o 555 e partir para contadores como o 4060.

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Para que serve o pino RESET(4) e o DISCHARGE(7) do 555? Vi que internamente ele são ligados a componentes como

transistores ou os tais MOSFETs. Será que esses pinos poderiam ajudar em alguma coisa dessas?

O pino 7 serve pra descarregar o capacitor toda vez que o pino 3 é desligado. Ele é usado quando o 555 deve funcionar como oscilador, pois toda vez que o capacitor carrega, a saída desliga, o timer é ativado de novo, liga e entra num looping infinito. Acho que isso também respondeu sua pergunta sobre curto circuitar o capacitor, pode fazer sem problemas, afinal o próprio ci usa a mesma artimanha. 

 

O pino 4 serve pra desligar o timer antes do tempo acabar. 

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E se a gente puder um capacitor na alimentação do som? 

Pode ser que funcione, melhor ainda se o amplificador não estiver ligado junto, pois ele é o que consome mais energia. 

 


 

Enquanto eu fazia esse post tive uma ideia: 

Você pode usar uma chave com trava para 3 posições. 

Na posição do meio tudo é desligado, para a direita liga direto e para a esquerda liga o temporizador. 

Esse tipo de chave é muito usada em rádios portáteis, como seleção de AM/FM/CD ou fita se o rádio for mais antigo. 

adicionado 0 minutos depois

Se eu passei batido em uma de suas dúvidas pode perguntar de novo. 

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Em 22/03/2018 às 01:34, Mestre88 disse:

Se eu passei batido em uma de suas dúvidas pode perguntar de novo.

 

Primeiro muito obrigado, @Mestre88

 

Em 22/03/2018 às 01:34, Mestre88 disse:

 

Em 21/03/2018 às 14:57, rmlazzari58 disse:

Nesse momento ainda há algum jeito de trocar o modo timer para o modo indefinido?

Sim, tem. Basta pensar em como fazer.

 

Bem, se for questão de lógica, relé prá lá relé prá cá, vamos à luta, rs...

 

Em 22/03/2018 às 01:34, Mestre88 disse:

Você pode usar uma chave com trava para 3 posições. 

Na posição do meio tudo é desligado, para a direita liga direto e para a esquerda liga o temporizador. 

Esse tipo de chave é muito usada em rádios portáteis, como seleção de AM/FM/CD ou fita se o rádio for mais antigo.

 

A ideia é ótima. Mesmo assim, como falei aí em cima, ainda vou batalhar um pouco na lógica de 3 chaves de pulso.

 

De qualquer forma, com chave de 3 posições + um botão (start no timer) ou 3 chaves de pulsar, como parece que o 555 não é adequado para tempos tão longos, para o timer andei dando uma sapiada por aí na sua dica, Mestre, do 4060, encontrei alguma coisa até aqui mesmo, no Clube do Hardware:

 

Mas como não tenho certeza de ter entendido bem o tópico, trago de um outro site umas figuras que, prá mim, iniciante, parece mais fácil de entender.

 

http://www.gadgetronicx.com/how-to-build-24-hours-timer-circuit-cd4060/

 

long-timer-circuit.png.2047bf27c9e293dfec59aeb003626a7f.png

table.png.d4a2ec2542e13f2da3cc9423ecb2d341.png

 

Mesmo assim ainda tenho umas umas dúvidas:

 

Na descrição diz que D2 serve para que o timer funcione só uma vez e pare. Acho que isso é erro de digitação, porque D2 parece aquele diodo que protege o transistor. Se for isso, será que a pessoa quis dizer D1? D1 é o que faz o 4060 funcionar só uma vez e daí ficar parado até que a chave seja pulsada de novo? Pergunto isso porque o texto diz que se tirar esse diodo o 4060 fica ligando e desligando sem parar.

 

Na ponta do D1 está "Q4-Q14". Pelo que entendi, essa opção está relacionada ao tempo em que o relé permanecerá energizado, é isso? Se for, como é que na tabela dessa mesma página diz que para o tempo ficar entre meia hora e uma hora e meia, justo o tempo que me interessa (1 hora), essa ponta tem que ligar no Q15? Ou será que Q15 quer dizer pino 10, como parece estar na tabela 2? E o que é esse "64" ao lado de Q10? Enfim, para ficar na faixa 30-90 min. onde a ponta do D1 deve ser ligada?

 

Pelo que entendi, o LED1 fica aceso a partir do momento em que o circuito é energizado. Quando a chave é pulsada, esse LED1 se apaga e acende o LED2, e fica assim até que o tempo se esgote, será que é isso?

 

E aqui um texto que me parece bem esquisito:

 

"The pin 2 need to go high after 9 x 60 x60 = 32400 seconds and setup table tells you to divide this 512. This will give 63 seconds, all you need to do now is to adjust RV1 in such a way the LED1 lights 63 seconds after power is applied. This will give an output at pin 2 after about 9 hours, your desired time delay."

 

Numa tradução via Google Tradutor:

 

"O pino 2 precisa ficar alto após 9 x 60 x60 = 32400 segundos e a tabela de configuração diz para dividir este 512. Isso dará 63 segundos, tudo que você precisa fazer agora é ajustar o RV1 de tal maneira que o LED1 acenda 63 segundos depois que a energia é aplicada. Isto dará uma saída no pino 2 após cerca de 9 horas, o seu tempo de atraso desejado."

 

Mas o pino 2 não está ligado a nada. Além disso, o LED1 não deve acender assim que o circuito for energizado e antes da chave ser pulsada? Ou esse LED1 é o que indica que o tempo começou a correr só que esse LED1 só acende pouco mais de um minuto depois do botão ser pulsado?...

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6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Ou esse LED1 é o que indica que o tempo começou a correr só que esse LED1 só acende pouco mais de um minuto depois do botão ser pulsado?...

Vai ter que ajustar manualmente o tempo do seu timer. O projetista foi generoso fazendo esse set de 63s. Se fizesse muito curto, 5s por exemplo, um erro de 1s corresponderia a 20%. Com 63s, o mesmo erro de calibração <2%. O tempo final será esses 63s multiplicado pela saida do seu divisor, mas se quiser ser purista e regular 9h na raça, até as eleições você termina esse setup.

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7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Bem, se for questão de lógica, relé prá lá relé prá cá, vamos à luta, rs...

Relé não, eu falo de lógica com circuitos integrados. São menores, mais fáceis de trabalhar e consomem menos energia.

 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

A ideia é ótima. Mesmo assim, como falei aí em cima, ainda vou batalhar um pouco na lógica de 3 chaves de pulso.

Eu acho um pouco complicado de fazer e não fica tão "a prova de *****" como você quer fazer.

Com a chave não dá para ligar as tres posições ao mesmo tempo. Eu usei esse sistema em um timer que eu fiz e funcionou muito bem.

 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Na descrição diz que D2 serve para que o timer funcione só uma vez e pare. Acho que isso é erro de digitação, porque D2 parece aquele diodo que protege o transistor. Se for isso, será que a pessoa quis dizer D1? D1 é o que faz o 4060 funcionar só uma vez e daí ficar parado até que a chave seja pulsada de novo? Pergunto isso porque o texto diz que se tirar esse diodo o 4060 fica ligando e desligando sem parar.

Sim, você tem razão. O cara escreveu errado é D1 no lugar de D2.

 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Na ponta do D1 está "Q4-Q14". Pelo que entendi, essa opção está relacionada ao tempo em que o relé permanecerá energizado, é isso? Se for, como é que na tabela dessa mesma página diz que para o tempo ficar entre meia hora e uma hora e meia, justo o tempo que me interessa (1 hora), essa ponta tem que ligar no Q15? Ou será que Q15 quer dizer pino 10, como parece estar na tabela 2? E o que é esse "64" ao lado de Q10? Enfim, para ficar na faixa 30-90 min. onde a ponta do D1 deve ser ligada?

Na verdade esse circuito funciona ao contrário, ao término do tempo o relé é ligado. Logo para que lhe seja útil terá que usar o contato NF do relé. Para a sua aplicação seria melhor que o relé fosse desligado ao final do tempo. Tem como fazer isso com esse CI também, se achar interessante eu posso te mostrar como faz.

A letra "Q" nesses contadores significa saída, e o número que vem na frente é a potência. A pessoa que fez essa tabela não parece que entende muito da coisa.

Q4 significa que temos a frequência do oscilador dividida por 2 elevado a 4 que é 16. Q5 é dividido por 32 e assim por diante, no Q14 a frequência é dividida por 16384.

 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

"O pino 2 precisa ficar alto após 9 x 60 x60 = 32400 segundos e a tabela de configuração diz para dividir este 512. Isso dará 63 segundos, tudo que você precisa fazer agora é ajustar o RV1 de tal maneira que o LED1 acenda 63 segundos depois que a energia é aplicada. Isto dará uma saída no pino 2 após cerca de 9 horas, o seu tempo de atraso desejado."

Não precisa esperar tanto tempo, basta ver qual é a frequência do oscilador e calcular de acordo com o que eu disse acima.

 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Mas o pino 2 não está ligado a nada. Além disso, o LED1 não deve acender assim que o circuito for energizado e antes da chave ser pulsada? Ou esse LED1 é o que indica que o tempo começou a correr só que esse LED1 só acende pouco mais de um minuto depois do botão ser pulsado?...

O led1 acende na hora que o circuito é energizado e vai acendendo e apagando a cada minuto.

Cada pino das saídas Q tem um tempo diferente, você só usa um de cada vez.

O botão só serve para interromper o timer antes do tempo.


Minha opinião:

 

A proposta do circuito é interessante, mas para o seu propósito precisa de algumas modificações para que funcione a seu contento:

Tem que inverter para o relé desligar ao término do tempo.

Esses Leds aonde estão ligados são meio inúteis.

E não precisa de um tempo final de 9 horas, pois até lá o cara já dormiu, já acordou e a bateria descarregou. Podemos diminuir o tempo máximo pra duas ou três horas.

Desculpe a teimosia, mas ainda acho que a chave de três posições é a melhor opção para ligar/desligar/temporizar a "geringonça", botões de pulso necessitam de mais circuitos além desse, como o flip flop para deixar o rádio direto e uma lógica para unir tudo a uma coisa só.

 

 

 

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11 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Vai ter que ajustar manualmente o tempo do seu timer. O projetista foi generoso fazendo esse set de 63s. Se fizesse muito curto, 5s por exemplo, um erro de 1s corresponderia a 20%. Com 63s, o mesmo erro de calibração <2%. O tempo final será esses 63s multiplicado pela saida do seu divisor, mas se quiser ser purista e regular 9h na raça, até as eleições você termina esse setup.

 

Se houver eleições, né? Mas sério mesmo, caro @Sérgio Lembo, acho que preciso estudar muito esse chip. Nesse caso específico, como é que o autor fala em pino 2 se no esquema dele nem aparece esse pino?

 

Francamente eu fico meio assim de encher o saco dos mestres com perguntas e questões muito primárias. Não que o pessoal não tenha boa vontade, muito pelo contrário, há alguns anos me lembro de perguntar aqui pelo menos umas 4 vezes sobre como ligar um potenciômetro, para não ficar ao contrário (aumentando o volume quando gira anti-horário). E todas as vezes @Bcpetronzio ensinou com a mesma generosidade e gentileza. Mesmo assim temo encher o saco, razão pela qual procuro estudar dentro do que alcanço, antes de perguntar, o que não garante que eu não traga estultices que encontro em outros sites. Como esse, para mim, dificílimo 4060 aí em cima. De qualquer forma, grato!

 

10 horas atrás, Mestre88 disse:

Minha opinião:

 

A proposta do circuito é interessante, mas para o seu propósito precisa de algumas modificações para que funcione a seu contento:

Tem que inverter para o relé desligar ao término do tempo.

Esses Leds aonde estão ligados são meio inúteis.

E não precisa de um tempo final de 9 horas, pois até lá o cara já dormiu, já acordou e a bateria descarregou. Podemos diminuir o tempo máximo pra duas ou três horas.

Desculpe a teimosia, mas ainda acho que a chave de três posições é a melhor opção para ligar/desligar/temporizar a "geringonça", botões de pulso necessitam de mais circuitos além desse, como o flip flop para deixar o rádio direto e uma lógica para unir tudo a uma coisa só.

 

Grato, @Mestre88, vamos nessa. Vou dar uma rabiscada aqui no que você diz, de chave de três posições, a primeira para ligar direto a segunda desliga total e a terceira, no modo timer só prá gente ter sobre o que pensar, e se der você vai me corrigiindo.

 

O tempo de uma hora me parece ideal. Só que, como falei ao @Sérgio Lembo, tenho a impressão de que não entendi nada desse 4060.

 

Té já e grato novamente.

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3 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Nesse caso específico, como é que o autor fala em pino 2 se no esquema dele nem aparece esse pino?

O pino 2 é a saída Q13. 

adicionado 4 minutos depois
4 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O tempo de uma hora me parece ideal. Só que, como falei ao @Sérgio Lembo, tenho a impressão de que não entendi nada desse 4060.

O 4060 é um contador binário, mas nesse caso específico ele é um divisor de frequência. 

Algo como acontece nos relógios, onde por exemplo temos a unidade de segundos, a dezena de segundos onde a divisão é por 10, a unidade de minutos onde é dividida por 60 e assim por diante. 

A diferença é que o 4060 tem as divisões feitas em base 2. 

adicionado 11 minutos depois

Logo se o capacitor estiver calculado para 1 segundo, na saída Q4 teremos um tempo de 16 segundos, pois está logo de cara divide por 16. Indo pela lógica, com esse mesmo tempo de 1 segundo na saída Q14 teremos um tempo de 16384 segundos, o que vai dar aproximadamente 4 horas e 55 minutos. 

 

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Vamos ver se estou entendendo: tomando aquele circuito lá em cima, Gadgetronicx, dependendo dos valores de R7, RV1, R2 e C2, os pinos de 1 a 7 e de 13 a 15, que normalmente ficam energizados com 6v, deixam de ficá-lo por um tempo T1. Usando os valores dali, tirando o diodo D1, girando RV1 totalmente para o lado que aumenta o tempo: o pino 15, a partir do momento em que o circuito é energizado, fica energizado por um 90 minutos. Passados esses 90 minutos, o pino 15 fica sem energia durante um tempo T2. Passado esse tempo T2, nesse pino 15 volta a ter 6v por outros 90 minutos. Já o pino 7 fica alternando entre ter 6v por 90 segundos e estar desligado durante T3, é isso?

 

Agora acrescentemos D1. Quando se aplica energia no circuito, todos aqueles pinos de saída apresentam 6v. Passados 90 segundos, o pino 7 desliga e só voltará a ter corrente depois que a chave ligada no pino 12 for pulsada. Já o pino 15 será mantido com energia por 90 minutos, ou seja, 88 minutos e meio depois que o pino 7 for desligado. E depois disso será também desligado. Se ninguém pulsar a chave, o pino 3 será o último a ser desligado e isso acontecerá depois de 24 horas do circuito energizado. Mas se antes dessas 24 horas a chave for pulsada, todos os pinos voltam a ter 6v e o ciclo todo se repete, será isso mesmo?

 

Outra coisa: fiquei pensando sobre o que @Sérgio Lembo disse, sobre a generosidade do projetista em fazer o LED1 piscar a cada 63 segundos. Essa piscada serve para a gente "calibrar" o VR1, é isso? Se for, será que esse pino 9, "Controle", afinal é como aqueles outros pinos de saída? Ou serve apenas para "calibrar", por assim dizer? Se for, será que depois de "calibrado", a gente pode tirar esse LED1 sem que isso afete nada no circuito?

 

 

Um pouco OFF TOPIC

 

Primeiro agradecer à turma toda, essa ajuda está sendo muito valiosa, imprescindível mesmo. E, bem... comecei esse tópico por causa de uma geringonça alimentada por bateria, que tem umas fotos aí no tópico. Mas essa questão prá mim já está de bom tamanho: vou adotar a parte só do 555 para que, uma vez que o circuito tenha sido desligado por que a carga das baterias foi usada, o 555 desliga o relé, botando o som em stand-by, e só volta a funcionar se alguém pulsar a chave "stand-by/liga" de novo. Ou seja, o som não ficará ligando e desligando sozinho, talvez até danificando algo, sei lá, como fica hoje. Depois de implementar essa chave, se não for estorvo, eu conto como ficou.

 

Mas agora, com esse negócio da gente agregar um timer ao 555... tô achando que já é abusar tanto das baterias quanto do espaço físico. Por outro lado, para uma segunda geringonça, que não precisa do stand-by porque que não usa bateria, é ligada na tomada, o timer baseado nesse 4060 seria o ideal. Quem sabe até tem, no comércio, uma chave gangorra de três posições, como recomenda o @Mestre88, que substitua a que está lá hoje e que só serve para ligar e desligar. Se não, uma lima fácil pode aumentar o buraco da chave atual...

 

Olha essa segunda geringonça aqui:

 

g1.thumb.jpg.a9e26cbcaf38afe056787ebd5bcea74b.jpgg2.thumb.jpg.e7b53bdb90310382b4ab5f9649b51239.jpg

 

Assim, se os administradores e amigos que estão participando acharem melhor, eu vi que tem um tópico só de 4060... o que decidirem prá mim tá ótimo.

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@rmlazzari58 na verdade o que você entendeu sobre o 4060 é completamente ao contrário. O cara que fez esse negócio deixou o circuito muito confuso, até mesmo pra quem já está acostumado com isso, eu fiquei um tempo boiando pra entender o que ele fez. 

Quando o circuito é energizado todas as saídas começam desligadas, demora um tempo pra primeira saída ligar. 

Aquele led ligado junto com o capacitor mais atrapalha do que ajuda, eu nem colocaria ele. Na verdade eu nem montaria esse circuito. 

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9 horas atrás, Mestre88 disse:

@rmlazzari58 na verdade o que você entendeu sobre o 4060 é completamente ao contrário. O cara que fez esse negócio deixou o circuito muito confuso, até mesmo pra quem já está acostumado com isso, eu fiquei um tempo boiando pra entender o que ele fez. 

Quando o circuito é energizado todas as saídas começam desligadas, demora um tempo pra primeira saída ligar. 

Aquele led ligado junto com o capacitor mais atrapalha do que ajuda, eu nem colocaria ele. Na verdade eu nem montaria esse circuito. 

 

Como você faria, @Mestre88?

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Muitíssimo obrigado, @Mestre88! Umas dúvidas, se não for abuso:

 

E se no lugar de R1 ou R2, eu não saberia dizer qual, fosse colocado um trimpot para "calibrar"? Se for no lugar de R1, um trimpot de, digamos, 100k, e se for no lugar de R2, 300k. Ou até um trimpot em série com um resistor... Digo porque não conheço capacitor variável e o valor ideal pode não coincidir com nenhum valor comercial. Que você recomenda?

 

Outra: se a gente puser uma chave sem trava, ou dando um "pulo" sobre D2 (chave normalmente aberta) ou desligandoD2 do pino 11 (chave normalmente fechada), um pulso nessa chave reativaria o timer por mais um período? Digo isso só para evitar que o usuário fique naquele click-click forçando a chave gangorra, que tal? Se bem que aí a gente corre o risco do cabra pulsar essa chave antes do tempo terminar, algo como "Ah, o tempo tá no fim mesmo, vou catar mais uma hora..." No esquema abaixo coloquei uma chave NA e uma NF mas, se der para fazer isso, apenas uma dessas seria usada.

 

Por fim, tô achando que pode ficar bacana tirar o LED1 e colocar o LED de calibragem no painel. Esse LED poderia também ser ligado no fio que alimenta o rádio de forma fixa. Aí, se esse LED estiver piscando a gente sabe que está no timer, se estiver fixo, no modo fixo, será que funciona? Quanto ao brilho do LED piscando rápido, talvez trocar R2 por 560 ou mesmo fazer um furo menor na madeira do painel, que é de MDF. Se bem que esse furo já é mínimo, tem quase 1mm de diâmetro por fora... Olha o que digo aqui embaixo:

 

mestre88.gif.54605b4da22749f1bb4970cbefa6ff1d.gif

 

 

Se bem que, nesse caso, quando o rádio ficar ligado no modo fixo, haverá corrente no pino 9, e como o pino 12 está aterrado, mesmo sem alimentação no 4060... será que isso não queimaria algo por dentro do 4060? Eu achei esse esquema do que está interno num 4060 ( http://www.ti.com/lit/ds/symlink/cd4060b.pdf ).

 

4060.gif.b5379071436cc5302c1af156a1ec0dbc.gif

 

E uma curiosidade que a gente não vai usar porque no nosso caso desligou tá desligado. Mas sem D2, onde nesse esquema a gente está dizendo ao 4060 sobre o intervalo em que o pino ficará desligado? Ou o tempo ligado é o mesmo tempo desligado, será que é isso?

 

Muito obrigado de novo, cara!

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22 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

se no lugar de R1 ou R2, eu não saberia dizer qual, fosse colocado um trimpot para "calibrar"? Se for no lugar de R1, um trimpot de, digamos, 100k, e se for no lugar de R2, 300k. Ou até um trimpot em série com um resistor... Digo porque não conheço capacitor variável e o valor ideal pode não coincidir com nenhum valor comercial. Que você recomenda?

Sim, pode por o trimpot no lugar do R1 somente. Quanto a capacitor você deve escolher um valor que seja possível ajustar a frequência de 1hz através do potenciômetro. Não existe capacitor variável para essa capacitância. 

25 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Outra: se a gente puser uma chave sem trava, ou dando um "pulo" sobre D2 (chave normalmente aberta) ou desligandoD2 do pino 11 (chave normalmente fechada), um pulso nessa chave reativaria o timer por mais um período?

Não, o diodo só serve pra interromper a contagem na hora que a tensão chegar no pino 1. Sem diodo a contagem não para e terá seu relé ligado e desligado a cada hora, e se ligar direto o circuito não funciona, não vai desligar nunca. 

30 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

"Ah, o tempo tá no fim mesmo, vou catar mais uma hora"

Isso aí funciona, se desligar e ligar de novo temos mais uma hora, já que vai zerar a contagem. 

 

33 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

No esquema abaixo coloquei uma chave NA e uma NF mas, se der para fazer isso, apenas uma dessas seria usada.

Como eu disse acima, nenhuma funciona. 

34 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Por fim, tô achando que pode ficar bacana tirar o LED1 e colocar o LED de calibragem no painel. Esse LED poderia também ser ligado no fio que alimenta o rádio de forma fixa. Aí, se esse LED estiver piscando a gente sabe que está no timer, se estiver fixo, no modo fixo, será que funciona? 

Melhor não ligar o Led diretamente ali, atrapalha o ciclo de carga/descarga do capacitor. 

Tem outra forma de fazer o Led piscar/acender direto, se gostou da ideia posso te mostrar depois. 

Eu optei pela maneira mais simples, onde led aceso é temporizador e apagado é direto. 

 

Quanto ao brilho do led pode por o resistor que achar melhor desde que não seja menor do que 100R. 

 

40 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Se bem que, nesse caso, quando o rádio ficar ligado no modo fixo, haverá corrente no pino 9, e como o pino 12 está aterrado, mesmo sem alimentação no 4060... será que isso não queimaria algo por dentro do 4060? 

De qualquer forma terá tensão direto da fonte no pino 9, vai queimar o integrado sim. Ali é uma saída, então nunca pode-se injetar tensão, é só o capacitor ou uma porta lógica. 

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8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Outra: se a gente puser uma chave sem trava, ou dando um "pulo" sobre D2 (chave normalmente aberta) ou desligandoD2 do pino 11 (chave normalmente fechada), um pulso nessa chave reativaria o timer por mais um período?

A ideia é boa, só foi colocada no local errado. Coloque a chave NA sobre C2.

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11 horas atrás, Mestre88 disse:

Melhor não ligar o Led diretamente ali, atrapalha o ciclo de carga/descarga do capacitor. 

Tem outra forma de fazer o Led piscar/acender direto, se gostou da ideia posso te mostrar depois. 

Eu optei pela maneira mais simples, onde led aceso é temporizador e apagado é direto.

 

Grato @Mestre88!

 

Tá certo principalmente porque quando o aparelho está ligado, o display do receiver fica aceso.

Mesmo assim, se você puder mostrar onde dá prá ligar um LED piscante... E se não for pedir demais, quem sabe esse mesmo LED pode ficar aceso no caso do aparelho estar ligado sem tempo para desligar.

 

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

A ideia é boa, só foi colocada no local errado. Coloque a chave NA sobre C2.

 

Grato, @Sérgio Lembo!

 

Coloquei a chave no lugar certo?

 

Se o tempo estiver esgotado, não precisa forçar a trava do interruptor de 3 posições com liga-desliga, basta dar um toque nessa chave, é isso? E nesse caso, se a pessoa pulsar essa chave antes de terminar o tempo não faz mal, apenas o circuito volta a contar do zero, é isso?

 

 

 

 

E o circuito está ficando assim:

 

mestre88.gif.282dd100a3a66f05c56dd39e0a036067.gif

 

Duas questões:

 

1 - O LED para calibragem está no lugar certo? Pode ser tirado ou substituído por talvez um diodo sem brilho depois da calibragem acertada?

 

2 - para ter alguma base para calcular os valores de C1 e R1, encontrei essa calculadora:

https://www.allaboutcircuits.com/tools/capacitor-Charge-and-time-constant-calculator/

 

Usando 5v e C1 = 1uF, essa calculadora deu, para 1 segundo, o valor de 1.000.000 ohm (1M). Não sei se essa calculadora está certa mas se estiver... se, no lugar de R1, colocar-se um trimpot de, digamos, 2M? Ou até um resistor de 500k e um trimpot de 1M, que tal? Ou talvez trabalhar com C1 = 10uF e R1 baseada em 100K, a acertar com um trimpot... Qual será mais preciso?

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4 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

 

Se o tempo estiver esgotado, não precisa forçar a trava do interruptor de 3 posições com liga-desliga, basta dar um toque nessa chave, é isso? E nesse caso, se a pessoa pulsar essa chave antes de terminar o tempo não faz mal, apenas o circuito volta a contar do zero, é isso

Exatamente. Agora está certo, não achei que a chave seria necessária porque já tem o botão de 3 posições pra zerar. Pra mim quanto menos botões, melhor. 

 

6 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O LED para calibragem está no lugar certo? Pode ser tirado depois da calibragem acertada?

Está, só que coloque um resistor alto em serie, algo como 4,7k ou mais. Senão atrapalha. Depois pode tirar. 

 

8 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Usando 5v e C1 = 1uF, essa calculadora deu, para 1 segundo, o valor de 1.000.000 ohm (1M). Não sei se essa calculadora está certa mas se estiver... se, no lugar de R1, colocar-se um trimpot de, digamos, 2M? Ou até um resistor de 500k e um trimpot de 1M, que tal?

Pode colocar o valor de resistor/potenciômetro que quiser desde que seja maior do que 100k.

O capacitor pode ser qualquer um entre 1nF e 22uF, o importante é o tempo que você quer. 

A fórmula para esse oscilador é: 

2,2 x R1 x R2 x C

Claro que capacitor em farads 

Resistor em ohm e o resultado em hertz. 

Se quiser saber o resultado em segundos use a fórmula do inverso. 

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Fui fazer a lista de materiais e... voltando um pouco no tópico, aquele aparelho que fica ligando e desligando sozinho, questão resolvida com o 555 como flip-flop, tive uma uma ideia para poupar um pouco mais as baterias. Com apenas mais um relé dá para desviar o fornecimento de energia ao som, dependo se o aparelho está ou não ligado na tomada. Se estiver, não tem porque a energia que vai para o radio passar pelas baterias.

 

5aba40ee6ec46_Semttulo.gif.c83a45107ef13ac43076770a38870afd.gif

 

Será que não precisa do mesmo esquema que temos usado tanto no 555 quanto no 4060 de colocar daquele jeito, um driver (transistor, resistor e diodo) para o relé, já que, quando o aparelho está ligado na tomada, a corrente vem direto da fonte? Por outro lado talvez esse driver faça algo que não sei, como usar menos ou melhor da corrente, no acionamento da bobina do relé... O que faz esse driver? E será que no esquema acima ele é também recomendado ou até necessário? Se for, posso usar os mesmos componentes que a gente está usando para o 555 e o 4060 (R = 4k7, D = 1N4148, T = BC557B) ?

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@rmlazzari58

28 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Fui fazer a lista de materiais e... voltando um pouco no tópico, aquele aparelho que fica ligando e desligando sozinho, questão resolvida com o 555 como flip-flop, tive uma uma ideia para poupar um pouco mais as baterias. Com apenas mais um relé dá para desviar o fornecimento de energia ao som, dependo se o aparelho está ou não ligado na tomada. Se estiver, não tem porque a energia que vai para o radio passar pelas baterias.

Não precisa de relé, ao ligar a fonte ela tem mais tensão que as baterias, logo a bateria é ignorada e passa valer a tensão da fonte. 

 

30 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O que faz esse driver?

Ele serve somente pra amplificar a baixa corrente que os CIs oferecem. Não precisa colocar quando o relé é ligado direto na fonte ou em algum tipo de CI que tenha corrente suficiente para acionar um relé. 

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Tenho uma configuração que pode te ajuda, ou a surgir novas idéias.

 

Tenho um circuito com um Flip Flop e um temporizador (ambos com o 555)

Eles são ligados em paralelo e na saída deles uma porta lógica AND.

 

Ou seja quando aciona o Flip Flop já ativa o timer  onde as 2 saídas estão alta acionando a carga

Desligando o Flip Flop a carga desliga 

Se o Flip Flop ficar ligado, quando o timer chegar ao seu fim a carga e desligada também....

 

Espero ter ajudado....

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Grato, @Jaime Francisco da Silva.

 

No caso acabei optando por um flip-flop para o aparelho com bateria e num timer para o que é ligado na tomada.

 

Mesmo assim, umas dúvidas: o temporizador com 555 pode temporizar por uma hora inteira sem usar capacitor gigante? E será que o chip 555 consome mais carga ou menos carga do que o 4060, cada um com seus circuitos e relés? Será que um timer com relé e bobina e tudo, no aparelho que usa bateria, não vai tomar carga que poderia ser usada para produzir música? Digo isso porque só com o stand-by flip-flop já vai um pouco da bateria embora, né?

 

Esse esquema de que você fala, se você puder postar, com certeza em outros casos alguém pode consultar...

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Então. ..

8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

o temporizador com 555 pode temporizar por uma hora inteira

Não, só trinta minutos, mas dá pra dar um curto no capacitor aumentando o tempo

 

8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E será que o chip 555 consome mais carga ou menos carga do que o 4060, cada um com seus circuitos e relés?

Penso que deva consumir quase a mesma coisa,  a diferença deve ser bem pouca...

 

8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Esse esquema de que você fala, se você puder postar, com certeza em outros casos alguém pode consultar...

Então esses esquemas tem as pencas na net, mas segue as fotos da forma que usei...timer, flip flop e porta and respectivamente. ..

ActiveHighTrigger.gif

images (1).png

images (10).jpeg

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Pessoal, eu encontrei no comércio uma chave de 3 posições em que apenas um dos lados (digamos o de cima) trava. Tanto a posição do meio quanto a do outro lado (a de baixo) não têm trava. Estou tentando bolar um jeito para o aparelho que vai ficar com o 4060 da seguinte forma:

 

1 - Ligou na tomada, acende um led de stand-by, digamos vermelho.

2 - pressionou na parte superior da gangorra, a que trava, o led de stand-by desliga, liga um led de "ligado indefinidamente" (verde) e o aparelho fica ligado direto. Para desligar é só voltar essa chave no meio.

3 - pressionou na parte inferior da gangorra, a que não trava, o led de stand-by desliga, liga um led de "ligado por uma hora" (amarelo piscante, que já tem no esquema do @Mestre88 ligado no pino 9 do 4060) e o rádio passa a ser alimentado através do timer. Passou o prazo, o led amarelo desliga, o rádio desliga e o led vermelho volta a ficar ligado.

 

Se essa chave funcionar, a chave NA sobre C2 que o @Sérgio Lembo disse, não será mais necessária. Não vejo como usar o lado que não trava da chave que encontrei como essa NA.

 

De novo lembrei do circuito com aquele relé que se auto-alimenta (relés que se auto-alimentam viraram ideia fixa minha, rs...), só que o que retro-alimentaria esse 2o. relé seria o que já alimenta o relé que alimenta temporariamente o rádio, mas não sei se é o caso.

 

Tentei fazer algo por aí mas não estou conseguindo esquematizar a lógica, nem usando um outro relé (que não seria problema já que esse aparelho só funciona ligado na tomada) nem usando o mesmo relé que alimenta o rádio, só trocando-o por um duplo (DPDT). Talvez a solução não esteja no tal relé auto-retro-alimentado e sim em usar um relé duplo... Mas mesmo não estou conseguindo "chegar lá"...

 

A grande vantagem: apenas um único botão no painel.

 

Como tá ficando, o esquema do @Mestre88 com o LED para "calibrar" R1 e com a alteração sugerida pelo @Sérgio Lembo:

 

mestre88.gif.b2110536fcdcffa7bd07613c60d27461.gif

 

 

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12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pessoal, eu encontrei no comércio uma chave de 3 posições em que apenas um dos lados (digamos o de cima) trava. Tanto a posição do meio quanto a do outro lado (a de baixo) não têm trava.

Nunca vi esse tipo de chave, mas se ela existir mesmo aí está o esquema:

imagem36.GIF.212d49f4c9b019c50a6cedae2093b052.GIF

Complica um pouco o esquema, porque temos que formar um contato de selo para o temporizador e este não pode ser interferido pela função de ligar direto, daí o porque daqueles diodos.

Apertando para o lado que aciona S1 o timer é ligado e o contato do relé se fecha formando o selo que mantém o circuito ligado até acabar o tempo.

Se voltar a chave para o lado que aciona S2, a corrente passa diretamente por D4, o diodo D3 impede que o temporizador funcione mantendo o circuito ligado direto.

E se a chave tiver um terceiro contato pode ligar o Led de stand-by nele.

Inseri o Q2 para fazer o LED piscar e não atrapalhar o funcionamento do oscilador do 4060.

Caso seu circuito consuma mais do que 1A deve substituir D3 e D4 por outros de maior corrente.

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