Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de 9 anos de uso 24/7 é risco ao PC?


Visitante

Posts recomendados

Olá amigos, tenho uma fonte Zalman Zm600-ST 600W desde fevereiro de 2009, com 9 anos portanto de uso.

 

Já passaram 3 configurações por essa fonte e nunca mudei ela. Meu PC fica ligado dia e noite, só desliga mesmo quando falta energia ou tem uma tempestade elétrica muito forte.

 

Ela tem o selo 80 Plus mas francamente não sei dizer se é White, Bronze, etc.

 

O PC atual que estou usando nela a quase 2 anos é o seguinte: i7 6700K, placa-mãe Asus Z170-PRO, 2x16GB DDR4-2400MHz HyperX, GTX 1070 SC EVGA ACX 3.0, 2 (dois) SSDs Samsung 850 PRO 256GB RAID 0, 2 (dois) HDs WD Blue de 4TB cada, 1 (um) HD WD Red 4TB, 1 (um) HD Red 6TB, CPU Cooler CM Hyper 212X ligado na mobo, fan frontal e superior Xigmatek 200mm e traseiro Cougar CFD 120mm, todos sem LED algum. 

Lembrando que não faço qualquer tipo de overclock em nenhuma peça sequer. Está tudo em stock. A maior parte do tempo o PC fica enviando/recebendo arquivos, raramente abro algum jogo.

 

A questão: será que tem algum problema usar essa fonte tão velha direto assim, sem desligar nunca? Tenho medo que ela danifique meus HDs em especial, que tenho muito conteúdo importante. A fonte funciona perfeitamente bem, o PC não trava, não reinicia, não desliga do nada, funciona perfeitamente. Não queria ter que gastar 400~500 reais agora numa fonte nova, sendo que em 2016 gastei bastante (quase 7 mil reais) na configuração que citei acima, e pretendo ficar com ela pelo menos mais 5 anos para compensar o dinheiro gasto.

 

Será que tem algum problema pessoal? Uso filtro de linha Clamper Multi energia aterrado e nunca usei estabilizador. A rede aqui é 220V e é bastante estável.

 

 Agradeço desde já a ajuda dos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2018 às 20:09, torrentman disse:

A questão: será que tem algum problema usar essa fonte tão velha direto assim, sem desligar nunca? Tenho medo que ela danifique meus HDs em especial, que tenho muito conteúdo importante. A fonte funciona perfeitamente bem, o PC não trava, não reinicia, não desliga do nada, funciona perfeitamente.

Se as tensões dela estão dentro dos padrões, não teria problema.. Se ela é realmente boa, outra história..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há um teste da ZM600-ST

No teste diz que a mesma consegue entregar a potência rotulada em altas temperaturas e apresenta eficiência de 84 a 86% se extrair 360w. Já quando atingido 600w atingiu níveis de ruído e oscilação [mas convenhamos que sua demanda não chega a isso].

 

No mais... difícil dizer se é um risco para o PC, já que ela pode durar mais uns anos ou poucos dias. Outro ponto importante ressaltar é a "manutenção preventiva", assim como verificar as tensões como foi dito e demais componentes da fonte, já que preferes ficar com a mesma por mais um tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se as tensões dela estão dentro dos padrões, não teria problema.. Se ela é realmente boa, outra história..

 

 

Há um teste da ZM600-ST

No teste diz que a mesma consegue entregar a potência rotulada em altas temperaturas e apresenta eficiência de 84 a 86% se extrair 360w. Já quando atingido 600w atingiu níveis de ruído e oscilação [mas convenhamos que sua demanda não chega a isso].

 

No mais... difícil dizer se é um risco para o PC, já que ela pode durar mais uns anos ou poucos dias. Outro ponto importante ressaltar é a "manutenção preventiva", assim como verificar as tensões como foi dito e demais componentes da fonte, já que preferes ficar com a mesma por mais um tempo.

 

Obrigado pelas dicas amigos. Sim, já tinha visto o review dela. Mas dificilmente meu consumo chegaria a 360W (6700k + 1070 em stock), talvez pelos 4 HDs consuma um pouco mais na partida, mas depois é tranquilo, são de 5400RPM todos.

 

A fonte não faz um barulho estranho, é bem fria, já medi as tensões dela a uns 2 anos atrás e estava tranquilo, tudo dentro dos padrões, minha preocupação é com a idade dela mesmo como postei, 9 anos de uso direto não é brincadeira.

 

A cada ano eu abro ela e tiro um palmo de pó de dentro dela (junta demais o fan dela), deixo limpinho os dissipadores, placa, capacitores, ventoinha, tudo.... senão é pedir pra acontecer um curto circuito.

 

Vou ficar mais uns anos com ela, não quero gastar agora com fonte, pois se eu for mudar, vai ser uma pra 10 anos e teria que ser logo uma Platinum, que custam mais de 1000 reais.... não quero comprar uma Bronze da vida e ter que gastar de novo em 4~5 anos... esse PC 6700k + GTX 1070 montei em 2016 pra durar pelo menos 5 anos sem precisar mexer em nada (em HDs talvez, preciso de muito espaço aqui). 


Essa Zalman diz 80 Plus do lado mas não diz qual é, deve ser white mesmo. Mas funciona perfeita, nunca desligou o PC, nem nada de anormal. Nem com o 2500k anterior com GTX680 ela desligou ou ficou instável.

 

Agradeço a ajuda dos colegas @RS Faria e @Edgar_  e se alguém mais tiver alguma opinião sobre a fonte, agradeço se postar! Abraços a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
23 horas atrás, torrentman disse:

Obrigado pelas dicas amigos. Sim, já tinha visto o review dela. Mas dificilmente meu consumo chegaria a 360W (6700k + 1070 em stock), talvez pelos 4 HDs consuma um pouco mais na partida, mas depois é tranquilo, são de 5400RPM todos.

HDs consomem bem pouco, mesmo sendo os de 7.200 rpm.

 

23 horas atrás, torrentman disse:

A fonte não faz um barulho estranho, é bem fria, já medi as tensões dela a uns 2 anos atrás e estava tranquilo, tudo dentro dos padrões, minha preocupação é com a idade dela mesmo como postei, 9 anos de uso direto não é brincadeira.

Se a fonte não apresenta comportamento estranho e tem proteções funcionais, não precisa se preocupar com a idade dela.

 

23 horas atrás, torrentman disse:

A cada ano eu abro ela e tiro um palmo de pó de dentro dela (junta demais o fan dela), deixo limpinho os dissipadores, placa, capacitores, ventoinha, tudo.... senão é pedir pra acontecer um curto circuito.

Se seu gabinete não tem filtro de poeira na abertura da fonte, vale a pena adquirir um. O meu tem e quase não entra poeira na fonte, não precisa ficar dando manutenção.

 

23 horas atrás, torrentman disse:

Vou ficar mais uns anos com ela, não quero gastar agora com fonte, pois se eu for mudar, vai ser uma pra 10 anos e teria que ser logo uma Platinum, que custam mais de 1000 reais.... não quero comprar uma Bronze da vida e ter que gastar de novo em 4~5 anos... esse PC 6700k + GTX 1070 montei em 2016 pra durar pelo menos 5 anos sem precisar mexer em nada (em HDs talvez, preciso de muito espaço aqui).

Qualquer fonte de qualidade pode durar bem mais que 5 anos se operada de forma correta. Se você não usar estabilizador e shortbreak, manter a fonte limpa e não sobrecarregá-la, é fácil atingir essa idade. Por sinal, mesmo as fontes Bronze de entrada já estão vindo com 5 anos de garantia.

 

A sua fonte tem projeto inferior ao de uma "simples" CX 450, por exemplo... E chegou a 9 anos sem problemas. Minha OCZ já está com uns 6 anos, em perfeito funcionamento.

 

Essas fontes Platinum geralmente só estão disponíveis em potência exageradas. E superdimensionar a fonte não faz sentido...

 

23 horas atrás, torrentman disse:

Essa Zalman diz 80 Plus do lado mas não diz qual é, deve ser white mesmo. Mas funciona perfeita, nunca desligou o PC, nem nada de anormal. Nem com o 2500k anterior com GTX680 ela desligou ou ficou instável.

É 80 Plus padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Foxwalt disse:

HDs consomem bem pouco, mesmo sendo os de 7.200 rpm.

 

Se a fonte não apresenta comportamento estranho e tem proteções funcionais, não precisa se preocupar com a idade dela.

 

Se seu gabinete não tem filtro de poeira na abertura da fonte, vale a pena adquirir um. O meu tem e quase não entra poeira na fonte, não precisa ficar dando manutenção.

 

Qualquer fonte de qualidade pode durar bem mais que 5 anos se operada de forma correta. Se você não usar estabilizador e shortbreak, manter a fonte limpa e não sobrecarregá-la, é fácil atingir essa idade. Por sinal, mesmo as fontes Bronze de entrada já estão vindo com 5 anos de garantia.

 

A sua fonte tem projeto inferior ao de uma "simples" CX 450, por exemplo... E chegou a 9 anos sem problemas. Minha OCZ já está com uns 6 anos, em perfeito funcionamento.

 

Essas fontes Platinum geralmente só estão disponíveis em potência exageradas. E superdimensionar a fonte não faz sentido...

 

É 80 Plus padrão.

Valeu pelas dicas meu amigo! Sempre é bom aprender um pouco mais. Já tenho uns 20 anos de informática mas sempre temos algo a aprender/ensinar de novo, não? Um abraço amigo, tenha um bom dia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...