Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe com problemas? ou processador?


Posts recomendados

Recentemente minha máquina(i3 4170 3.70GHz, GTX 750TI EVGA, 8GB 1600 MHz DDR3, PCWARE IPMH81G1, CORSAIR CX500 ATX) começou a apresentar vários problemas, alta temperatura do processador(teste feito no HWMonitor e conferido na própria BIOS. E a temperatura chega a 100 graus, sem fazer praticamente nada, na área de trabalho ou só com o navegador aberto com uma aba, e fica entre 90 a 80 boa parte do tempo, e às vezes de 70 a 60, mesmo depois de eu limpá-lo e trocado a pasta térmica), temperatura fictícia, pois quando toco no PC sinto ele aparentemente frio, seria sensor da placa-mãe? Aconteceu também travamentos(travar tudo, teclado, não aparece cursor do mouse, travar tudo, só pegar o botão de reiniciar do gabinete, especificamente ele, pois o de desligar não pega quando acontece esses travamentos) e quando acontece os travamentos, a tela apresenta uma cor só, preto, aquele preto como se o monitor tivesse apenas ligado, depois começou a apresentar telas com cor rosa, verde, azul, branca, etc. Chegou a dá uma tela azul também, a tela azul "da morte", e também chegou a reiniciar sozinho.
E as travadas é aleatórias, posso tá fazendo nada, não forçando a maquina ou forçando, que ele vai travar uma hora ou outra. Chegou também a travar na formatação, na BIOS, e na BIOS chegou a aparecer umas listas coloridas na tela, piscando, e o PC continuava funcionando, mesmo com a tela bugada cheio de listas.
Nesses dias que aconteceram isso, o tempo de uso até travar o PC era aleatório, 5min, na inicialização, 40min ou 1h. Chegou a travar com eu assistindo um vídeo(nesse caso, travar e ficar com a tela preta) e o som travar; e travar e o som continuar saindo normal; e também chegou a apresentar outro problema: durante um período de tempo dá vídeo apenas na placa-mãe e não dá vídeo na placa de vídeo...
Depois de formatado o PC e limpado, nos primeiros dias continuaram esses problemas, mas fez dois dias hoje que eu usava o PC normal e não acontecia nada, até reiniciar sozinho hoje com eu conversando em call com um amigo. A anomalia que continuava até hoje era a da temperatura do processador, e quando eu tocava no PC ele ainda estava aparentemente frio, digo isso pois quando eu jogava e chegava a 80 graus, eu tocava no gabinete(lado onde o processador fica) e sentia quente. Queria a ajuda de vocês, pois já não sei de onde vem isso, já pensei ser placa de vídeo, memória, e agora penso ser processador ou placa-mãe...

PS:
Jogava jogos antes com uso do processador entre 60~80%, temperatura entre 60 a 80 graus e GPU com uso entre 80~99% e temperatura entre 60 a 70. E agora testei os mesmos jogos e as porcentagem e as temperaturas mudaram muito e os jogos estão dando várias travadas agora, antes rodava liso.
As porcentagem e as temperaturas agora são:
Processador 90~100%, temperatura entre 99 a 100 graus.
E GPU 40~60%, com a temperatura entre 40 a 50 graus.

(Lembrando, essa temperatura deve está bugada, é impossível está com essa temperatura no CPU, e por exemplo, ela está 60 graus, quando abro o Facebook no navegador, sobe pra 90 a 100. Sem contar que a temperatura normal do meu processador antes, era entre 40 a 50 graus utilizando o PC normalmente, e jogando ficava entre 60 a 80(máximo que vi))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Jefferson Barbosa disse:

temperatura fictícia, pois quando toco no PC sinto ele aparentemente frio, seria sensor da placa-mãe?

 

por esse relato, talvez.. você toca onde, especificamente? no processador propriamente dito?

 

29 minutos atrás, Jefferson Barbosa disse:

Aconteceu também travamentos(travar tudo, teclado, não aparece cursor do mouse, travar tudo, só pegar o botão de reiniciar do gabinete, especificamente ele, pois o de desligar não pega quando acontece esses travamentos) e quando acontece os travamentos, a tela apresenta uma cor só, preto, aquele preto como se o monitor tivesse apenas ligado, depois começou a apresentar telas com cor rosa, verde, azul, branca, etc. Chegou a dá uma tela azul também, a tela azul "da morte", e também chegou a reiniciar sozinho.
E as travadas é aleatórias, posso tá fazendo nada, não forçando a maquina ou forçando, que ele vai travar uma hora ou outra.

 

você ja fez um teste das memorias com o memtest? geralmente memoria com defeito causa esse pandemônio generalizado q deixa qualquer um de cabelo em pé

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

por esse relato, talvez.. você toca onde, especificamente? no processador propriamente dito?

 

 

você ja fez um teste das memorias com o memtest? geralmente memoria com defeito causa esse pandemônio generalizado q deixa qualquer um de cabelo em pé

 

 

Eu toco na região do gabinete, por fora, onde o processador está localizado, onde sempre toquei para ver se a máquina estava quente.

E não fiz teste com o memtest, fiz com uma ferramenta do próprio Windows que não localizou erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não consegui verificar, mas depois de muitos dias usando normal e a temperatura só subir quando abria algo pesado, fui olhar o cooler do processador e descobri que tinha um pino mal encaixado. Agora a temperatura está normal e o PC parou com os problemas de travamentos e etc. Solução: Limpeza no PC, troca de pastas térmicas(GPU e CPU), formatação do Windows e otimização. No mais, estou esperando ele demonstrar os problemas novamente. Mas creio não acontecer mais. Espero que esse tópico ajude alguém. Paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...