Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador! necessário rearmar após uso!


Posts recomendados

bom dia pessoal!!

estou precisando de uma ajudinha...

preciso fazer um temporizador de 1 segundo quando um botão é apertado..

usei o 555 monoestável mas ele nao me atende completamente, pois se o botão continuar pressionado após esse 1 segundo, a saida continua alta...

eu preciso de alguma forma de cortar a saida após esse segundo e só permitir acontecer de volta se o botão for solto e pressionado novamente.. alguem tem alguma luz pra mim?

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta é simples: fazer com que seu temporizador atue pela borda de transição e não pelo nível da entrada. Com um capacitor, 1 transistor e alguns resistores consegue isso fácil. Pense no seu botão de pulso conectado no positivo. Na saida dele, um capacitor e um resistor de alto valor. O resistor vai ao GND. O capacitor vai para a base de um NPN. O transistor recebendo o pulso pelo capacitor faz o trigger do seu 555. Mesmo que o botão continue pressionado, com a carga do capacitor o transistor tem a sua excitação interrompida e o 555 consegue fazer o delay programado.

Mais fácil que isso só se eu desenhar. Faça o desenho e poste.

Dicas:

- O 555 não necessita de um pulso muito largo para fazer o trigger, mas não pode ser curto demais. Consulte o manual.

- O resistor citado se destina a fazer a descarga do capacitor. Um resistor base-emissor talvez seja necessário para fechar a malha de descarga do capacitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera!!

muito obrigado pela ajuda!!

como a sugestão do mestre88 tinha figura acabei tentando antes e deu boa!!

só que usei o capacitor que tinha na mão e o resistor igual ao outro do timer..eu deveria calcular alguma coisa? ou nesse caso qualquer um serve (afinal, funcionou)?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipe_donat disse:

galera!!

muito obrigado pela ajuda!!

como a sugestão do mestre88 tinha figura acabei tentando antes e deu boa!!

só que usei o capacitor que tinha na mão e o resistor igual ao outro do timer..eu deveria calcular alguma coisa? ou nesse caso qualquer um serve (afinal, funcionou)?

 

 

Nesse caso não precisa calcular, já que não é algo preciso. 

Os valores de componentes que podem fazer isso funcionar são vários. 

Capacitores com valores entre 47nF e 1uF funcionam bem 

E resistores podem ser entre 4,7k e 100k.

Importante que para resistores de valor mais baixo o capacitor deve ser mais alto e vice-versa. 

Eu sempre uso resistor de 10k e capacitor de 100nF. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!