Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador digital! Alguém tem um passo-a-passo??


Posts recomendados

Boa noite aí pessoal! Tudo bem??

 

Meu nome é Jônatas e queria uma ajudinha de vocês.

Estou começando a estudar um projeto simples de eletrônica, com o seguinte propósito:

  • Eu possuo em minha casa um sistema de cisterna e caixa dágua com um controle de nível

 

Esse controle de nível faz com que minha bomba ligue sempre que a caixa d'água estiver vazia e a cisterna cheia. Eu queria saber num mês quantas horas essa bomba fica ligada, então estava pensando em ligar um temporizador em paralelo com ela... assim, sempre que a bomba ligasse o temporizador começaria a contar. O problema é que sou um simples eletricista que lembra que uma vez já estudou eletrônica no curso kkkk' Alguém poderia me direcionar? Como montar ou pelo menos o que devo estudar.

 

Bem... de qualquer maneira obrigado a todos :thumbsup:

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, depende do que você quer fazer, ou seja, o resultado esperado, pois de repente existam alternativas melhores. Nos conte qual seu desejo real, talvez a resposta fique mais objetiva. 

 

Por exemplo, se quisesse apenas saber o consumo da bomba durante o mês, de modo que tenha conhecimento de quanto você paga por mês em energia para gerar esse trabalho, existe um equipamento que mede o consumo direto, sem que você precise se preocupar com o restante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, valeu ai pelos comentários!

 

Então [Daniel], 

Citação

[...] Bem, depende do que você quer fazer, ou seja, o resultado esperado, pois de repente existam alternativas melhores. Nos conte qual seu desejo real, talvez a resposta fique mais objetiva. 

 

Acabei de descobrir que é um Horímetro (Agradecimentos a Isadora Ferraz! kkkk). Eu não sabia que existia esse equipamento e ele nem é assim tão caro, mas quando a produção de um... Seria possível? Basicamente quero construir um horímetro, um equipamento com um display que exiba as horas e que no meu caso, sempre que ligar uma bomba, começa a contar o tempo. 

 

Para simplificar poderia até mesmo contar apenas os minutos, mas com três dígitos, até 999min. Então ele zerava e continuava a contar... nem precisaria de um botão para resetar a contagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Relativamente fácil, pode sim claro. O lance é a base de tempo p.ex. de um segundo. Pra circuito lógico, pesquise sobre contador digital  1Hz p.ex. cd4060 + um cristal de relogio 32768 vais obter pulso um segundo. Pesquise também um contador digital de 0 a 9

Com mc fica mais melhor penso que não é seu momento

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...