Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Implantação de Firewall na rede (Endian em máquina física)


Posts recomendados

Prezados, 

Sou um pouco leigo em relação a redes. Atualmente, tenho no escritório 1 servidor de dados com Server 2016 e algumas GPO's para os funcionários. Porém, em 2 meses o escritório vai se mudar para um prédio, e lá, será necessário divir as salas aonde os funcionários irão ficar. A princípio, serão 2 salas para os funcionários, cada uma com 15 pessoas e estações cabeadas e 1 Wifi para quando trouxerem o notebook. E 3 salas de reunião, aonde terá 1 roteador wireless em cada uma, que não deverá enxergar a rede dos funcionários. Pois bem, como é extremamente complicado passar 30 cabos no teto do prédio, sugeri que conectasse 1 cabo no switch e levasse apenas esse cabo para sala aonde os funcionários vão estar, e lá, conectar esse cabo há um switch que fica no canto da bancada que iria distribuir internet para os colaboradores dali. O mesmo para a outra sala, indo apenas um cabo e distribuindo pelo Switch de lá. (Segue em anexo uma imagem do esquema que pretendo fazer.)

Minhas dúvidas são:

 

1) Vai haver lentidão na rede se fizer dessa forma? 1 Cabo saindo do Stich A e conectando no Switch B que distribui para as estações?

 

2) Como eu posso fazer para que os Wifi dos clientes não enxerguem as estações de trabalho nem o servidor da empresa?

 

3) Ainda não tenho conhecimento nenhum do Endian, estou pesquisando sobre. A princípio, o uso é para aumentar a segurança da rede contra ataques, bloquear sites e colocar autenticação de usuário para clientes do Wifi. Tem outra indicação de firewall para isso ou o Endian cumpre bem?

Desde já, obrigado.

(Aqui em Curitiba temos internet da Copel fibra | Net | Vivo. Atualmente o escritório está com Copel que só disponibiliza IPV6 público, pois o IPV4 é compartilhado: CGNAT. Perdi vários acessos remotos, pois o IPV6 não tem esquema de liberação de portas)

Esquema_Previsto.jpg

Link para o comentário