Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor de arquivos Linux - Qual seria a melhor solução?


Posts recomendados

Olá a todos!

 

Pessoal, gostaria de help de vocês quanto a servidor de arquivos em Linux. Hoje tenho File Resource Manager do Windows Server 2008 que funciona muito bem mas, preciso migrar de servidor e para não precisar gastar com Cals de acesso pensei em uma alternativa open source. Pesquisando achei diversas soluções, como Turnkey Linux, Zentyal, e até mesmo ferramentas "diretas" como, por exemplo, Gadmin, Samba-Gui e etc. Dentre tantas soluções estou meio perdido em qual caminho seguir.

Meu servidor de arquivos atual tem mais de 250GB com um número aproximado de 200 usuários. Preciso implantar uma solução que seja de fácil gerenciamento no dia a dia.

Se alguém puder me passar um caminho das pedras a seguir agradeço.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você tem algum conhecimento em servidores Linux ?

 

sim ou não ?

 

Caso tenha costumo a utilizar servidores (Debian ou Ubuntu Server)

Em termos de implantação são mais práticos porém a interface de configuração no qual utilizo para implantação e o shell do Linux, caso queira ajuda poste sua resposta aqui, valeu Abrç.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá glaubermedina,

 

Tenho sim, hoje na empresa tenho 2 servidores com propósitos diferentes rodando linux. Já fiz inclusive a instalação do Samba para compartilhamentos simples de arquivos e pastas mas nada em grande escala como planejo fazer agora.

 

Tenho em mente também em usar uma distro baseada em Debian por conhecer mais do sistema e ter mais familiaridade com o os comandos, gerenciamento de pacotes, estrutura de pastas do sistema e etc.

 

O que necessito de verdade é uma interface para gerenciar a estrutura de compartilhamentos do servidor, nisso o manager do Windows Server é uma mão na roda, além de ser simples consigo, por exemplo, ver os usuários que estão com sessões ativas em arquivos sem muito esforço e isso agiliza muito o meu dia a dia.

 

Mesmo que a implantação de um sistema desse porte seja mais complicado, prefiro fazer agora para depois ter seu gerenciamento simples, mas como falei não sei qual seria o melhor caminho à seguir.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo este aqui particularmente é bem mais completo e fora que dar pra orientar caso você seja encarregado e precise orientar os demais funcionários funciona em qualquer distro Linux :

 

Webmin  também gerenciável pela web recomendo FÁCIL RECOMENDO MUITO !

 

 

Mais é preciso integrar com o samba: 

 

http://ptcomputador.com/Software/utility-software/169900.html.

 

CASO NÃO QUEIRA TRABALHO ALGUM BASTA INSTALAR QUALQUER SERVIDOR COM INTERFACE GRÁFICA E DAR AS PERMISSÕES EM CIMA DAS PASTAS VEJA COMO É FÁCIL.

 

http://www.edivaldobrito.com.br/como-criar-um-compartilhamento-simples-no-ubuntu/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Daniel Macário disse:

Obrigado, vou fazer um lab e testar o webmin. Vou dar uma fuçada aqui mas em questão de adicionar esse linux ao meu domínio e fazer com que ele "puxe" os usuários e grupos do AD isto é possível também certo?

No seu caso como você quer migrar os usuário do seu AD o Webmin não vai suprir a sua necessidade mais o samba 4 sim vai lê atende tanto no quesito servidor de arquivos com a parte da migração do AD, não recomendo colocar em produção sem a sua avaliação e teste afinal quem é responsável pela gestão em TI precisa avaliar e testar tudo mesmo. Qualquer duvida estarei aqui.

 

Não cheguei a realizar testes de migração do AD do Windows pelo Webmin, mais pode até ter como meus servidores e AD é tudo Linux não posso afirma se tem.

 

Acesse esse site é assista sobre o samba 4 é bem interessante.

http://blog.astreinamentos.com.br/2015/08/20-razoes-porque-eu-uso-samba-4-ao-invés-de-ad-e-file-server-pirata.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...