Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
J.Augusto F

HD externo ilegível com arquivos importantes

Recommended Posts

Estou com o HD externo da minha cunhada para tentar recuperar os arquivos de trabalho dela. O problema é que ele está ilegível, já usei todos os programas conhecidos e nenhum consegue nada. Será que só recorrendo a empresa especializada mesmo? 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso, possivelmente.. só resta saber se o conteúdo vale o custo, que costuma a ser alto

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
54 minutos atrás, bngomes disse:

No caso, possivelmente.. só resta saber se o conteúdo vale o custo, que costuma a ser alto

É, o jeito é pesquisar mesmo. O conteúdo é importante porque tem todo o crescimento dos meus sobrinhos e histórico de trabalho, é o backup dela.

Compartilhar este post

Link para o post

Nascar, só pra confirmar, quando você diz que já usou todos os programas conhecidos: já tentou uma distribuição live do ubuntu (ou outro linux)? Já tentou o filezilla do cd live do gparted? Desculpe se pergunto, mas como já consegui uns "milagres" usando linux nessas situações....

está ilegível como? perdeu formato, etc? É meio arriscado, mas tive um HD que perdeu as informações de partição, não conseguia achar nada lá. Como eu não tinha preocupação com arquivos, podia perder o que estava no Hd, fui atrás de recuperar a tabela de partição. Só não lembro se usei o gparted ou o diskpart, mas lembro que foi em um live cd. Bom, recuperou as partições e, para minha surpresa, todos os arquivos estavam lá, perfeitos!

abs e boa sorte

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Arutha não tentei, o problema é que ele quase sempre fica inacessível, de vez em quando aparece no gerenciador de dispositivos e aí é quando tento alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, NascarBR disse:

@Arutha não tentei, o problema é que ele quase sempre fica inacessível, de vez em quando aparece no gerenciador de dispositivos e aí é quando tento alguma coisa.

Pelo jeito é dano no disco mesmo. Você poderia tentar rodar uma checagem de erros (como o chkdsk /b ou outro programa) para forçar o sistema a corrigir setores ruins e permitir que o Windows monte e abra o disco. 

Porém caso não consiga, considere uma empresa de recuperação (no site da Seagate eles tem um link para orçamento de recuperação de dados).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@mattaus é o jeito mesmo, vou procurar alguma empresa, já tentei todos os processos de recuperação e correção e nada resolve. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Nascar, pessoalmente não aconselho o chkdsk ou qualquer tentativa de corrigir setores defeituosos porque seu problema não é recuperar o disco e sim os arquivos. Quanto mais mexer, pior pode ficar, lembrando que esses programas não corrigem setores defeituosos e sim os substituem pelos "de reserva" e, quando acabam, aparece o tal erro de smart e etc.

Minha sugestão de tentar um live cd do linux é justamente para você acessar o HD de fora do ambiente windows, o que vai forçar muito menos esse HD.

Outra coisa, que pode ou não ser bobagem, é que um cabo sata com conexão frouxa ou com defeito muitas vezes tem o "sintoma" que você descreveu: HD que fica inacessível de vez em quando. Se você ainda for tentar alguma coisa nesse HD sugiro fortemente checar a conexão ou melhor ainda trocar de cabo, só pra garantir.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Arutha vou tentar sua sugestão.

Compartilhar este post

Link para o post

Sorte!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

HDs externos normalmente vem em uma case, o problema pode ser na case. Alguns é possível tirar da case e conectar direto em um pc.
A dica de usar ferramentas Linux eu concordo, sugiro o TestDisk via Linux, pode ser até uma Live CD. Se a mesma não tiver o TestDisk é possível instalar.

Sobre o TestDisk assista este vídeo como referência:

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Arutha disse:

Nascar, pessoalmente não aconselho o chkdsk ou qualquer tentativa de corrigir setores defeituosos porque seu problema não é recuperar o disco e sim os arquivos. Quanto mais mexer, pior pode ficar, lembrando que esses programas não corrigem setores defeituosos e sim os substituem pelos "de reserva" e, quando acabam, aparece o tal erro de smart e etc.

Minha sugestão de tentar um live cd do linux é justamente para você acessar o HD de fora do ambiente windows, o que vai forçar muito menos esse HD.

Os programas não substituem os setores ruins por setores de reserva, na verdade eles forçam o firmware do disco a fazer isso. Porém isso só ocorre quando o setor está vazio ou a área é legível.

A ideia do Chkdsk é forçar o firmware do disco a reconhecer e marcar a area com defeito. Dessa forma o disco não tenta acessar a área defeituosa e os programas de recuperação de dados como o GetDataBack podem fazer o trabalho de recuperar os dados. Da forma como está, o disco não é iniciado pois provavelmente a área onde a tabela de partição é gravada está defeituosa. O disco não consegue ler o escopo e nem ao menos inicia ou é reconhecido pelo sistema. 
Caso o disco seja reconhecido o amigo pode tentar abrir um chkdsk para que a área seja marcada como ruim, a cabeça  "pule" a parte ilegível e consiga iniciar o disco para depois rodar os programas de recuperação de dados.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais