Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Média ponderada em Tabela Dinâmica


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, sou novo por aqui.

 

Estou tentando criar uma média ponderada dentro de uma tabela dinâmica mas não consigo, como vocês poderão observar no anexo, 

na aba tabela dinâmica está o resultado da média ponderada e na aba Base de dados os campos amarelos que serão utilizados para a média.

 

A minha dúvida é como consigo fazer este cálculo direto pela tabela dinâmica... pois com este princípio consigo tirar uma média ponderada por mês das demandas.

 

Att

Erick

Cópia de Cópia de Pasta1.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Patropi

 

Tentei seguir com o exemplo desse link antes de abrir esse tópico, porém não funcionou.

 

A média ponderada deve ser por mês, quando selecionado o mês na TD, os valores das colunas são alterados, ou seja, não são valores fixos.

 

Baixando meu arquivo é possível entender melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ErickSant , bom dia

 

O valor que você quer é um valor consolidado/resumido considerando uma operação em diversos Registros  individuais (SOMARPRODUTO(Col1;Col2)) e que também considere o total de um  Campo inteiro (SOMA(...). Além disso os valores estarão sob efeito de um filtro da TD.

 

Desconheço uma maneira de fazer isso com recursos da TD (Item Calculado ou Campo Calculado). Se seu Excel for 2013/2016 já com as ferramentas de Power BI ativas e instaladas você poderia criar uma "Medida" para isso (aqui onde estou a versão é antiga portanto não estão disponíveis).

 

Mas você pode fazer o que deseja por fórmula também, fora da TD mas usando o intervalo filtrado da TD.

Por exemplo, na sua planilha onde está a Tab. Din., experimente inserir numa célula qualqer (Ex. C8) essa fórmula:

=ARREDONDAR.PARA.CIMA((SOMARPRODUTO($A$4:ÍNDICE($A:$A;CORRESP("Total Geral";$A:$A;0)-1);DESLOC($A$4:ÍNDICE($A:$A;CORRESP("Total Geral";$A:$A;0)-1);0;1))/SOMA($A$4:ÍNDICE($A:$A;CORRESP("Total Geral";$A:$A;0)-1)));0)

Se quiser simplificar a fórmula, dê um nome ao intervalo: $A$4:ÍNDICE($A:$A;CORRESP("Total Geral";$A:$A;0)-1)

Digamos, TempoMédioTD

 

Aí a fórmula se resumiria a:

=ARREDONDAR.PARA.CIMA((SOMARPRODUTO(TempoMédioTD;DESLOC(TempoMédioTD;0;1))/SOMA(TempoMédioTD));0)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

@Edson Luiz Branco,

 

Obrigado pelo retorno, seguindo sua lógica conseguimos chegar no resultado da média ponderada, porém fora da TD. Minha dúvida era como fazer isso por dentro dela... Não consigo achar nenhum tópico sobre isso na internet, estou começando a acreditar que realmente não é possível.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...